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Ética e Deontologia em Psicologia

Código: P404     Sigla: EDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 04-10-2020 a 19-12-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=808
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 196 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Maria Guimarães Nascimento Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 4,00
Inês Maria Guimarães Nascimento 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-10-09.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Tornar os estudantes capazes de:


1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.


2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.


3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).


4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.


5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.


6. Reconhecer a importância das aprendizagens realizadas sobre ética e deontologia aplicando-as ao/no contexto imediato da sua formação académica enquanto estudantes de psicologia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:


1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.


2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.


3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).


4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente  o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses identificando, a partir dele, padrões de qualidade do exercício
profissional.


5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.


6. Reconhecer a importância das aprendizagens realizadas sobre ética e deontologia aplicando-as ao/no contexto imediato da sua formação académica enquanto estudantes de psicologia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da ação humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" profissional; caracterização da profissão de psicólogo.


2. Natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética, deontologia, cultura e política na intervenção e na investigação psicológicas.


3. Definição de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma aprendizagem reflexiva sobre a prática profissional ética e deontologicamente competente.


4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.


5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos associados ao exercício profissional da Psicologia e, mais imediatamente, a situações relacionadas com o comportamento dos estudantes durante o processo de formação em meio académico. 

Bibliografia Obrigatória

Fernandes Luís 570; Conhecimento de si na sociedade do conhecimento. ISBN: 978-989-99751-3-2
Bersoff, D.; Ethical conflicts in Psychology (2nd Edition), Washington: American Psychological Association , 1999
Esteves, T., Ricou, M., Franco, A. , Campina, A. & Costa-Lobo, C.; Identidade da Psicologia:Revisão sistemática de uma década de literatura, 2017
Filipe Almeida, Ana Seixas, Paulo Gama, Paulo Peixoto; A fraude académica no ensino superior em Portugal, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015. ISBN: 978-989-26-1069-6
Fisher Celia B.; Decoding the ethics code. ISBN: ISBN 0-7619-2619-4
Francis, R., D.; Ética para psicólogos, Lisboa: Instituto Piaget, 2004
Ordem dos Psicólogos Portugueses ; Código deontológico, Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2011
O.Donohue William ed.; Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: ISBN 0-7619-1189-8
Ricou, M.; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, , Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004
Miguel Ricou; Ética e Deontologia no Exercício Profissional da Psicologia, OPP, 2014
Nascimento, I. & Neto, P. S.; Ensaios sobre Ética na investigação em Psicologia e em Educação , Legis, 2020

Bibliografia Complementar

American Psychological Association ; Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct, American Psychological Association , 2002
Bhola, P. , Sinha, A., Sonkar, S. & Raguram, A.; Ethical Dilemmas experienced by clinical psychology trainee therapists, 2015
Federação Europeia de Associações de Psicólogos; Código geral de ética para psicólogos. , Federação Europeia de Associações de Psicólogos, 1995
Lowman, Rodney L. (Ed). ; The ethical practice of psychology in organizations., APA, 1998
Mendes, S. A., Nascimento, I., Abreu Lima, I.M.P. & Almeida, L. S.; A study of the ethical dilemmas experienced by school psychologists in Portugal, 2015
Prilleltensky, I. ; The Morals and Politics of Psychology: Psychological Discourse and the Status Quo , State University of New York Press, 1994
Rangi, S. & Stoffel, D. (UNESCO); Ethics assessment in different fields- Psychology, 2015
Sequeira, J.; Universidade, Ciência e Sociedade: desafios e fronteiras éticas. , 2014
Taborda, M. (Coord.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992

Observações Bibliográficas

Serão disponibilizadas na página da UC no Moodle referências bibliográficas mais específicas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aprendizagem guiada, intervisão e estudo autónomo assistido

-Atividades de Aprendizagem semanais: Temas focais específicos; orientações detalhadas;  identificação/disponibilização de recursos de apoio; submissão individual de produtos

- Uso da plataforma Moodle na gestão das atividades de aprendizagem

- Comunicação ativa contínua entre docente e estudantes (email e/ou outros meios) para prestação de apoio e feedback personalizado

- Agendamento de sessões síncronas no horário definido para a UC para efeito de intervisão e de feedback

-Subdivisão da turma em subgrupos menores, temporalmente desfasados, se e quando necessário

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 35,00
Trabalho escrito 11,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação dos estudantes será efetuada de modo distribuido com base em portefolios de aprendizagem

A aprovação na UC requer: 

1) a realização de, pelo menos, 7 das 10 atividades breves de aprendizagem propostas (2/3) e a submissão dos produtos relacionados cumprindo os prazos estabelecidos

2) a obtenção de classificação não inferior a 10 valores em três das atividades  breves de aprendizagem que o/a estudante selecione para efeitos de avaliação

3) a obtenção de classificação não inferior a 10 valores na Atividade de Aprendizagem  final (Atividade 10: a realizar e a submeter para avaliação obrigatoriamente por todos os estudantes). 


Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final de cada estudante será estimada a partir das seguintes componentes:


- Qualidade dos produtos relativos àa três atividades de aprendizagem selecionadas do próprio portefolio pelo/a estudante para efeitos de avaliação: 20% de ponderação/cada na classificação final (=60%)

- Qualidade do produto da Atividade de aprendizagem 10: 40% de ponderação na classificação final 


Todas as classificações serão expressas numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes nesta condição estão sujeitos ao mesmo plano de atividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de classificação dos restantes estudantes. 

NOTA: Os estudantes com estatuto de TE devem, obrigatoriamente, contactar presencialmente a docente na primeira aula do semestre mesmo que ainda se encontrem a aguardar o deferimento de pedidos de equivalência.

Melhoria de classificação

Para recurso ou melhoria de classificação, o/a estudante deverá realizar um trabalho escrito individual acerca de um tema a definir pela docente, a partir do qual lhe será atribuída uma nova classificação global. 

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, esta UC decorrerá totalmente à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.
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