Psicologia do Desporto
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Definir Psicologia do Desporto e caracterizar a sua evolução até à data, a nível nacional e internacional;
- Descrever o processo de aprendizagem motora e identificar estratégias de ensino baseadas na evidência para potenciá-la e optimizar a sua transferência;
- Compreender o papel dos fatores motivacionais e sócio-emocionais na prática de desporto;
- Identificar práticas de treino mental para maximizar o desempenho em diferentes contextos desportivos;
- Reconhecer a complexidade e a importância da relação treinador-atleta/s e o papel do psicólogo na mesma;
- Debater de forma fundamentada os principais riscos e benefícios associados à prática de desporto;
- Compreender a importância do psicólogo do desporto e as suas principais áreas de atuação.
Resultados de aprendizagem e competências
Equivalentes aos objetivos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à Psicologia do Desporto: definição; história; panorama atual.
2. Aprendizagem motora: teoria OPTIMAL; aquisição e automatização de competências; estratégias de ensino.
3. Teorias da motivação aplicadas ao desporto: autodeterminação; objetivos de realização; atribuições causais; autoeficácia.
4. Competências sócio-emocionais: autocontrolo; resiliência e robustez mental; coping e regulação emocional.
5. Mindfulness e treino de competências psicológicas: definição de objetivos, relaxamento, concentração, visualização mental, etc.
6. Relação treinador-atleta/s: micropolítica; poder, liderança e comunicação; dinâmica da equipa.
7. Efeitos negativos da prática desportiva: lesões, burnout, violência, abuso de substâncias, perturbações alimentares, discriminação, etc.
8. Desporto como promotor da saúde pública: benefícios físicos e psicológicos; desenvolvimento do carácter; impacto no bem-estar ao longo da vida.
Bibliografia Obrigatória
Biddle, S. J. H., Mutrie, N., & Gorely, T. ; Psychology of physical activity: Determinants, well-being and interventions , Routledge, 2015
Dosil, J. ; The sport psychologist's handbook: A guide for sport‐specific performance enhancement, John Wiley & Sons, 2006
Hanrahan, S. J., & Andersen, M. B. ; Routledge handbook of applied sport psychology: A comprehensive guide for students and practitioners, Routledge, 2010
Richard M. Ryan;
The^Oxford handbook of human motivation. ISBN: 978-0-19-936623-1
Gershon Tenenbaum;
Handbook of sport psychology. ISBN: 978-0-471-73811-4
Observações Bibliográficas
Como complemento à bibliografia obrigatória, serão recomendados artigos sobre temáticas específicas abordadas nas aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Estudo autónomo na forma de leitura de artigos facultados pelos docentes, de modo a que os estudantes preparem antecipadamente as sessões presenciais;
2. Exposição das temáticas por parte dos docentes através de apresentações de PPTs e vídeos ilustrativos dos conteúdos abordados;
3. Debates e exercícios presenciais com base nas apresentações feitas na aula pelo docentes em articulação com as leituras prévias efetuadas pelos estudantes;
4. Componente online no Moodle para disponibilização de materiais relevantes e realização de mini-testes de avaliação formativa (ver abaixo).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Teste |
50,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Frequência das aulas |
27,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
É obrigatória a participação em pelo menos 75% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua em três componentes:
(a) Resumo de artigo científico sobre uma das temáticas abordadas (40%);
(b) Cinco mini-testes de consulta, incluindo reflexões críticas sobre os assuntos abordados nas aulas (50%, 10% por mini-teste);
(c) Envolvimento e participação nos debates e exercícios presenciais (10%).
É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores nas componentes (a) e (b).
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Poderão ser excepcionalmente consideradas condições de avaliação especiais. O estudante deverá entrar em contacto diretamente com os docentes até à segunda aula do semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação nas componentes (a) e (b) é possível, uma única vez, mediante exame a realizar até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação. Este exame tem um peso de 90% na classificação final.