Psicopatologia do Adulto e do Idoso
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
144 |
Plano Oficial |
3 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Competências e Conteúdos
a. Competências a adquirir (learning outcomes)
• Perceber a relação da psicopatologia com as diversas ciências incluindo a psicologia. Compreender a lógica do plano curricular e o interesse da disciplina na formação em psicologia.
• Sustentando-se nos métodos clínico e fenomenológico, perceba o desvio da norma comportamental e desenvolva competências que permitam a aplicação do conhecimento, designadamente em contextos de investigação.
• Compreender e/ou explicar a dinâmica do adoecer. A compreensão psicopatológica aproxima-nos sempre do Homem Total.
b. Conteúdos programáticos (temas) (completar: máximo 10 linhas)
• Bases filosóficas para a compreensão dos métodos clínico e fenomenológico
• O “normal” e o “anormal” em clínica, em psicologia e em psicopatologia
• Dinâmica da personalidade e diálogo desta com o mundo
• Psicopatologia geral (afectividade, senso-percepção, pensamento, consciência, motórica e iniciativa, memória, comunicação)
• Psicopatologia especial: as neuroses, psicoses, síndromes demenciais.
Resultados de aprendizagem e competências
Perceber a relação da psicopatologia com a psicologia
Compreender e/ou explicar a dinâmica do adoecer
Compreender as diferentes classificações
Compreender, descrever e fazer diagnóstico diferencial entre quadros clínicos especificos e distintos entre si.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
Psicopatologia do adulto e do idoso
1. Bases filosóficas, psicológicas e psicopatológicas -
2. Do vital ao existencial
3. Do normal ao anormal em psicopatologia
4. Classificações psicopatológicas
5. Psicopatologia geral (semiologia psicopatológica)
6. Psicopatologia especial (neuroses, psicoses, doenças psicossomáticas, demências).
Bibliografia Obrigatória
Fernández, F. A.; As quatro dimensões do doente depressivo., Gradiva, 2010
Fernández, F. A.; Dom Quixote e o seu labirinto vital., Gradiva, 2015
Jaspers, K.; Psicopatologia general., Ed. Beta, 1963
Scharfetter, Ch.; Introduction a la Psicopathologie, Ed. Morata, 1977
Schneider, K.; Psicopatologia clínica., Ed. Paz Montalvo, 1963
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição por parte dos docentes, discussão de situações clinicas nas aulas práticas; pesquisas, leituras de textos sugeridos na bibliografia.
Finalmente, devido à Pandemia Covid 19 as aulas práticas não podem ocorrer no Hospital Conde Ferreira.
Trabalho do aluno
a. Trabalho autónomo = 108 horas
b. Horas de contacto: 54 horas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
108,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
O estudante deverá obter o mínimo de 10 valores em escala de 0 a 20 valores para realizar a UC.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Quantitativo: exame final.
O exame final consta de duas partes:
1ª parte - 3 questões de desenvolvimento relativas às aulas teóricas em que se articulam conceitos ou se descreve uma determinada perturbação (10 valores total).
2ª parte - 3 questões relativas às aulas práticas perfazendo no total 10 valores, sendo uma das questões um caso clínico acerca do qual é pedido diagnóstico e as outras duas questões são de resposta breve.
Melhoria de classificação
Sim, de uma única vez, até à época de recurso do ano imediatamente subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.