| Código: | MED201 | Sigla: | CD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED201&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2011/2012 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 56 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 24 | 81 |
Esta UC procura trazer para a formação de estudantes questões postas pelo confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. A sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais, é focada de forma central. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes desta UC.
Objectivos da formação
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão
Competências (relativas ao perfil)
. análise crítica de dispositivos e contextos sócio-educativos em torno da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura;
. investigação em educação, por referência a contextos de educação formal e não-formal e de natureza social, cultural
Resultados da aprendizagem
. distinção dos vários conceitos de cidadania
. identificação da relação entre cidadania e direitos civis, políticos, sociais e culturais
. conhecimento das sociedades contemporâneas como caracterizadas pela diversidade socio-cultural
. análise de textos visuais/escritos e de problemáticas sócio-educativas em torno de cidadania e diversidade, de proteção social, de produção e acesso à cultura
. produção de ensaio em torno de um 'produto cultural' à luz da educação como direito social/educação e diversidade cultural.
Conhecimentos de Introdução às Ciências Sociais, de Sociologia da Educação, de Sociologia da Familia, de Socioantropologia da Cultura e de Políticas Educativas, entre outras, são contribuições relevantes para a realização da UC:
. Conceitos de cidadania e sua problematização: cidadania como direitos; cidadania como dever; cidadania como conceito contestado
. Debates em torno de cidadania - as teorias em campo : as perspetivas liberais; o republicanismo cívico; as perspetivas social-democratas - perspetivas de T.H Marshall; as perspetivas neo-conservadoras; perspetivas feministas e de novos movimentos sociais.
. A educação como direito social, entendido a partir das perspetivas de T. H. Marshall.
. Inclusão/Exclusão: conceitos de exclusão e de inclusão; processos sociais e exclusão; as pessoas imigrantes e direitos (denizens & citizens)
. Diferença como recurso social (Iris Young): o conceito de diferença; distinção de diferença como desigualdade; o debate igualdade vs diferença; contestando a divisão público-privado; para além de igualdade e diferença; um universalismo diferenciado (Ruth Lister)
. Diversidade e Interculturalidade: um universalismo diferenciado (Ruth Lister); o desafio da diversidade e diferença para a cidadania; redistribuição,reconhecimento, cuidar e solidariedade (John Baker, Kathleen Lynch)
De atividades de contacto (presencial e online)
Exposição teórica e conceptual
Apresentação de textos por estudantes
Debates
Conferência
Acompanhamento tutorial
De trabalho autónomo
Trabalho de grupo
Pesquisa bibliográfica
Trabalho de campo
Preparação de trabalho de grupo
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 35,00 |
| Frequência das aulas | 25,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Total: | 90,00 |
A avaliação centra-se no trabalho escrito, em grupo, com uma ponderação de 100%.
O trabalho deverá
1. ter uma extensão de 7000 a 8000 palavras
2. incidir sobre temáticas da UC como direitos, cidadania, inclusão/ exclusão, diversidade cultural, género ou outros estudados, no programa da UC
3. estabelecer diálogo com 4 ou 5 autores de referência da UC (em "documentos" e organizados por categorias temáticas)
4. conter referências bibliográficas corretamente integradas (Normas da APA, adaptadas pela revista Educação Sociedade e Culturas, do CIIE)
5. O envio de trabalhos é por email para Eunice Macedo (eunice@fpce.up.pt) 8 de junho (época normal); 6 de julho (época de recurso)
Alternativas de avaliação:
Alternativa A - Elaboração de trabalho de pesquisa focando problema relacionado com temáticas abordadas na UC (referidas em 2)
1 - Na impossibilidade de realização de trabalho empírico, este trabalho terá um caráter de debate concetual, podendo partir (ou não) de uma experiência vivida
2 –Deverá incluir um diálogo crítico e interpretativo entre as perspetivas de 4 ou 5 autores e
3 - um posicionamento teórico pessoal face ao debate
3.1. Pode ser incorporado numa secção dedicada a linhas conclusivas, ou ao longo do texto, identificando claramente o que é o pensamento próprio e o dos autores/as)
4 - Esta modalidade, aproxima-se mais do ensaio convencional
Alternativa B - Apresentação aprofundada de ensaio sobre obra selecionada com docente
O ensaio terá que incorporar, por escrito:
1. uma visão global, com foco no fio condutor do livro,
2. apresentação breve da sua estrutura e
3. apresentação particular de dois/ três capítulos mais diretamente cruzados com os conteúdos da UC.
3.1. A análise dos 2 ou 3 capítulos selecionados (referidos em 3.), é em diálogo crítico e interpretativo, com 4 ou 5 autores de referência da UC.
