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Técnicas de Entrevista e Comunicação em Psicologia

Código: LPSI300     Sigla: TECP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 163 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 17,50
Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal 7,00
José Albino Rodrigues Lima 7,00
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques 3,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Constituirão objetivos centrais desta UC, os seguintes:
1. Proporcionar aos estudantes experiências práticas de concretizão de conceitos chave em psicologia do desenvolvimento e das teorias da comunicação, facilitadores do estabelecimento da relação com o entrevistado;
2. Pomover o conhecimento e reflexão sobre a implicações dos axiomas da comunicação no estabelecimento da relação com o/a outro/a e sua utilização intencional;
3. Apresentar técnicas de comunicação para o estabelecimento de uma relação empática e não avaliativa com o entrevistado.
4. Partilhar técnicas de comunicação facilitadoras da autoexpressão da criança, de um adolescente ou de um adulto, no contexto de uma entrevista.
5. Caracterizar na forma de preparação e no processo de condução, os dos diferentes tipos de entrevistas.
6. Expor o processo de construção de guiões de entrevistas semi-estruturadas.
7. Promover experiências de expansão das competências de realização de entrevistas individuais e de grupo.                                                                                                8. Capacitar para a auto-crítica do desempenho individual na condução de entrevistas, tomando como pano de fundo perspetivas teóricas acerca do desenvolvimento da criança e do processo comunicacional.

Resultados de aprendizagem e competências


No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

1. Dominar os conceitos chave da comunicação humana e aplicá-los à condução de entrevistas em psicológica.
2. Adquirir competências na utilização de técnicas de comunicação para o estabelecimento de uma relação empática e não avaliativa com o entrevistado.
3. Adquirir competências na utilização de técnicas de comunicação facilitadoras da autoexpressão da criança, de um adolescente ou de um adulto, no contexto de uma entrevista.
4. Conseguir diferenciar as caraterísticas dos diferentes tipos de entrevistas.
5. Elaborar guiões de entrevistas semi-estruturadas.
6. Obter competências de realização de entrevistas individuais e de grupo.
7. Mostrar aptidões para debater sobre a informação recolhida e as competências de interação utilizadas durante as interações com ao longo de uma entrevista, tomando como pano de fundo perspetivas teóricas acerca do desenvolvimento da criança e do processo comunicacional.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Tipos de entrevista.
2. Condução de uma entrevista: processo de comunicacional e construção do guião.
3.Teorias da comunicação humana.
3.1. Os axiomas da comunicação de Watzlawick.
3.2. Competências de comunicação e de construção da relação com a criança: atitudes de Porter, atitudes de rogerianas e micro-competências.
4. Especificidades da comunicação com crianças e com adolescentes.
5. Técnicas específicas de facilitação da comunicação com a criança.
6. Modelos teóricos que enquadram conceptualmente a prática psicológica com crianças.
6.1. Perspetivas do desenvolvimento humano: bioecológica, transaccional e sociocultural.
6.2. Estratégias de promoção do desenvolvimento: andaime e distanciamento
7. Construção de um guião: caraterísticas das questões e sua ordenação.
8. As entrevistas de grupo, funções, caraterísticas e competências para a sua condução.
8. Focus Group;
9. Experiências diversas de aplicação prática das técnicas apresentadas.

Bibliografia Obrigatória

Watzlawick Paul; Pragmática da comunicação humana. ISBN: 85-316-0314-5
Bronfenbrenner Urie 340; Making human beings human. ISBN: 0-7619-2712-3
McConaughy Stephanie H.; Manual for the semistructured clinical interview for children & adolescents. ISBN: 0-938565-72-9
Mucchielli Roger; L.entretien de face a face dans la relation d.aide
Leal Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros; Interacções educativas na família e no jardim de infância
McHenry Bill; What therapists say and why they say it. ISBN: 0-205-48477-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Método expositivo
2. Dinâmicas de comunicação
3. Construção de guiões de entrevistas
4. Role-play de entrevista com crianças, adolescentes e adultos
5. Treino de entrevistas individuais e de grupo, em contexto real
6. Treino de estratégias de distanciamento em contextos de interação diádica com crianças
7. Debate em grande grupo sobre as experiências práticas
8. Registos escritos do impacto da atividade e de reflexão da contribuição da experiência para o domínio de conceitos teóricos da psicologia.
9. Exercícios escritos individuais e textos de apresentação da experiência e aprendizagens consolidadas a partir da mesma.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Participação presencial 15,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 40,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 18,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em pelo menos 75% das aulas efetivamente lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (0-20 valores) será obtida através da média ponderada das notas obtidas nas seguintes componentes de avaliação:
1. Elaboração de um relatório escrito com a ponderação de 85%, requerendo-se a nota mínima de 10 valores em vinte, e o qual incide sobre: aplicação das entrevistas em contexto real; implementação de uma situação de interação com crianças; reflexão sobre o trabalho efetuado.
2. Participação nas atividades realizadas nas aulas e realização de exercícios individuais em casa, com uma ponderação de 15%.


Provas e trabalhos especiais

Qualquer situação que envolva uma avaliação especial deve ser apresentada pelos alunos e analisada pelo docente no início do semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de realizar individualmente as actividades e tarefas que estão sujeitas a avaliação e para além disso submeter-se à realização de um exame prático, que contemple os conteúdos das aulas que não presenciou. Os prazos definidos para entrega dos trabalhos serão comuns a todos os estudantes inscritos na unidade curricular.

Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelo docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

O estudante poderá efetuar melhoria de classificação por frequência da unidade curricular no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento, se a unidade curricular estiver em funcionamento no ano letivo em que é requerida a melhoria por frequência, nos termos do artigo 11º do  Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto.

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