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Rorschach Sistema Integrativo I

Código: LPSI313     Sigla: ROSC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 16 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Abel Pires Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
António Abel Pires 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a especificidade conceptual e metodológica do teste de Rorschach. Competências de aplicação do teste, incluindo a preparação do sujeito e a técnica de registo de respostas. Codificação das respostas com a centena de variáveis de codificação do sistema integrativo de Rorschach.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para aplicar, codificar/cotar protocolos do Teste de Rorschach - Sistema Integrativo de J. Exner Jr.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Discussão da história e da conceptualização do Rorschach. - A metodologia de aplicação do SIR com utilização de modelagem, video e exercicios práticos. - Técnica de codificação das respostas. - Treino de aplicação e codificação com supervisão de 5 protocolos recolhidos e cotados por cada estudante. Discussão de casos. Para adquirir competências de aplicação e cotação do teste de Rorschach no Sistema Integrativo, expõem-se os estudantes a esses conteúdos através dos textos de John Exner Jr. e de exercicios práticos sob a supervisão do docente.

Bibliografia Obrigatória

Exner, J. E. Jr.; Rorschach Workbook for the Comprehensive System, Rorschach Workshops, 2001. ISBN: 978-9991722313
Exner John E. Jr.; The Rorschach, A Comprehensive System, Volume 1, Basic Foundations and Principles of Interpretation, Wiley, 2002. ISBN: 978-0-471-38672-8
Pires Antonio a.; Rorschach comprehensive system data for a sample of 309 adult nonpatients from Portugal, Lawrence Erlbaum Associates, 2007. ISBN: 0022-3891

Bibliografia Complementar

Exner John E. 340; Issues and methods in rorschach research. ISBN: 0-8058-1902-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exercicios de aplicação do teste sob supervisão. - Exposição das variáveis de codificação. - Discussão da técnica de aplicação e codificação através da análise de protocolos. - Apoio tutorial.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 34,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Pré-requisito de assiduidade: O estudante deverá frequentar 75% das aulas leccionadas. Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação e codificação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores por protocolo, desde que a média ponderada de todos os protocolos seja igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com trabalhos práticos: 100%.
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos e codificados pelo estudante. O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores em cada protocolo (classificação de 0-20). A média dos resultados de todos os protocolos deverá ser de 10 valores, no mínimo.

Provas e trabalhos especiais

Recolha e codificação de 5 protocolos de Rorschach.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar a avaliação distribuída. Para tal, deverão contactar o docente responsável, no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação distribuída é possível, uma única vez,  mediante a realização de um exame até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação, que consiste na codificação e cálculo do sumário estrutural de um protocolo fornecido pelo docente.

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