Epistemologia e História da Psicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende possibilitar aos estudantes:
- conhecer as principais tradições epistemológicas e sua importância na reflexão sobre o conhecimento cientifico.
- conhecer os principais acontecimentos e movimentos teóricos da Psicologia e situa-los no momento/contexto histórico-cultural, nomeadamente no que se refere à ligação Filosofia-Psicologia e ao desenvolvimento da Psicologia como ciência.
- aplicar teorias epistemológicas ao desenvolvimento da Psicologia como ciência.
- recolher, selecionar e interpretar informação relevante na História da Psicologia e na Epistemologia aplicada a esta.
- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a aplicação da Epistemologia à História da Psicologia.
Resultados de aprendizagem e competências
Pensar criticamente a História da Psicologia, e os seus principais acontecimentos, em função das grandes tradições epistemológicas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1.Introdução: principais acontecimentos e movimentos teóricos na Psicologia.
2.Epistemologia: pensamento e método científico; desenvolvimento da ciência segundo as principais teorias epistemológicas (referência a Bachelard, Popper, Kuhn e Foucault).
3.História da Psicologia: origens filosóficas da Psicologia; Psicologia como disciplina autónoma na era moderna em função do espaço/tempo; referência aos movimentos teóricos (ex. estruturalismo, funcionalismo, associacionismo; psicanálise, behaviorismo, gestalt, humanismo, cognitivismo) e às principais áreas da Psicologia (ex. organização de Reuchlin década de 50 e organização atual pela APA); Psicologia em Portugal.
4.Aplicação da Epistemologia à História da Psicologia: reflexão crítica sobre o saber e unidade na Psicologia; influência da Filosofia e do Positivismo nos estudos experimentais de Wundt e no Behaviorismo; o estudo da doença mental em França e a Psicanálise; Psicologia atual e seus contextos de aplicação.
Bibliografia Obrigatória
Bachelard Gaston;
O^novo espírito científico
Brennan James F.;
History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Carrilho, M. M. ; Epistemologia : posições e criticas. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian., 1991
Zoltán Dienes;
Understanding psychology as a science. ISBN: 978-0-230-54230-3 (Hardback)
Foucault Michel;
A^arqueologia do saber. ISBN: 85-218-0145-9
Hergenhahn, B.R.; Introducción a la Historia de la Psicologia. Madrid: Paraninfo Thomson Learning., 2001
Saul Neves de Jesus;
Psicologia em Portugal. ISBN: 972-8535-79-1
Kuhn Thomas S.;
A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Jean Piaget;
Psicologia e epistemologia
Popper Karl R.;
La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Schultz Duane;
A^history of modern psycology. ISBN: 0-12-633060-3
Brent D. Slife;
Critical thinking about psychology. ISBN: 1-59147-187-7
Bibliografia Complementar
Alferes Valentim Rodrigues;
Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Alferes, V.R., Bidarra, M.G., Lopes, C.A. & Mónico, L.S.; Domínios de investigação, orientações e autores nas revistas portuguesas de Psicologia: tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. , Análise Psicológica, XXVII, 1, 3-20., 2009
Agra Cândido;
Science, maladie mental et dispositifs de l.enfance
Bachelard Gaston;
A^epistemologia
Bachelard Gaston;
A^filosofia do não. ISBN: 972 23 1430 0
Bertalanffy Ludwig Von;
Théorie générale des systèmes. ISBN: ISBN 2-04-007504-6
Blanché Robert;
A^epistemologia
Braunstein, J.F. & Pewzner, E. ; História da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget., 2003
Brock, A. C. ; The future of the history of psychology revisited. History Of Psychology, 19(3), 175-191. doi:10.1037/hop0000037, 2016
Byford, J., & Tileagă, C. ; Accounts of a troubled past: Psychology, history, and texts of experience. Qualitative Psychology, 4(1), 101-117. doi:10.1037/qup0000047, 2017
Caparrós, A.; História da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas., 1999
Comissão Coordenadora para a Comemoração dos 25 anos e Conselho Directivo da FPCEUP; Comemoração dos 25 anos FPCEUP, Porto: SCI - FPCEUP, 2006
Cooper David E. 340;
Epistemology. ISBN: 0-631-21088-1
Davidoff Linda L.;
Introdução à psicologia
Ford Donald H.;
Developmental systems theory. ISBN: ISBN 0-8039-4661-9
Foucault, M.; O nascimento da Clínica. Rio de Janeiro : Forense-Universitária., 1994
Foucault Michel;
Vigiar e punir. ISBN: ISBN 85.326.0508-7
Foucault Michel;
Histoire de la folie à l.âge classique. ISBN: 2-07-029582-6
Foucault Michel;
As^palavras e as coisas. ISBN: 972-44-0531-1
Fraisse Paul 300;
Traité de psychologie expérimentale
Gleitman Henry;
Psicologia. ISBN: 972-31-0584-5
Leahey Thomas Hardy;
A^history of modern psychology. ISBN: 0-13-501271-6
Herrnstein Richard J. 340;
A^source book in the history of psychology. ISBN: 0-674-82411-3
Hothersall, D.; História da Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 4ªed., 2006
Jesuino Jorge Correia;
Psicologia. ISBN: 972-709-182-2
Kuhn Thomas S.;
A^tensão essencial
Lagache Daniel;
A^unidade da psicologia
Benjamin Ludy T.;
A^history of psychology in letters. ISBN: 1-4051-2612-4
Marx Melvin H.;
Sistemas e teorias em psicologia
Moigne Jean-Louis le;
La^théorie du système général. ISBN: 2-13-046515-3
Morin, E. ; Ciência com consciência. Lisboa : Publicações Europa-América., 1994
Popper Karl R.;
Sociedade aberta, Universo aberto
Popper Karl R.;
O^Universo aberto. ISBN: 972 20 0877 3
Reuchlin Maurice;
Les^méthodes en psychologie
Reuchlin Maurice;
Histoire de la psychologie
Reuchlin Maurice;
Psychologie. ISBN: 2-13-036098-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas teóricas em grupo, participação individual no fórum de discussão existente na plataforma Moodle, e exame escrito final. O trabalho de campo corresponde à participação no fórum e representa 25% da classificação final, enquanto o exame escrito representa 75%.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Exame |
75,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
24,00 |
| Frequência das aulas |
30,00 |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Trabalho escrito |
2,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A avaliação distribuída consiste na participação do fórum. O exame é obrigatório e deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20. A participação individual no fórum de discussão é obrigatória para nota (25%) com o mínimo de 8 valores em 20. A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 25% trabalho escrito sob a forma de participação individual no fórum de discussão na plataforma Moodle
- 75% exame final escrito.
Provas e trabalhos especiais
Utilização do Fórum no Moodle.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização do trabalho escrito final, representando este 100% na classificação final e ficando dispensados da participação no fórum de discussão. No início do ano letivo, e em prazo devidamente divulgado, deverão informar a docente que optam por este regime de avaliação conforme normas no Moodle
Melhoria de classificação
A melhoria é efetuada apenas para o trabalho escrito final (ponderação de 75%), mantendo-se a classificação da participação no fórum de discussão. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle.