| Código: | DE222 | Sigla: | ICSQE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 20 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Competências e Resultados da aprendizagem
- conhecer e compreender o enquadramento conceptual proposto pelos Estudos Sociais da Infância
- conhecer e compreender o enquadramento conceptual e prático (legal, institucional, etc.) que preside à forma de pensar e agir em educação nas suas articulações a nível formal, não formal e informal por relação com a infância enquanto estrutura social e as crianças enquanto actores sociais e cidadãs
- identificar problemas e elaborar problemáticas de investigação e de intervenção em educação, na sua articulação própria, por relação com as questões colocadas pela categoria social infância e pelas crianças;
- recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, nacional e internacional, acerca da relação entre infância/crianças e educação, segundo as temáticas em estudo e os modos de concretizar a avaliação
- aprofundar o conhecimento sobre programas, projectos e instituições vocacionadas directa e indirectamente para as crianças em matéria de educação;
- realizar uma pesquisa empírica que permita produzir conhecimento passível de orientar a escolha dos contextos de investigação e de estágio
- produzir um documento escrito - um projecto de investigação ou de estágio a realizar no ano seguinte, teórica e metodologicamente fundamentado e argumentado.
Modelo teórico-prático, integrando:
- momentos de apresentação estruturada de conteúdos;
-debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados;
- discussão e debate em torno das pesquisas em curso relativas à detecção e problematização dos contextos futuros de investigação e de estágio;
O trabalho autónomo contempla a pesquisa teórica, o trabalho de campo e a preparação da divulgação do conhecimento produzido.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
A possibilidade de usufruir da modalidade de avaliação distribuída supõe a presença em pelo menos 75% das horas de contacto lectivo.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente, os casos previstos na lei, nomeadamente os/as trabalhadores estudantes, devendo estes contactar a docente 20 dias após o início do semestre.
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
PARA ISSO, OS ESTUDANTES DEVEM CONTACTAR OS DOCENTES NO INÍCIO DO SEMESTRE
Os/as estudantes podem efectuar melhoria de classificação final desta unidade curricular apenas uma vez, na época de recurso e de acordo com modalidade a acordar com a docente.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efectuada.
esta FUC está ainda na sua fase preparatória. Uma versão final e aprovada pelas docentes da uc será apresentada aos estudantes.
Após a discussão da proposta de avaliação com os estudantes esta será finalizada.