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Psicologia do Trabalho e das Organizações

Código: LPSI205     Sigla: PTO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 333 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Filomena Jordão Morais Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-12-10.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento geral sobre a Psicologia do Trabalho e das Organizações enquanto disciplina e campo profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
- Conhecer e compreender o projeto específico da psicologia do trabalho, os seus fundamentos epistemológicos e relações com a ergonomia da atividade, e os conceitos estruturantes desta abordagem.
- Compreender os diferentes pontos de vista existentes sobre a “mesma realidade”, enquanto princípio de ação-transformação orientado para a melhoria das condições de trabalho.
- Conhecer a disciplina e o campo profissional da Psicologia das Organizações e o seu objecto de estudo;
- Conhecer diferentes teorias acerca das organizações, demonstrando meta-conhecimento das relações entre teorias e do seu enquadramento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. O projeto da Psicologia do Trabalho
1. As relações entre trabalho e emprego: categorias de análise e formas de configuração.
2. O projeto da psicologia do trabalho e da ergonomia da atividade: conceitos e metodologias de análise privilegiadas.
3. O contributo da psicologia do trabalho na conceptualização e análise em diversas áreas:
3.1. Análise de riscos, prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde no e pelo trabalho;
3.2. Formação profissional e melhorias das condições de trabalho;
3.3. Projetos de desenvolvimento local.

II. A Psicologia das Organizações
1. Âmbito, desenvolvimento histórico e pertinência
2. O conceito de Organização e suas dimensões
3. Modelos sobre as organizações
3.1. Sistematização das teorias das Organizações
4. Novas formas organizacionais
4.1. Características e implicações

Bibliografia Obrigatória

Clot, Y.; A função psicológica do trabalho, Editora Vozes, 2006
Dejours, Ch. ; O fator humano (5ª edição), Fundação Getúlio Vargas,, 2005
Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J., & Kerguelen, A.; Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia, Editora Edgard Blücher, 2001
Ones, D. S., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. K. ; The SAGE Handbook of Industrial, Work & Organizational Psychology, Sage, 2018
Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Análise Social. ISBN: ISSN 0003-2573
Revista da Faculdade de psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Revista Laboreal. ISBN: https://journals.openedition.org/laboreal/
Shafritz, J.M. & J. Steven Ott, J.S., & Jang, Y. S. (Editors); Classics of organization theory (7th Ed) , Wadsworth, Inc, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem:
- Exposição dos quadros teóricos;
- Apresentação e discussão de casos práticos concretos;
- Análise e discussão de textos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas teórico-práticas estão sujeitas à verificação da assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da classificação obtida no Exame final (100%).

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores em 20 (ponto 2, Art.º 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP). Se faltar ao momento da avaliação ou não obtiver a classificação mínima definida acima, o estudante não terá aproveitamento à unidade curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


  • Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, estão sujeitos à mesma avaliação.

  • Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão contactar a regente da UC no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação é possível através da realização de novo exame.
Os estudantes podem requerer melhoria de classificação uma única vez, até duas épocas subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

Observações

Na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial das atividades letivas de grande grupo no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes decorrente, em particular, do processo de transição de planos de estudo, a componente teórica desta UC decorrerá à distância, de forma síncrona, fazendo uso de meios telemáticos.
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