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Psicologia e Diversidade Socio-cultural

Código: LPSI213     Sigla: PDSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 25 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 4,00
Sara Isabel Almeida Magalhães 1,00
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira 2,50
Liliana Graciete Fonseca Rodrigues 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 



Espera-se que as/os estudantes: descrevam conceitos chave para compreensão da diversidade humana; identifiquem tipos de opressão e discriminação; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as estudantes deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos podem conduzir a julgamentos indevidos e ou injustos.


 


Resultados de aprendizagem e competências

1)    Descreve conceitos chave para a compreensão da diversidade humana;

2)    Identifica tipos de opressão e formas de discriminação;

3)    Discute estratégias de opressão e discriminação camufladas e/ou internalizadas;

4)    Desenvolve a consciência cultural que permite a compreensão e o respeito pelas diferenças;

Desenvolve a auto-reflexão e a auto-crítica de forma a conhecer os seus valores pessoais e a forma como eles afectam a própria vida e a sua relação com os outros.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos chave em diversidade: 1. Sexo/género, orientação sexual, “raça”, idade, etnicidade, deficiência/diversidade funcional e classe social. 2.Teorias da opressão. 3.Tipos de opressão: racismo, sexismo, heterossexismo, "ageismo", "ableismo", classismo, cissexismo. 

Esta UC proporcionará uma visão geral das teorias e pesquisas sobre a diversidade humana. A diversidade será definida em sentido lato, abrangendo sexo/género, orientação sexual, "raça", idade, etnia e classe social. As teorias de opressão, tipos de opressão como o racismo, o sexismo, heterossexismo ou ableísmo, assim como os conceitos de preconceito e a discriminação serão o núcleo central do curso. O curso utiliza o preconceito numa perspectiva da psicologia social para ensinar conceitos que permitirão aos/as estudantes uma maior consciência do mundo diverso e multicultural onde se vive.


 


Bibliografia Obrigatória

Bruce Evan Blaine; Understanding Human DiversityUnderstanding the Psychology of Diversity, 2013
Nogueira, Conceição e Oliveira, João ; Estudo sobre discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa CIG, Lisboa : CIG, 2010
Chryssochooun, X. ; Cultural Diversity, London: Blackwell, 2003
Pinto, Teresa (coord.), Nogueira, Conceição, Vieira, Cristina, Silva, Isabel, Saavedra ,Luísa, Maria João Silva, Paula Silva, Teresa-Cláudia Tavares e Vasco Prazeres ; Guião de Educação Género e Cidadania , Lisboa: Edição da CIG

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O formato para esta UC incluirá leituras, discussão focalizada, atividades, interações de grupo e aulas. Na avaliação contará  o teste e o trabalho em grupo. A classificação final dependerá  do teste e do trabalho de grupo, especialmente da elaboração e apresentação de um recurso multimédia relativo a um tema do programa da UC.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os/as estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é em formato de avaliação contínua e distribuída sem exame final.

A classificação final da Unidade Curricular (UC) será o resultado do somatório de duas componentes de avaliação:

1-Teste: 50%

2- Construção e apresentação de um recurso multimédia (curta-metragem) em grupo: 50%

Todas as componentes são de cariz obrigatório e a aprovação nesta unidade curricular está limitada pelo menos à classificação de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação. Considera-se aprovado/a à UC os/as estudantes com classificação final de 9,5 valores.

Nota: A avaliação para os/as estudantes estrangeiros que não compreendam português é a escrita de um trabalho reflexivo e crítico em Inglês sobre os temas da UC.

Melhoria de classificação

Só é possivel  fazer melhoria de nota à componente de trabalho individual.

Observações

Caso a situação pandémica o justifique e existam indicações nesse sentido, as UC poderão ter que funcionar em modo de E-Learning ou B-Learning.
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