Código: | PDCE01 | Sigla: | EDTI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDCE | 15 | Plano de Estudos Oficial 2007 | 1 | - | 20 | 180 | 540 |
Docente | Responsabilidade |
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Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo | Regente |
Teorico-Prática: | 6,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 6,00 |
Maria Amélia da Costa Lopes | 0,80 | ||
Leanete Teresinha Thomas Dotta | 0,20 | ||
Henrique Malheiro Vaz | 1,10 | ||
Carla Sofia Marques da Silva | 1,00 | ||
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves | 0,50 | ||
Maria Manuela Martinho Ferreira | 0,30 | ||
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira | 0,20 | ||
Pedro Daniel Tavares Ferreira | 0,40 | ||
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo | 1,20 |
A organização da unidade curricular de Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (EDTI) visa propiciar conhecimentos aprofundados e capacidade de análise crítica sobre metodologias de investigação em educação, atendendo particularmente ao processo através do qual foram tomadas decisões relativas às metodologias de investigação.
Mais especificamente, a unidade curricular visa os seguintes objectivos de aprendizagem:
. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados no domínio das metodologias de investigação em educação;
. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação;
. contribuir para estimular a produção de conhecimentos originais; e
. criar oportunidades de contacto com investigadores/as e investigações reconhecidas.
A UC visa promover os seguintes resultados de aprendizagem e competências:
. capacidade de compreensão sistemática de projectos de investigação no domínio das Ciências da Educação;
. capacidade de analisar criticamente quadros metodológicos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais;
. capacidade de derivar soluções criativas para o desenho de projectos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais.
Os conteúdos programáticos estruturam-se em três blocos principais:
1º bloco: Condições teórico-epistemológicas da investigação em educação
i. condições sócio-institucionais da produção da investigação em ciências da educação;
ii. condições sócio-políticas do trabalho de investigação em ciências da educação;
iii. condições epistemológicas e modelos de causalidade na investigação em ciências da educação.
2º bloco: Condições metodológicas da investigação em educação
i. relação teoria e empiria no trabalho de investigação em educação;
ii. narratividade no trabalho de investigação em educação;
iii. comunicação e linguagem no trabalho de investigação em educação;
iv. ética no trabalho de investigação em educação;
v. condições relacionais do trabalho de investigação em educação.
3º bloco: Trabalho empírico e dispositivos de investigação
i. modos de organização do campo empírico (e.g., estudos de caso, estudos comparativos, ...)
ii. oficinas de metodologias (métodos biográficos, etnografia, construção e análise de questionários, entrevistas, grupos de discussão focalizada, análise de conteúdo, análise de discurso).
Os métodos de ensino envolvem exposição e debate, trabalho de campo orientado, trabalho de grupo, apresentação de trabalhos pelos estudantes e orientação tutorial.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 90,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho de campo | 6,00 |
Total: | 156,00 |
Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.
Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.
A avaliação tem por base o projecto de doutoramento apresentado na prova de qualificação, de 30 a 50 páginas, contemplando a identificação e operacionalização das questões de investigação e um primeiro esboço do “como-fazer” metodológico. O projecto será objecto de discussão por um júri de 3 docentes do programa doutoral (incluindo o orientador) no final do 2º semestre.
Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.
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