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Cidadanias e Diversidade

Código: MED201     Sigla: CD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 29-05-2020)

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED201&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2011/2012
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 56 Plano Oficial 1 - 3 24 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-03-19.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Observações, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC procura trazer para a formação de estudantes questões postas pelo confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. A sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais, é focada de forma central. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes desta UC.

Objectivos da formação 
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão

Resultados de aprendizagem e competências

Competências (relativas ao perfil)
. análise crítica de dispositivos e contextos sócio-educativos em torno da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura;
. investigação em educação, por referência a contextos de educação formal e não-formal e de natureza social, cultural

Resultados da aprendizagem

. distinção dos vários conceitos de cidadania

. identificação da relação entre cidadania e direitos civis, políticos, sociais e culturais

. conhecimento das sociedades contemporâneas como caracterizadas pela diversidade socio-cultural

 . análise de textos visuais/escritos e de problemáticas sócio-educativas em torno de cidadania e diversidade, de proteção social, de produção e acesso à cultura

. produção de ensaio em torno de um 'produto cultural' à luz da educação como direito social/educação e diversidade cultural.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Introdução às Ciências Sociais, de Sociologia da Educação, de Sociologia da Familia, de Socioantropologia da Cultura e de Políticas Educativas, entre outras, são contribuições relevantes para a realização da UC:  

Programa

 . Conceitos de cidadania e sua problematização: cidadania como direitos; cidadania como dever; cidadania como conceito contestado 


. Debates em torno de cidadania - as teorias em campo : as perspetivas liberais; o republicanismo cívico; as perspetivas social-democratas -  perspetivas de T.H Marshall; as perspetivas neo-conservadoras; perspetivas feministas e de novos movimentos sociais. 


.  A educação como direito social, entendido a partir das perspetivas de T. H. Marshall.  

. Inclusão/Exclusão: conceitos de exclusão e de inclusão; processos sociais e exclusão; as pessoas imigrantes e direitos (denizens & citizens)

. Diferença como recurso social (Iris Young): o conceito de diferença; distinção de diferença como desigualdade; o debate igualdade vs diferença; contestando a divisão público-privado; para além de igualdade e diferença; um universalismo diferenciado (Ruth Lister)

.  Diversidade e Interculturalidade: um universalismo diferenciado (Ruth Lister); o desafio da diversidade e diferença para a cidadania; redistribuição,reconhecimento, cuidar e solidariedade (John Baker, Kathleen Lynch)

Bibliografia Obrigatória

Bourdieu Pierre; A Miseria do Mundo, Vozes, 2001
Touraine Alain; Iguais e diferentes. ISBN: 972-771-063-8
Arnot Madeleine; Educating the gendered citizen, Routledge, 2009

Observações Bibliográficas

Os textos que se encontram na secção 'documentos' são centrais para a realização dos ensaios desta UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

De atividades de contacto (presencial e online)

 

Exposição teórica e conceptual

          Apresentação de textos por estudantes

Debates


Conferência

 

Acompanhamento tutorial

 

 

 

 

De trabalho autónomo

 

Trabalho de grupo

 

Pesquisa bibliográfica

 

 

Trabalho de campo

 

Preparação de trabalho de grupo

 

 

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 90,00

Obtenção de frequência

A avaliação centra-se no trabalho escrito, em grupo, com uma ponderação de 100%.

O trabalho deverá

1. ter uma extensão de 7000 a 8000 palavras

2. incidir sobre temáticas da UC como direitos, cidadania, inclusão/ exclusão, diversidade cultural, género ou outros estudados, no programa da UC

3. estabelecer diálogo com 4 ou 5 autores de referência da UC (em "documentos" e organizados por categorias temáticas)

4. conter referências bibliográficas corretamente integradas (Normas da APA, adaptadas pela revista Educação Sociedade e Culturas, do CIIE)

5. O envio de trabalhos é por email para Eunice Macedo (eunice@fpce.up.pt) 8 de junho (época normal); 6 de julho (época de recurso)

 

Alternativas de avaliação:

Alternativa A - Elaboração de trabalho de pesquisa focando problema relacionado com temáticas abordadas na UC (referidas em 2)

1 - Na impossibilidade de realização de trabalho empírico, este trabalho terá um caráter de debate concetual, podendo partir (ou não) de uma experiência vivida

2 –Deverá incluir um diálogo crítico e interpretativo entre as perspetivas de 4 ou 5 autores e

3 - um posicionamento teórico pessoal face ao debate

3.1. Pode ser incorporado numa secção dedicada a linhas conclusivas, ou ao longo do texto, identificando claramente o que é o pensamento próprio e o dos autores/as)

4 - Esta modalidade, aproxima-se mais do ensaio convencional

 

Alternativa B - Apresentação aprofundada de ensaio sobre obra selecionada com docente

O ensaio terá que incorporar, por escrito:

1. uma visão global, com foco no fio condutor do livro,

2. apresentação breve da sua estrutura e

3. apresentação particular de dois/ três capítulos mais diretamente cruzados com os conteúdos da UC.

3.1. A análise dos 2 ou 3 capítulos selecionados (referidos em 3.), é em diálogo crítico e interpretativo, com 4 ou 5 autores de referência da UC.

