Investigação Biográfico-narrativa: Questões e Recursos Metodológicos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Ciências da educação |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
0 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que atravessam as diferentes abordagens biográfico-narrativas, possibilitando aos envolvidos uma visão do panorama epistemológico da investigação biográfico-narrativa. A UC pretende, também, explorar os diferentes processos da análise de narrativas por meio de um conjunto de recursos tecnológicos e digitais relevantes cujo uso pode ser estendido à vida académica e à investigação em educação de forma mais ampla.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de análise crítica sobre as diferentes abordagens biográfico-narrativas no âmbito da investigação qualitativa em educação;
Aquisição de capacidades e instrumentos teórico-metodológicos que permitam o trabalho com a investigação biográfico-narrativa;
Utilização de recursos tecnológicos e digitais no tratamento e análise de informações e dados decorrentes de investigações qualitativas em educação;
Usar ferramentas e recursos tecnológicos para a elaboração de trabalhos académicos e científicos e para a organização do estudo;
Conhecer e ser capaz de utilizar e otimizar recursos informáticos para a investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n/a
Programa
1.Investigação biográfico-narrativa: dimensões epistemológicas
Diferentes abordagens biográfico-narrativas na investigação em educação
Investigação narrativa
Histórias de vida
As potencialidades e desafios da investigação biográfico-narrativa
2.Processos metodológicos na investigação biográfico-narrativa
As fontes na investigação biográfico-narrativa
Desenhos de investigação
Recursos tecnológicos e digitais no tratamento e análise de informações e dados – EndNote, Nvivo e outros.
Interpretação e análise de dados na investigação biográfico narrativa
Bibliografia Obrigatória
Bolívar, A., & Domingo, J.; La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado atual, Forum: Qualitative Social Research, 2006
Delory-Momberger, Christine; Fundamentos epistemológicos da pesquisa: biográfica em educação, Educação em Revista, 2011
Dotta, L.T. & Lopes, A. ; Investigação narrativa, formação inicial de professores e autonomia dos estudantes: uma revisão de literatura, Educacion y Futuro: revista de investigacion aplicada y experiencias educativas, 2013
Dotta, L. T., Soares, E. ; O caráter pedagógico das narrativas biográficas no contexto da abordagem de ensino centrada no estudante , Tendencias Pedagógicas. Universidad Autónoma de Madrid, 2015
Polkinghorne, D.; Narrative configuration in qualitative analysis, Qualitative Studies in Education, 1995
Bibliografia Complementar
Clandinin, D. J., Cave, M. T., & Berendonk, C. ; Narrative inquiry: a relational research methodology for medical education, Medical Education, 2017
Goodson, I. ; Currículo, narrativa e o futuro social, Revista Brasileira de Educação, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição por parte do docente
- Leitura e análise de textos
- Trabalho colaborativo
- Trabalho autónomo dos estudantes
- Tutorias
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
50,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
20,00 |
| Frequência das aulas |
110,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Critérios de avaliação: Frequência às aulas com participação ativa na realização das atividades e debates (50%); Realização de dois trabalhos escritos (50%).
Provas e trabalhos especiais
n/a
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com a docente da UC, destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de classificação, os/as estudantes têm a possibilidade de reformular o trabalho escrito.
Observações
n/a