| Código: | LPSI214 | Sigla: | STB |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 21 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 3 | 27 | 81 |
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os mecanismos do stress e identificar a sua influência no quotidiano, bem como a sua expressão crónica através do burnout ou expressão aguda através do stress pós-traumático.
1.Introdução: mecanismos bio-psico-fisiológicos de stress; definição e diferenciação dos conceitos de stress, stress postraumático e burnout.
2.Gestão do stress: sintomas de stress; diferenciação stress/ansiedade; estratégias de coping; resiliência.
3.Stress pós-traumático (PTSD): sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual; vulnerabilidade de grupos profissionais especificos.
4.Burnout e stress ocupacional crónico: sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual, produtividade e instituição.
5.Análise crítica e limitações de estudos internacionais/nacionais sobre stress, PTSD e burnout em estudantes e grupos profissionais específicos.
6.Prevenção e tratamento: atuação a nível individual e organizacional; redução de sintomas; associação da PTSD e burnout à depressão e suicídio; bem estar, saúde mental e stress.
7.Exercicios práticos de gestão de stress e de avaliação/identificação de sintomas de stress, PTSD e burnout em estudantes e trabalhadores.Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas. Participação escrita no Fórum Moodle com discussão de temas semanal ou quinzenal.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Trabalho escrito | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 24,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 4,00 |
| Total: | 81,00 |
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A avaliação distribuída consiste na participação individual no fórum de discussão, é obrigatória (30%), com tarefas semanais ou quinzenais (prazo indicado aula a aula) e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
O trabalho final escrito, individual, decorre online no Moodle em 28 maio de 2022 e representa 70%, devendo obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 30% para discussão individual escrita no Fórum Moodle
- 70% para trabalho final individual
Frequência das aulas, participar por escrito no Fórum Moodle e realização de trabalho final escrito.
Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual, ficando dispensados da participação escrita no Fórum Moodle. Deverão comunicar esta situação até um mês depois do início das aulas, conforme regras divulgadas na disciplina via plataforma Moodle.
Os estudantes de mobilidade têm acesso ao template do trabalho escrito final em inglês e podem realizar a discussão no Fórum e o trabalho final escrito em inglês, francês ou espanhol. Existe bibliografia em português e em inglês.
A melhoria é efetuada apenas para o trabalho final (ponderação de 70%), mantendo-se a classificação do Fórum. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
A disciplina existe na plataforma Moodle (em português).