4. Incluir um posicionamento pessoal face às perspetivas estudadas

 

Alternativa  C - Elaboração de um ensaio sobre um filme ou romance

 O ensaio escrito deverá conter,
1. Imagens selecionadas do filme (PrintScreen)
2. Descrição brevíssima do filme
3. Acentuação da articulação com a UC (autores e conceitos centrais)
4. Seleção (e justificação) de 3 ou 4 cenas, ilustrativas do debate
5. Seleção (e justificação) de 2 ou 3 personagens que permitam compreender simbolicamente os eixos do debate
6. Identificação de uma problemática na leitura do filme ou do romance relevante para a UC
7. Desconstrução de um olhar a partir de contributos selecionados da UC, em particular com recurso a 4 ou 5 textos a selecionar em 'Documentos', pondo em diálogo crítico e interpretativo as perspetivas desses autores e assumindo um posicionamento teórico face ao debate

 

Alternativa D - Elaboração de ensaio a partir de uma imagem

O ensaio escrito terá que incorporar, 

1. Imagem (com referência à fonte)

2. Descrição ‘inócua’ da imagem (Como se a pessoa leitora não a visse)

3. Interpretação pessoal da imagem e justificação pessoal da sua escolha

4. Articulação intensa com as temáticas abordadas na UC,

5. Análise teoricamente informada, pondo em diálogo crítico e interpretativo as perspetivas desses autores

6. Assunção de um posicionamento teórico face ao debate


NOTA: Devendo os diferentes aspetos constar da alternativa escolhida por cada estudante, este documento É uma orientação e NÃO É uma definição rígida de estruturação. São bem-vindas propostas criativas, desde que os diferentes aspetos sejam considerados.

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. 
1. O ensaio terá uma ponderação de 100%.  

 

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não possam frequentar as aulas, deverão contactar a docente desde o início das aulas. Deverão realizar o trabalho ou ensaio mencionado, que terá de ser acompanhado pela docente em sessões tutoriais, e deverá ser apresentado no final perante colegas. Para além disso, além do ensaio acima referido, deverão entregar uma ficha de leitura (em datas a combinar com a docente).

 

 

 

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes têm a possibilidade de reformular o trabalho escrito ou, em casos específicos, realização de prova oral.

Observações

Bibliografia Obrigatória
Arnot, Madeleine (2009)"Educating the global citizen" in Educating the Gendered Citizen (pp.223-251), New York: Routledge. 

Bernstein, Basil (1996). Pedagogy, symbolic control and identity. London: Taylor & Francis

Bourdieu, Pierre (1999) A miséria do mundo (pp. 683-713), Petrópolis: Editora Vozes.
Costa, Alfredo Bruto da (1998) Exclusões, Lisboa: Gradiva.
Fraser, Nancy e Gordon, Linda (1995) "Contrato versus Caridade: porque não existe cidadania social nos Estados Unidos?" in Revista Crítica de Ciências Sociais, 42, 27-52
Lister, Ruth (2007) “Inclusive Citizenship: realizing the potential” in Citizenship Studies, 11 (1), 49-61
Marshall, T.H. (1967) "Cidadania e Classe Social? in Cidadania, Classe Social e Status", pp. 57-114, Rio: Zahar Editores, 1950
Stoer, Stephen (). Educação inter/multicultural e reconversão dos processos locais de socialização. In Stephen Stoer, Luiza Cortesão & José Alberto Correia (Orgs) Transnacionalização da educação: Da crise da educação à ‘educação’ da crise. (pp. 241-275)

Stoer, Stephen R. & Magalhães, António (2005) A Diferença Somos Nós ? a gestão a mudança social e as políticas educativas e sociais, Porto: Afrontamento

Touraine, Alain (1997) Iguais e diferentes, poderemos viver juntos? (pp. 127-172), Lisboa: Instituto Piaget.   

Touraine, Alain (2000) Can we live together? (pp 265-287). Stanford (CA): Polity Press   

 

Bibliografia complementar
Araújo, Helena C. (2007) "Cidadania na sua polifonia - debates nos estudos de educação feministas", Educação, Sociedade e Culturas, 25, 83-116.
Arnot, Madeleine (2007) "Masculinidades de classse trabalhadora, escola e justiça social: revisitando o significado sociológico de Paul Willis em Learning to Labour", Educação, Sociedade e Culturas, 25, 9-42.
Benhabib, Sheila (2004) The Rights of Others? Aliens, residents and citizens, Cambridge: Cambridge University Press.
Bolivar, Antonio (2007) Educación para la ciudadanía ? algo más que un asignatura, Barcelona: Ed. Graó.
Casanova, Maria José (2009) Etnografia e Produção de Conhecimento - reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses, Lisboa: ACIDI
Estêvão, Carlos (2007) "Direitos Humanos, Justiça e Educação", in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 43-81.
Fonseca, Laura (2007) "Corpo falado: sexualidades, poder e educação" in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 135-168.
Fonseca, Laura (2009) Justiça social e educação, Porto:Afrontamento.
Heater, Derek (2005) What is Ciizenship?, Cambridge: Polity Press
Lanskey, Caroline (2010) "Citizenship  education for young people in secure institutions in England and Wales in Educação, Sociedade e Culturas,30, 41-56 
Perrenoud, Philippe (2005) Escola e cidadania ? o papel da escola na formação para a democracia, Porto Alegre: Artmed
Santos, Boaventura Sousa (2000) A crítica da razão indolente, (pp. 209-235), Porto, Edições Afrontamento.
Touraine, Alain (1995) O racismo hoje, in M. Wieviorka,  (org.) Racismo e Modernidade, (pp.25-43), Lisboa: Bertrand Editora.
Torres, Carlos A. (2007) "El lugar de las diversidades y de ls ciudadanias en la sociologia de la Educación, in Revista Portuguesa de Educação, 20 (1), 7-45
Young, Iris M. (2000) Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press
Zimenkova, Tatiana (2011) "Diversity: Future project or current challenge? Construction of the term diversity within citizenship education in Europe in Educação, Sociedade e Culturas, 32, 23-40

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