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Stress, Trauma e Burnout

Código: LPSI214     Sigla: STB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 21 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 3 27 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-03-01.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Bibliografia Complementar, Obtenção de frequência, Tipo de avaliação, Observações, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os mecanismos do stress e identificar a sua influência no quotidiano, bem como a sua expressão crónica através do burnout ou expressão aguda através do stress pós-traumático.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:

- conhecer os mecanismos bio-psico-fisiológicos de stress e identificar sintomas de stress.

- diferenciar os conceitos de stress, de stress pós-traumático e de burnout como resposta ao stress ocupacional crónico e conhecer a sua aplicabilidade no contexto académico e laboral.

- conhecer estudos relevantes a nível internacional e nacional sobre stress, stress pós-traumático e burnout.

- conhecer formas de prevenção e de tratamento a nível individual e institucional.

- através de exercícios práticos conhecer estratégias de gestão de stress, diferenciar stress/ansiedade e saber avalia/identificar sintomas de stress, PTSD e burnout em estudantes e trabalhadores.

- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a pertinência destes três conceitos no contexto atual.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.Introdução: mecanismos bio-psico-fisiológicos de stress; definição e diferenciação dos conceitos de stress, stress postraumático e burnout.

2.Gestão do stress: sintomas de stress; diferenciação stress/ansiedade; estratégias de coping; resiliência.

3.Stress pós-traumático (PTSD): sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual; vulnerabilidade de grupos profissionais especificos.

4.Burnout e stress ocupacional crónico: sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual, produtividade e instituição.

5.Análise crítica e limitações de estudos internacionais/nacionais sobre stress, PTSD e burnout em estudantes e grupos profissionais específicos.

6.Prevenção e tratamento: atuação a nível individual e organizacional;  redução de sintomas; associação da PTSD e burnout à depressão e suicídio; bem estar, saúde mental e stress.

7.Exercicios práticos de gestão de stress e de avaliação/identificação de sintomas de stress, PTSD e burnout em estudantes e trabalhadores.

Bibliografia Obrigatória

Everly George S.; The^Johns Hopkins guide to psychological first aid. ISBN: 978-1-4214-2271-8
Maslach Christina; The^truth about burnout. ISBN: 0-7879-0874-6
Pereira, A., & Queirós, C. (2021). ; O Stress e suas consequências na saúde e no bem-estar. In I. Leal & J.L. Pais-Ribeiro (Eds.). Manual de Psicologia da Saúde (cap. 19, pp.137-145). Lisboa: Pactor.
Pereira Maria da Graça 570; Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Queirós, C., Gonçalves, S.P. & Marques, A. ; Burnout: Da conceptualização à gestão em contexto laboral. In H.V. Neto., J. Areosa & P. Arezes (Eds). Manual Riscos Psicossociais (pp.172-192), Porto: Civeri Publishing., 2014

Bibliografia Complementar

Areosa, J., & Queirós, C. (2020). ; Burnout: uma patologia social reconfigurada na era COVID-19? International Journal on Working Conditions, 20, 71-90.
Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe, Psychologica, 61(1), 125-142. doi:10.14195/1647-8606_61-1_7, 2018
Fonseca, S.M. (…) & Queirós, C; Saúde ocupacional dos profissionais de emergência pré-hospitalar: Contributo do trauma e coping. International Journal of Working Conditions, 17, 69-88., 2019
Queirós, C., Passos, F., Bártolo, A., Marques, A.J., Silva, C.F., & Pereira, A. ; Burnout and Stress Measurement in Police Officers: Literature Review and a Study With the Operational Police Stress Questionnaire. Frontiers in Psychology, 11 (587). doi: 10.3389/fpsyg.2020.00587, 2020
Queirós, C, Borges, E., Teixeira A. & Maio, T.; Estratégias de prevenção do stress ocupacional, burnout e bullying. In E. Borges (Ed.). Saúde e Enfermagem do Trabalho (pp. 139-157). Porto: Lidel, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas. Participação escrita no Fórum Moodle com discussão de temas semanal ou quinzenal.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 4,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A avaliação distribuída consiste na participação individual no fórum de discussão, é obrigatória (30%), com tarefas semanais ou quinzenais (prazo indicado aula a aula) e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.

O trabalho final escrito, individual, decorre online no Moodle em 28 maio de 2022 e representa 70%, devendo obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.


A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.


Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:

- 30% para discussão individual escrita no Fórum Moodle

- 70% para trabalho final individual

Provas e trabalhos especiais

 Frequência das aulas, participar por escrito no Fórum Moodle e realização de trabalho final escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual, ficando dispensados da participação escrita no Fórum Moodle. Deverão comunicar esta situação até um mês depois do início das aulas, conforme regras divulgadas na disciplina via plataforma Moodle.

Os estudantes de mobilidade têm acesso ao template do trabalho escrito final em inglês e podem realizar a discussão no Fórum e o trabalho final escrito em inglês, francês ou espanhol. Existe bibliografia em português e em inglês.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada apenas para o trabalho final (ponderação de 70%), mantendo-se a classificação do Fórum. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle (em português).

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