| Código: | P812 | Sigla: | IV |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 35 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
No final do semestre, o/a estudante deverá:
- Conhecer as principais teorias explicativas, as dimensões interacionais, as causas, dinâmicas e consequências da violência e da vitimação que lhe permitam compreender, avaliar e intervir junto de vítimas (crianças, jovens e adultos).
- Compreender as dinâmicas específicas da violência, em particular da violência intrafamiliar.
- Dominar alguns conhecimentos em áreas conexas (e.g., Direito, Criminologia, Medicina Legal).
- Dominar os conhecimentos e estratégias mínimos necessários à avaliação e à intervenção psicológica e psicossocial junto de vítimas de violência e/ou crime.
- Compreender a inter-relação entre a intervenção em vítimas e a intervenção em agressores.
No final do semestre o/a estudante deverá:
- Dominar as principais teorias explicativas e modelos de intervenção, de modo a poder desenvolver as competências necessárias para compreender o fenómeno, avaliar e intervir junto de vítimas (crianças, jovens e adultos).
- Ter desenvolvido competências básicas de avaliação e intervenção em contextos profissionais diversos, como as instituições de apoio a vítimas, casas de abrigo, hospitais e centros de saúde, instituições policiais, diferentes instâncias do sistema judicial, serviços de consulta psicológica, projetos comunitários, assim como competências de integração em equipas multidisciplinares.
- Ter desenvolvido competências básicas para avaliar e intervir em situações de vitimação de crianças, jovens e adultos, seja em situações de emergência/risco/perigo e de intervenção em crise, seja em situações de apoio psicológico continuado.
- Ter desenvolvido as competências básicas para elaborar relatórios e intervir em processos judiciais que envolvam vítimas de crime.
- Introdução à Criminologia e à Vitimologia.
- Violência, agressão e vitimação.
- A violência criminalizada; processos de criminalização primária e secundária.
- Principais correntes teóricas psicológicas, psicossociais e criminológicas explicativas da violência e da vitimação.
- Vitimação: estatísticas criminais, inquéritos de vitimação, perfis de vitimação.
- Tipos de violência, de crime e de vitimação; contextos e formas de vitimação.
- Dinâmicas e consequências da violência/vitimação: os casos específicos da violência familiar (e.g., violência nas relações de intimidade, violência doméstica, conjugal e contra crianças); dos maus tratos a crianças (e.g., negligência, maus tratos físicos e psicológicos, abuso sexual); e dos crimes sexuais contra adultos.
- Modelos e estratégias de avaliação e de intervenção psicológica em vítimas de violência e crime (crianças e adultos; individual, de casal, de grupo; diferentes modelos e estratégias de intervenção).
- Os serviços de apoio às vítimas.
- A relação Vítimas – Sistema de justiça. Modelos de justiça restaurativa, mediação e reparação de danos.
- Aulas teóricas, de caráter expositivo.
- Aulas teórico-práticas com participação ativa dos/das estudantes, individualmente e em grupo.
- Discussão de casos práticos.
- Visionamento e discussão de vídeos (ou outros materiais) com conteúdos relativos aos comportamentos violentos/vitimação e à intervenção em vítimas.
- Elaboração de um trabalho prático pelos/as estudantes, em pequenos grupos, que envolve a descrição de um caso de vitimação e a caracterização e aplicação de uma proposta de avaliação e intervenção para esse caso. Este tipo de trabalho exige análise e partilha de conteúdos bibliográficos e, sobretudo, reflexão crítica sobre conhecimentos e práticas, além de um exercício de aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridos.
- Orientação tutorial dos trabalhos teórico-práticos a desenvolver pelos/as estudantes e criação das condições para que estes realizem estudo/trabalho autónomo, incluindo pesquisa e revisões de literatura e assimilação de conhecimentos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
| Participação presencial | 5,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Trabalho de campo | 60,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
- Através do controlo de assiduidade dos/das estudantes, mediante registo de presença nas aulas. Será considerada frequência válida a presença em 75% das aulas efetivamente dadas. Em casos excecionais previstos na lei, a frequência tradicional poderá ser substituída pela realização de trabalhos práticos/de investigação.
- De acordo com o estabelecido no regulamento de avaliação, os/as estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores para obterem aprovação final (nenhuma das componentes da avaliação poderá ter uma nota inferior a 8 valores). A não obtenção da nota mínima de 10 valores implica a reprovação na época de exame correspondente e obrigação de repetição da avaliação.
Nota final expressa numa escala de 0 a 20.
- 65% da nota final na UC resulta da avaliação do trabalho teórico-prático elaborado em pequeno grupo pelos/as estudantes ao longo do semestre - um trabalho no qual terão de proceder à planificação e descrição de uma intervenção junto de uma vítima ou grupo de vítimas de crime/violência (incluindo a conceção do caso, a avaliação da vítima e as etapas e estratégias de intervenção para aquele caso concreto, com justificação das opções tomadas). Em circunstâncias normais este trabalho seria apresentado em formato de role-playing em grupo dessa intervenção. Dadas as limitações impostas pela pandemia de covid-19 o trabalho será apresentado em formato escrito (um documento com a descrição mais pormenorizada de cada componente e critérios de avaliação foi inserido no Sigarra / Moodle). Este trabalho corresponde às componentes de avaliação "Trabalho de campo" (40%) + "Trabalho escrito" (25%).
- 30% do valor da nota final na UC resulta da elaboração de um pequeno trabalho escrito, realizado individualmente, no qual o/a estudante terá de proceder à descrição e enquadramento teórico de uma das modalidades, programas ou estratégias de intervenção com vítimas. Este trabalho corresponde à componente de avaliação "Apresentação/ discussão de um trabalho científico".
- 5% do valor da nota final na UC resulta da presença e participação nas aulas ao longo do semestre. Corresponde à componente de avaliação "Participação presencial" (que, dadas as atuais limitações impostas pela pandemia de covid-19, e para não prejudicar os/as estudantes, engloba a participação nas aulas presenciais e, também, nas aulas síncronas).
Nas situações legalmente previstas, em que os/as estudantes não possam realizar os trabalhos de avaliação previstos nos mesmos moldes dos colegas, deverão negociar com a docente responsável a entrega de um trabalho alternativo, com os mesmos objetivos e um teor equivalente.
Em casos excecionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho escrito de teor similar ao que os restantes estudantes efetuaram para avaliação das componentes prática e teórica.
Nestes casos, o/a estudante deverá contactar a docente responsável pela disciplina no início do semestre para definição das regras e metodologias de avaliação alternativa.
Possibilidade de realização de um novo trabalho individual, para melhoria de nota, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto, não havendo lugar a repetição da avaliação na componente prática.
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente Teórica desta UC será lecionada à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.