4. Incluir um posicionamento pessoal face às perspetivas estudadas
Alternativa C - Elaboração de um ensaio sobre um filme ou romance
O ensaio escrito deverá conter,
1. Imagens selecionadas do filme (PrintScreen)
2. Descrição brevíssima do filme
3. Acentuação da articulação com a UC (autores e conceitos centrais)
4. Seleção (e justificação) de 3 ou 4 cenas, ilustrativas do debate
5. Seleção (e justificação) de 2 ou 3 personagens que permitam compreender simbolicamente os eixos do debate
6. Identificação de uma problemática na leitura do filme ou do romance relevante para a UC
7. Desconstrução de um olhar a partir de contributos selecionados da UC, em particular com recurso a 4 ou 5 textos a selecionar em 'Documentos', pondo em diálogo crítico e interpretativo as perspetivas desses autores e assumindo um posicionamento teórico face ao debate
Alternativa D - Elaboração de ensaio a partir de uma imagem
O ensaio escrito terá que incorporar,
1. Imagem (com referência à fonte)
2. Descrição ‘inócua’ da imagem (Como se a pessoa leitora não a visse)
3. Interpretação pessoal da imagem e justificação pessoal da sua escolha
4. Articulação intensa com as temáticas abordadas na UC,
5. Análise teoricamente informada, pondo em diálogo crítico e interpretativo as perspetivas desses autores
6. Assunção de um posicionamento teórico face ao debate
NOTA: Devendo os diferentes aspetos constar da alternativa escolhida por cada estudante, este documento É uma orientação e NÃO É uma definição rígida de estruturação. São bem-vindas propostas criativas, desde que os diferentes aspetos sejam considerados.
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20.
1. O ensaio terá uma ponderação de 100%.
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não possam frequentar as aulas, deverão contactar a docente desde o início das aulas. Deverão realizar o trabalho ou ensaio mencionado, que terá de ser acompanhado pela docente em sessões tutoriais, e deverá ser apresentado no final perante colegas. Para além disso, além do ensaio acima referido, deverão entregar uma ficha de leitura (em datas a combinar com a docente).
Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes têm a possibilidade de reformular o trabalho escrito ou, em casos específicos, realização de prova oral.
Bibliografia Obrigatória
Arnot, Madeleine (2009)"Educating the global citizen" in Educating the Gendered Citizen (pp.223-251), New York: Routledge.
Bernstein, Basil (1996). Pedagogy, symbolic control and identity. London: Taylor & Francis
Bourdieu, Pierre (1999) A miséria do mundo (pp. 683-713), Petrópolis: Editora Vozes.
Costa, Alfredo Bruto da (1998) Exclusões, Lisboa: Gradiva.
Fraser, Nancy e Gordon, Linda (1995) "Contrato versus Caridade: porque não existe cidadania social nos Estados Unidos?" in Revista Crítica de Ciências Sociais, 42, 27-52
Lister, Ruth (2007) “Inclusive Citizenship: realizing the potential” in Citizenship Studies, 11 (1), 49-61
Marshall, T.H. (1967) "Cidadania e Classe Social? in Cidadania, Classe Social e Status", pp. 57-114, Rio: Zahar Editores, 1950
Stoer, Stephen (). Educação inter/multicultural e reconversão dos processos locais de socialização. In Stephen Stoer, Luiza Cortesão & José Alberto Correia (Orgs) Transnacionalização da educação: Da crise da educação à ‘educação’ da crise. (pp. 241-275)
Stoer, Stephen R. & Magalhães, António (2005) A Diferença Somos Nós ? a gestão a mudança social e as políticas educativas e sociais, Porto: Afrontamento
Touraine, Alain (1997) Iguais e diferentes, poderemos viver juntos? (pp. 127-172), Lisboa: Instituto Piaget.
Touraine, Alain (2000) Can we live together? (pp 265-287). Stanford (CA): Polity Press
Bibliografia complementar
Araújo, Helena C. (2007) "Cidadania na sua polifonia - debates nos estudos de educação feministas", Educação, Sociedade e Culturas, 25, 83-116.
Arnot, Madeleine (2007) "Masculinidades de classse trabalhadora, escola e justiça social: revisitando o significado sociológico de Paul Willis em Learning to Labour", Educação, Sociedade e Culturas, 25, 9-42.
Benhabib, Sheila (2004) The Rights of Others? Aliens, residents and citizens, Cambridge: Cambridge University Press.
Bolivar, Antonio (2007) Educación para la ciudadanía ? algo más que un asignatura, Barcelona: Ed. Graó.
Casanova, Maria José (2009) Etnografia e Produção de Conhecimento - reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses, Lisboa: ACIDI
Estêvão, Carlos (2007) "Direitos Humanos, Justiça e Educação", in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 43-81.
Fonseca, Laura (2007) "Corpo falado: sexualidades, poder e educação" in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 135-168.
Fonseca, Laura (2009) Justiça social e educação, Porto:Afrontamento.
Heater, Derek (2005) What is Ciizenship?, Cambridge: Polity Press
Lanskey, Caroline (2010) "Citizenship education for young people in secure institutions in England and Wales in Educação, Sociedade e Culturas,30, 41-56
Perrenoud, Philippe (2005) Escola e cidadania ? o papel da escola na formação para a democracia, Porto Alegre: Artmed
Santos, Boaventura Sousa (2000) A crítica da razão indolente, (pp. 209-235), Porto, Edições Afrontamento.
Touraine, Alain (1995) O racismo hoje, in M. Wieviorka, (org.) Racismo e Modernidade, (pp.25-43), Lisboa: Bertrand Editora.
Torres, Carlos A. (2007) "El lugar de las diversidades y de ls ciudadanias en la sociologia de la Educación, in Revista Portuguesa de Educação, 20 (1), 7-45
Young, Iris M. (2000) Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press
Zimenkova, Tatiana (2011) "Diversity: Future project or current challenge? Construction of the term diversity within citizenship education in Europe in Educação, Sociedade e Culturas, 32, 23-40