Narratividades dos Sujeitos e a Construção de Objetos de Investigação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Ciências da educação |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 29-05-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
20 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
98 |
324 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Enquanto unidade curricular nuclear no domínio ‘Educação, Comunidades e Mudança Social’, mobiliza o campo da experiência do sujeito em formação, procurando aprofundar os modos pelos quais a narrativa experiencial pode fundamentar a construção de objetos de investigação, i.e., de que modos o sujeito que se narra constrói na narração a pertinência de objetos de estudo.
São objetivos da unidade curricular:
1 – Proporcionar um exercício de explicitação narrativa suscetível de fundar a construção de objetos de investigação;
2 – Identificar a construção dos objetos de investigação na sua relação com as temáticas do domínio e, muito particularmente, com as ciências da educação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes terão desenvolvido competências de:
- Construção de um objeto de investigação e estruturação de um plano de investigação/ação;
- Identificação da pertinência do seu objeto de investigação no campo lato das ciências da educação.
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
I - Disposições metodológicas
1 – Experiência e prática
2 – A narrativa
3 – A entrevista de explicitação
II – Aulas temáticas (a identificar pelos docentes)
III – Construção de um objeto e de uma problemática de investigação
IV - Elaboração do projeto de tese
Bibliografia Obrigatória
Benjamin Walter;
Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-177-0
Pardy, John; Vaz, Henrique; Experience and practice in the knowledge on offer in adult education , Not edited, 2013
Vermersch Pierre;
L.entretien d.explicitation. ISBN: 2-7101-1074-1
Bibliografia Complementar
Cavaco Carmen;
Aprender fora da escola. ISBN: 972-8036-46-9
Denzin Norman K.;
Interpretive interactionism. ISBN: 0-8039-3003-8
Demazière Didier;
Analyser les entretiens biographiques. ISBN: 2-09-190434-1
Ferrarotti Franco;
Histoire et histoires de vie. ISBN: 2-86563-057-9
Lahire Bernard 1963-;
Retratos sociológicos. ISBN: 85-363-0212-7
Merrill, Barbara; West, Linden; Biographical methods in social research, SAGE, 209
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tratando-se de uma unidade curricular que visa, em última análise, que os estudantes definam um projeto de investigação, e que o faz por via do discurso na primeira pessoa, serão exploradas metodologias participativas, embora guiadas por um conjunto de instrumentos metodológicos como conceptuais. Para o efeito, as sessões de formação compreenderão:
- Alguns recursos de natureza metodológica, os quais procuram, por via da narrativa, a explicitação daquelas mesmas indagações;
- Um conjunto de sessões temáticas, a identificar pelos docentes da unidade curricular;
- Um conjunto de sessões de trabalho visando a definição dos objetos e problemáticas de investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
22,00 |
| Elaboração de projeto |
64,00 |
| Estudo autónomo |
162,00 |
| Frequência das aulas |
76,00 |
| Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação terá como componentes a apresentação de uma proposta de estágio, projeto ou investigação e a elaboração final, por escrito, da mesma (100%). Todos os trabalhos serão classificados numa escala de 0 a 20.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão elaborar o trabalho de estágio/dissertação/projeto e proceder à sua discussão com os docentes da UC. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação supõe a reformulação do trabalho final de estágio/investigação/projeto, classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Observações
Não aplicável