Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > LPSI110

Epistemologia e História da Psicologia

Código: LPSI110     Sigla: EHP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 215 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende possibilitar aos estudantes:

- conhecer as principais tradições epistemológicas e sua importância na reflexão sobre o conhecimento cientifico.

- conhecer os principais acontecimentos e movimentos teóricos da Psicologia e situa-los no momento/contexto histórico-cultural, nomeadamente no que se refere à ligação Filosofia-Psicologia e ao desenvolvimento da Psicologia como ciência.

- aplicar teorias epistemológicas ao desenvolvimento da Psicologia como ciência.

- recolher, selecionar e interpretar informação relevante na História da Psicologia e na Epistemologia aplicada a esta.

- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a aplicação da Epistemologia à História da Psicologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Pensar criticamente a História da Psicologia, e os seus principais acontecimentos, em função das grandes tradições epistemológicas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa


1.Introdução: principais acontecimentos e movimentos teóricos na Psicologia.


2.Epistemologia: pensamento e método científico; desenvolvimento da ciência segundo as principais teorias epistemológicas (referência a Bachelard, Popper, Kuhn e Foucault).


3.História da Psicologia: origens filosóficas da Psicologia; Psicologia como disciplina autónoma na era moderna em função do espaço/tempo; referência aos movimentos teóricos (ex. estruturalismo, funcionalismo, associacionismo; psicanálise, behaviorismo, gestalt, humanismo, cognitivismo) e às principais áreas da Psicologia (ex. organização de Reuchlin década de 50 e organização atual pela APA); Psicologia em Portugal.


4.Aplicação da Epistemologia à História da Psicologia: reflexão crítica sobre o saber e unidade na Psicologia; influência da Filosofia e do Positivismo nos estudos experimentais de Wundt e no Behaviorismo; o estudo da doença mental em França e a Psicanálise; Psicologia atual e seus contextos de aplicação.


Bibliografia Obrigatória

Bachelard Gaston; O^novo espírito científico
Brennan James F.; History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Carrilho, M. M. ; Epistemologia : posições e criticas. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian., 1991
Zoltán Dienes; Understanding psychology as a science. ISBN: 978-0-230-54230-3 (Hardback)
Foucault Michel; A^arqueologia do saber. ISBN: 85-218-0145-9
Hergenhahn, B.R.; Introducción a la Historia de la Psicologia. Madrid: Paraninfo Thomson Learning., 2001
Saul Neves de Jesus; Psicologia em Portugal. ISBN: 972-8535-79-1
Kuhn Thomas S.; A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Jean Piaget; Psicologia e epistemologia
Popper Karl R.; La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Schultz Duane; A^history of modern psycology. ISBN: 0-12-633060-3
Brent D. Slife; Critical thinking about psychology. ISBN: 1-59147-187-7

Bibliografia Complementar

Alferes Valentim Rodrigues; Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Alferes, V.R., Bidarra, M.G., Lopes, C.A. & Mónico, L.S.; Domínios de investigação, orientações e autores nas revistas portuguesas de Psicologia: tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. , Análise Psicológica, XXVII, 1, 3-20., 2009
Agra Cândido; Science, maladie mental et dispositifs de l.enfance
Bachelard Gaston; A^epistemologia
Bachelard Gaston; A^filosofia do não. ISBN: 972 23 1430 0
Bertalanffy Ludwig Von; Théorie générale des systèmes. ISBN: ISBN 2-04-007504-6
Blanché Robert; A^epistemologia
Braunstein, J.F. & Pewzner, E. ; História da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget., 2003
Brock, A. C. ; The future of the history of psychology revisited. History Of Psychology, 19(3), 175-191. doi:10.1037/hop0000037, 2016
Byford, J., & Tileagă, C. ; Accounts of a troubled past: Psychology, history, and texts of experience. Qualitative Psychology, 4(1), 101-117. doi:10.1037/qup0000047, 2017
Caparrós, A.; História da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas., 1999
Comissão Coordenadora para a Comemoração dos 25 anos e Conselho Directivo da FPCEUP; Comemoração dos 25 anos FPCEUP, Porto: SCI - FPCEUP, 2006
Cooper David E. 340; Epistemology. ISBN: 0-631-21088-1
Davidoff Linda L.; Introdução à psicologia
Ford Donald H.; Developmental systems theory. ISBN: ISBN 0-8039-4661-9
Foucault, M.; O nascimento da Clínica. Rio de Janeiro : Forense-Universitária., 1994
Foucault Michel; Vigiar e punir. ISBN: ISBN 85.326.0508-7
Foucault Michel; Histoire de la folie à l.âge classique. ISBN: 2-07-029582-6
Foucault Michel; As^palavras e as coisas. ISBN: 972-44-0531-1
Fraisse Paul 300; Traité de psychologie expérimentale
Gleitman Henry; Psicologia. ISBN: 972-31-0584-5
Leahey Thomas Hardy; A^history of modern psychology. ISBN: 0-13-501271-6
Herrnstein Richard J. 340; A^source book in the history of psychology. ISBN: 0-674-82411-3
Hothersall, D.; História da Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 4ªed., 2006
Jesuino Jorge Correia; Psicologia. ISBN: 972-709-182-2
Kuhn Thomas S.; A^tensão essencial
Lagache Daniel; A^unidade da psicologia
Benjamin Ludy T.; A^history of psychology in letters. ISBN: 1-4051-2612-4
Marx Melvin H.; Sistemas e teorias em psicologia
Moigne Jean-Louis le; La^théorie du système général. ISBN: 2-13-046515-3
Morin, E. ; Ciência com consciência. Lisboa : Publicações Europa-América., 1994
Popper Karl R.; Sociedade aberta, Universo aberto
Popper Karl R.; O^Universo aberto. ISBN: 972 20 0877 3
Reuchlin Maurice; Les^méthodes en psychologie
Reuchlin Maurice; Histoire de la psychologie
Reuchlin Maurice; Psychologie. ISBN: 2-13-036098-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas teóricas em grupo, participação individual no fórum de discussão existente na plataforma Moodle, e exame escrito final. O trabalho de campo  corresponde à participação no fórum e representa 25% da classificação final, enquanto o exame escrito representa 75%.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 25,00
Exame 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A avaliação distribuída consiste na participação do fórum. O exame é obrigatório e deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20. A participação individual no fórum de discussão é obrigatória para nota (25%) com o mínimo de 8 valores em 20. A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 25% trabalho escrito sob a forma de participação individual no fórum de discussão na plataforma Moodle
- 75% exame final escrito.

Provas e trabalhos especiais

Utilização do Fórum no Moodle.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização do trabalho escrito final, representando este 100% na classificação final e ficando dispensados da participação no fórum de discussão. No início do ano letivo, e em prazo devidamente divulgado, deverão informar a docente que optam por este regime de avaliação conforme normas no Moodle

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada apenas para o trabalho escrito final (ponderação de 75%), mantendo-se a classificação da participação no fórum de discussão. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 17:56:00 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico