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Seminário de Investigação

Código: EFA13     Sigla: SEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 0 Plano oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O seminário de investigação procura responder aos desafios de proporcionar aos estudantes o contacto com trabalhos de investigação produzidos no campo da educação e formação de adultos, problemáticas e perspetivas teóricas aí presentes, bem como como abordagens metodológicas mobilizadas que lhes permitam conceber e estruturar um projeto de investigação conducente à dissertação. Neste sentido, os conteúdos programáticos abordados têm como particular preocupação  contribuir para um conhecimento aprofundado e amplo das problemáticas e tendências actuais de pesquisa no campo, bem como das dinâmicas e procedimentos metodológicos que as acompanham.

Resultados de aprendizagem e competências

Ampliar e aprofundar o conhecimento de problemáticas e de processos de investigação no campo da Educação e Formação de Adultos;

- Desenvolver competências no domínio das dinâmicas de pesquisa (pesquisa e análise bibliográfica, escrita científica, desenho e desenvolvimento de projectos de investigação, metodologias de investigação);

- Construir  projectos de investigação no domínio da Educação e Formação de Adultos

- Operacionalizar processos de pesquisa em Educação e Formação de Adultos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. Campos, problemáticas e processos de  investigação em Educação e Formação de Adultos

2. A dinâmica da pesquisa em educação e formação de Adultos como campo multireferencial

3. O desenho e desenvolvimento de projectos de investigação

4. Métodos de recolha e análise de dados

Bibliografia Obrigatória

Afonso Natércio; Investigação naturalista em educação. ISBN: 972-41-4487-9
Almeida João Ferreira de; A^investigação nas ciências sociais
Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Cavaco Carmen; Adultos pouco escolarizados. ISBN: 978-989-8272-04-1
Finger Matthias; A^educação de adultos numa encruzilhada. ISBN: 972-0-34169-6
Imaginário Luís; Psicologia da formação profissional e da educação de adultos. ISBN: 978-989-8148-74-2
Leite Avelino 340; Os^novos profissionais da educação e formação para o trabalho. ISBN: 978-989-638-056-4
Medina Maria Teresa Guimarães de; Experiências e memórias de trabalhadores do Porto
Nóvoa António 570; O^método (auto)biográfico e a formação
Pais José Machado; Ganchos, tachos e biscates. ISBN: 972-43-0477-9
Santos Marta Zulmira Carvalho dos; O^projecto de uma sociedade do conhecimento

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No tempo de contacto: i) apresentação e discussão de trabalhos de investigação no domínio da EFA; ii) exposição e debate de temáticas teórico-metodológicas relativas à EFA e às metodologias de investigação em Ciências Sociais; iii) leitura, análise e discussão de suportes bibliográficos; iv) discussão dos processos de conceção e contrução dos projetos de investigação elaborados pelos estudantes

No tempo de trabalho autónomo: i) pesquisa, leitura e análise de bibliografia; ii)construção e operacionalização do projecto de investigação a desenvolver; iii) participação em eventos científicos; iv) realização de produções escritas relativas às problemáticas teóricas dos projetos de investigação e à fundamentação dos procedimentos metodológicos a mobilizar

 

Software

N/A

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ética nas ciências sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 27,00
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação assume a modalidade de trabalho escrito que traduza o projecto de investigação a desenvolver pelos estudantes, teorica e metodologicamente sustentado e tem uma ponderação de 100%  na atribuição da classificação final

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular.

O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular.

Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação é realizada através da reformulação do trabalho final de avaliação (projecto de pesquisa) e sua discussão com os docentes da unidades curricular

Observações

N/A
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