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Investigação Biográfico-narrativa: Questões e Recursos Metodológicos

Código: OP233     Sigla: IBN:QRM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 0 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-07-31.

Campos alterados: Obtenção de frequência, Palavras Chave, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que atravessam as diferentes abordagens biográfico-narrativas, possibilitando aos envolvidos uma visão do panorama epistemológico da investigação biográfico-narrativa. A UC pretende, também, explorar os diferentes processos da análise de narrativas por meio de um conjunto de recursos tecnológicos e digitais relevantes cujo uso pode ser estendido à vida académica e à investigação em educação de forma mais ampla.



Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de análise crítica sobre as diferentes abordagens biográfico-narrativas no âmbito da investigação qualitativa em educação;

Aquisição de capacidades e instrumentos teórico-metodológicos que permitam o trabalho com a investigação biográfico-narrativa;

Utilização de recursos tecnológicos e digitais no tratamento e análise de informações e dados decorrentes de investigações qualitativas em educação;

Usar ferramentas e recursos tecnológicos para a elaboração de trabalhos académicos e científicos e para a organização do estudo;

Conhecer e ser capaz de utilizar e otimizar recursos informáticos para a investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

1.Investigação biográfico-narrativa: dimensões epistemológicas

Diferentes abordagens biográfico-narrativas na investigação em educação

Investigação narrativa

Histórias de vida

As potencialidades e desafios da investigação biográfico-narrativa

2.Processos metodológicos na investigação biográfico-narrativa

As fontes na investigação biográfico-narrativa

Desenhos de investigação

Recursos tecnológicos e digitais no tratamento e análise de informações e dados – EndNote, Nvivo e outros.

Interpretação e análise de dados na investigação biográfico narrativa

Bibliografia Obrigatória

Bolívar, A., & Domingo, J.; La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado atual, Forum: Qualitative Social Research, 2006
Delory-Momberger, Christine; Fundamentos epistemológicos da pesquisa: biográfica em educação, Educação em Revista, 2011
Dotta, L.T. & Lopes, A. ; Investigação narrativa, formação inicial de professores e autonomia dos estudantes: uma revisão de literatura, Educacion y Futuro: revista de investigacion aplicada y experiencias educativas, 2013
Dotta, L. T., Soares, E. ; O caráter pedagógico das narrativas biográficas no contexto da abordagem de ensino centrada no estudante , Tendencias Pedagógicas. Universidad Autónoma de Madrid, 2015
Polkinghorne, D.; Narrative configuration in qualitative analysis, Qualitative Studies in Education, 1995

Bibliografia Complementar

Clandinin, D. J., Cave, M. T., & Berendonk, C. ; Narrative inquiry: a relational research methodology for medical education, Medical Education, 2017
Goodson, I. ; Currículo, narrativa e o futuro social, Revista Brasileira de Educação, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição por parte do docente
- Leitura e análise de textos
- Trabalho colaborativo
- Trabalho autónomo dos estudantes
- Tutorias

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 110,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de avaliação: Frequência às aulas com participação ativa na realização das atividades e debates (50%); Realização de dois trabalhos escritos (50%).

Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com a docente da UC, destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação, os/as estudantes têm a possibilidade de reformular o trabalho escrito.

Observações

n/a
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