Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P600

Psicopatologia do Adulto e do Idoso

Código: P600     Sigla: PAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 144 Plano Oficial 3 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-01.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Programa, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Competências e Conteúdos
a. Competências a adquirir (learning outcomes)

• Perceber a relação da psicopatologia com as diversas ciências incluindo a psicologia. Compreender a lógica do plano curricular e o interesse da disciplina na formação em psicologia.
• Sustentando-se nos métodos clínico e fenomenológico, perceba o desvio da norma comportamental e desenvolva competências que permitam a aplicação do conhecimento, designadamente em contextos de investigação.
• Compreender e/ou explicar a dinâmica do adoecer. A compreensão psicopatológica aproxima-nos sempre do Homem Total.

b. Conteúdos programáticos (temas) (completar: máximo 10 linhas)
• Bases filosóficas para a compreensão dos métodos clínico e fenomenológico
• O “normal” e o “anormal” em clínica, em psicologia e em psicopatologia
• Dinâmica da personalidade e diálogo desta com o mundo
• Psicopatologia geral (afectividade, senso-percepção, pensamento, consciência, motórica e iniciativa, memória, comunicação)
• Psicopatologia especial: as neuroses, psicoses, síndromes demenciais.

Resultados de aprendizagem e competências

Perceber a relação da psicopatologia com a psicologia
Compreender e/ou explicar a dinâmica do adoecer
Compreender as diferentes classificações
Compreender, descrever e fazer diagnóstico diferencial entre quadros clínicos especificos e distintos entre si.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Psicopatologia do adulto e do idoso


1. Bases filosóficas, psicológicas e psicopatológicas - 
2. Do vital ao existencial
3. Do normal ao anormal em psicopatologia
4. Classificações psicopatológicas
5. Psicopatologia geral (semiologia psicopatológica)
6. Psicopatologia especial (neuroses, psicoses,  doenças psicossomáticas, demências).

Bibliografia Obrigatória

Fernández, F. A.; As quatro dimensões do doente depressivo., Gradiva, 2010
Fernández, F. A.; Dom Quixote e o seu labirinto vital., Gradiva, 2015
Jaspers, K.; Psicopatologia general., Ed. Beta, 1963
Scharfetter, Ch.; Introduction a la Psicopathologie, Ed. Morata, 1977
Schneider, K.; Psicopatologia clínica., Ed. Paz Montalvo, 1963

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição por parte dos docentes, discussão de situações clinicas nas aulas práticas; pesquisas, leituras de textos sugeridos na bibliografia.

Finalmente, devido à Pandemia Covid 19 as aulas práticas não podem ocorrer no Hospital Conde Ferreira.

Trabalho do aluno
a. Trabalho autónomo = 108 horas
b. Horas de contacto: 54 horas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final



O estudante deverá obter o mínimo de 10 valores em escala de 0 a 20 valores para realizar a UC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Quantitativo: exame final. 


O exame final consta de duas partes:
1ª parte - 3 questões de desenvolvimento relativas às aulas teóricas em que se articulam conceitos ou se descreve uma determinada perturbação (10 valores total).
2ª parte - 3 questões relativas às aulas práticas perfazendo no total 10 valores, sendo uma das questões um caso clínico acerca do qual é pedido diagnóstico e as outras duas questões são de resposta breve.

Melhoria de classificação

Sim, de uma única vez, até à época de recurso do ano imediatamente subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 22:48:32 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico