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Narratividades dos Sujeitos e a Construção de Objetos de Investigação

Código: DE334     Sigla: NSCOI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 29-05-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 20 Plano Oficial 1 - 12 98 324
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-04-17.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Modo de trabalho, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Enquanto unidade curricular nuclear no domínio ‘Educação, Comunidades e Mudança Social’, mobiliza o campo da experiência do sujeito em formação, procurando aprofundar os modos pelos quais a narrativa experiencial pode fundamentar a construção de objetos de investigação, i.e., de que modos o sujeito que se narra constrói na narração a pertinência de objetos de estudo.

São objetivos da unidade curricular:

1 – Proporcionar um exercício de explicitação narrativa suscetível de fundar a construção de objetos de investigação;

2 – Identificar a construção dos objetos de investigação na sua relação com as temáticas do domínio e, muito particularmente, com as ciências da educação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes terão desenvolvido competências de:

  1. Construção de um objeto de investigação e estruturação de um plano de investigação/ação;
  2. Identificação da pertinência do seu objeto de investigação no campo lato das ciências da educação.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

I - Disposições metodológicas

1 – Experiência e prática

2 – A narrativa

3 – A entrevista de explicitação

II – Aulas temáticas (a identificar pelos docentes)

III – Construção de um objeto e de uma problemática de investigação

IV - Elaboração do projeto de tese

Bibliografia Obrigatória

Benjamin Walter; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-177-0
Pardy, John; Vaz, Henrique; Experience and practice in the knowledge on offer in adult education , Not edited, 2013
Vermersch Pierre; L.entretien d.explicitation. ISBN: 2-7101-1074-1

Bibliografia Complementar

Cavaco Carmen; Aprender fora da escola. ISBN: 972-8036-46-9
Denzin Norman K.; Interpretive interactionism. ISBN: 0-8039-3003-8
Demazière Didier; Analyser les entretiens biographiques. ISBN: 2-09-190434-1
Ferrarotti Franco; Histoire et histoires de vie. ISBN: 2-86563-057-9
Lahire Bernard 1963-; Retratos sociológicos. ISBN: 85-363-0212-7
Merrill, Barbara; West, Linden; Biographical methods in social research, SAGE, 209

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tratando-se de uma unidade curricular que visa, em última análise, que os estudantes definam um projeto de investigação, e que o faz por via do discurso na primeira pessoa, serão exploradas metodologias participativas, embora guiadas por um conjunto de instrumentos metodológicos como conceptuais. Para o efeito, as sessões de formação compreenderão:

- Alguns recursos de natureza metodológica, os quais procuram, por via da narrativa, a explicitação daquelas mesmas indagações;

- Um conjunto de sessões temáticas, a identificar pelos docentes da unidade curricular;

- Um conjunto de sessões de trabalho visando a definição dos objetos e problemáticas de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 22,00
Elaboração de projeto 64,00
Estudo autónomo 162,00
Frequência das aulas 76,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá como componentes a apresentação  de uma proposta de estágio, projeto ou investigação e a elaboração final, por escrito, da mesma (100%). Todos os trabalhos serão classificados numa escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão elaborar o trabalho de estágio/dissertação/projeto e proceder à sua discussão com os docentes da UC. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação supõe a reformulação do trabalho final de estágio/investigação/projeto, classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Observações

Não aplicável
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