Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > DE222

Infância, Crianças e Sociedade - Questões de Educação

Código: DE222     Sigla: ICSQE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 16-09-2019 a 20-12-2019)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 20 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo proporcionar aos estudantes um contacto alargado com as principais abordagens e respetivos conceitos acerca da infância como construção socio-histórica de tipo geracional e das crianças como actores sociais e cidadãs, bem como temas e problemas associados, a ainda campos de acção e de investigação em que se articula  a relação infância/crianças e questões da educação contemporanea

Resultados de aprendizagem e competências

Competências e Resultados da aprendizagem

- conhecer e compreender o enquadramento conceptual proposto pelos Estudos Sociais da Infância

- conhecer e compreender o enquadramento conceptual e prático (legal, institucional, etc.) que preside à forma de pensar e agir em educação nas suas articulações a nível formal, não formal e informal por relação com a infância enquanto estrutura social e as crianças enquanto actores sociais e cidadãs

- identificar problemas e elaborar problemáticas de investigação e de intervenção em educação, na sua articulação própria, por relação com as questões colocadas pela categoria social infância e pelas crianças;

- recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, nacional e internacional, acerca da relação entre infância/crianças e educação, segundo as temáticas em estudo e os modos de concretizar a avaliação

- aprofundar o conhecimento sobre programas, projectos e instituições vocacionadas directa e indirectamente para as crianças em matéria de educação;

- realizar uma pesquisa empírica que permita produzir conhecimento passível de orientar a escolha dos contextos de investigação e de estágio


- produzir um documento escrito - um projecto de investigação ou de estágio a realizar no ano seguinte, teórica e metodologicamente fundamentado e argumentado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Estudos Sociais da Infância - definição de um campo de estudos

2. Infância e as crianças na Sociologia da Infância - perspetivas teóricas
2.1. A infância como uma estrutra geracional, a ordem geracional e processos de geracionalização
2.2. A infância como uma construção socio-histórica
2.3. As crianças com atres sociais e as culturas infantis

3. Infância, educação e sociedade
3.1. processos de familialização, institucionalização e individuação
3.2. pluralidade de socializações e heterogeneidade de papeis sociais das crianças
3.3. processos de globalização cultural e infância

4. Infância e direitos
4.1. Convenção ds Direitos das Crianças - protção, provisão e participação
4.2. Direitos de participação e infância
4.3. Processos de participação das crianças

Bibliografia Obrigatória

Corsaro William A.; Sociologia da infância. ISBN: 978-85-363-2539-2
Ferreira Maria Manuela Martinho; A^gente gosta é de brincar com os outros meninos!. ISBN: 972-36-0740-9
Ferreira Manuela; Do^"avesso" do brincar ou...as relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construç
James Allison; Theorizing childhood. ISBN: 0-7456-1565-1
Sarmento Manuel 557; Estudos da infância. ISBN: 978-85-326-3716-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Modelo teórico-prático, integrando:

- momentos de apresentação estruturada de conteúdos;

-debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados;

- discussão e debate em torno das pesquisas em curso relativas à detecção e problematização dos contextos futuros de investigação e de estágio;

O trabalho autónomo contempla a pesquisa teórica, o trabalho de campo e a preparação da divulgação do conhecimento produzido.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A possibilidade de usufruir da modalidade de avaliação distribuída supõe a presença em pelo menos 75% das horas de contacto lectivo.

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente, os casos previstos na lei, nomeadamente os/as trabalhadores estudantes, devendo estes contactar a docente 20 dias após o início do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final


  1. produção de trabalho escrito final (pré-projecto de estágio ou de investigação) que corresponde a 50% da classificação final;





  1. realização de trabalho de campo e pesquisa teórica com vista à redacção de um projecto de investigação ou de intervenção/estágio e que corresponde a 30% da nota final 





  1. a participação presencial nos seminários de orientação corresponde a 20% da classificação final




A fraude cometida na realização de uma prova — em qualquer das suas modalidades — implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

PARA ISSO, OS ESTUDANTES DEVEM CONTACTAR OS DOCENTES NO INÍCIO DO SEMESTRE

Melhoria de classificação

Os/as estudantes podem efectuar melhoria de classificação final desta unidade curricular apenas uma vez, na época de recurso e de acordo com modalidade a acordar com a docente.

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efectuada.

Observações

esta FUC está ainda na sua fase preparatória. Uma versão final e aprovada pelas docentes da uc será apresentada aos estudantes.

Após a discussão da proposta de avaliação com os estudantes esta será finalizada.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 21:29:31 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico