Psicologia da Perceção e Atenção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular tem por objectivo expor e discutir os modelos e teorias actuais da percepção e atenção. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da percepção e atenção no domínio da psicologia cognitiva experimental bem como as respectivas implicações e as aplicações em múltiplos domínios.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes serão capazes de compreender os temas de percepção e atenção abordados, descrever as teorias mais representativas e as respectivas implicações teóricas e práticas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
INTRODUÇÃO:
1. Conceitos gerais de Perceção e de Atenção.
2. O problema da deteção e medida da sensação. Métodos da psicofísica e teoria de deteção do sinal.
PERCEPÇÃO
1. Perceção Visual. Fenómenos básicos: Identificação e localização de objetos; Cor; Orientação; Movimento e forma. A conjugação de diferentes propriedades na perceção (binding). A perceção da profundidade.
1.1. Teorias da perceção (Gestaltismo, construtivismo, a teoria ecológica da perceção visual, abordagens computacionais e conexionistas).
1.2. Modelos de reconhecimento de objetos.
1.3. Reconhecimento de faces.
1.4. Perceção visual e a arte: pintura (e.g., desenvolvimento da perspetiva) e cinema (e.g. planos e perceção de cenas).
2. Perceção Auditiva. O sistema sensorial auditivo; fenómenos básicos da perceção auditiva; localização da origem do som; perceção e memória auditiva.
3. Perceção táctil; O sistema sensorial cutâneo; fenómenos básicos da perceção táctil; memória táctil; Braille e ilusão textura – peso;
4. A dor: perceção nociceptiva. Membro fantasma e tratamento da dor fantasma.
ATENÇÃO
1. Definições e tipos de atenção.
A) Atenção visual, atenção auditiva e atenção intermodal.
B) Atenção focal, Atenção seletiva.
1.1. Modelos de atenção seletiva
1.2. Modelos de filtro (Broadbent, Treisman);
1.3. Modelos de capacidade (Kahneman);
2. Limites absolutos e relativos de atenção seletiva.
2.1. Técnicas de investigação da atenção.
2.1.1. Tarefas de busca visual e modelos de atenção.
2.1.2. Perceção taquitoscópica e memória icónica (memória sensorial visual).
3. Controlo da atenção:
3.1. A importância do controlo da atenção (das desatenções quotidianas às doenças do controlo da atenção).
3.2. Distinção entre controlo voluntário e automático.
3.3. Atenção para intenções: memória prospetiva.
4. Avaliação da atenção. Medidas de atenção focal, atenção dividida e de manutenção da atenção ou atenção sustentada. Aplicações nos contextos da seleção de recursos humanos, da avaliação de dificuldades de aprendizagem e avaliação neuropsicológica.
PERCEÇÃO E ATENÇÃO
1. O fenómeno de “cegueira para a mudança”.
2. Perceção sem atenção. Falhas totais da perceção em condições de desatenção - Inattentional blindness - (Mack e Rock, 1998). Atenção e memória implícita.
3. Perceção e atenção intermodais.
4. Ouvir e ver: fenómenos básicos da integração de modalidades.
Bibliografia Obrigatória
Broadbent, D. E.; Perception and communication, Oxford University Press, 1987
Eysenck Michael W.;
Cognitive psychology. ISBN: 978-1-84872-416-7
Gibson James J.;
The ecological approach to visual perception. ISBN: ISBN 0-395-270-49-9
Goldstein E. Bruce 730;
Blackwell handbook of sensation and perception. ISBN: 0-631-20684-1
James, W.; The principles of psychology, H. Holt and company, 1890 (Disponível em http://psychclassics.yorku.ca)
Kahneman Daniel;
Attention and effort. ISBN: 0-13-050518-8
Mack Arien;
Inattentional blindness. ISBN: ISBN 0-262-13339-3
Raja Parasuraman;
The^attentive brain. ISBN: 0-262-16172-9
Pashler Harold E.;
The psychology of attention. ISBN: ISBN 0-262-16165-6
Styles Elizabeth A.;
Attention, perception and memory. ISBN: 0-86377-659-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Recorrer-se-á a diversas demonstrações audio-visuais e à realização de pequenas recolhas de dados para demonstração experimental de fenómenos no domínio da percepção e da atenção.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
90,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho laboratorial |
18,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão frequentar as aulas práticas e teóricas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de classificação:
Nota = [nota de exame]*(a) + [participação em estudos laboratoriais]*(b)
a=1 ---- se não participou nos estudos (Exame vale 100%)
a=0.9 -- se participou (Exame vale 90%)
b=0 ---- se não participou nos estudos (vale 0 valores)
b=1 ----- se participou (Vale 2 valores)
Será requerida uma prova oral para a obtenção da classificação máxima (20 valores) nesta unidade curricular. Essa prova terá como resultados possíveis a manutenção da nota máxima (20 valores) ou a classificação de 19 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial beneficiam dos direitos inerentes ao respectivo estatuto. Estudantes com necessidades educativas especiais devem contactar o docente no início do semestre de forma a poderem ser realizadas as adaptações necessárias.
Melhoria de classificação
Está prevista a melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada seguindo o regulamento da Universidade do Porto.