Escrita e Ciência
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
62 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivos: - Valorizar a leitura e a escrita como práticas privilegiadas da comunicação em ciência. - Pensar criticamente sobre temas das ciências sociais e humanas. - Compreender a escrita enquanto utensílio do pensamento. - Usar a escrita como meio de expressão e auxiliar do pensamento. - Conhecer os principais formatos da comunicação científica. - Utilizar eficientemente algumas ferramentas de apoio à produção escrita. - Conhecer e desenvolver estratégias pessoais de escrita. - Monitorizar e regular a escrita de acordo com os princípios da escrita científica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: - Valorizar a leitura e a escrita como práticas privilegiadas da comunicação em ciência. - Pensar criticamente sobre temas das ciências sociais e humanas. - Compreender a escrita enquanto utensílio do pensamento. - Usar a escrita como meio de expressão e auxiliar do pensamento. - Conhecer os principais formatos da comunicação científica. - Utilizar eficientemente algumas ferramentas de apoio à produção escrita. - Conhecer e desenvolver estratégias pessoais de escrita. - Monitorizar e regular a escrita de acordo com os princípios da escrita científica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Sensibilização à leitura e à escrita. - Criatividade e expressão de ideias. - Informação e pensamento crítico. - A mecânica da escrita: a frase, pontuação, coesão, tipos de texto. - Ferramentas de apoio à escrita: prontuários, gramáticas e gestão bibliográfica. - Princípios da escrita científica. - Formas e funções da comunicação científica. - Metaconhecimento sobre a escrita: planeamento, textualização, revisão e coerência.
Bibliografia Obrigatória
Kellogg Ronald T.;
The^psychology of writing. ISBN: 0-19-512908-3
Cunha, C., & Cintra, L. ; Nova Gramática do Português Contemporâneo, João Sá da Costa, 200
Elbow, P; Writing With Power: Techniques for Mastering the Writing Process (2nd ed.), Oxford University Press, 1998
Fawcett, S.; Evergreen: A Guide to Writing with Readings (9th ed.), Wadsworth, 2010
Lau, J. Y. F.; An Introduction to Critical Thinking and Creativity: Think More, Think Better, Wiley, 2011
Moore, R., & Parker, B. N. ; Critical Thinking (9th ed.), McGraw-Hill, 2009
Tredinnick, M.; Writing Well: The Essential Guide, Cambridge University Press, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões ocorrem semanalmente e funcionam maioritariamente no formato de oficina de escrita. As sessões têm por base um conjunto de leituras requeridas a cada estudante, a sua discussão, a utilização de ferramentas de apoio à produção escrita e a realização de diversos exercícios de escrita. O curso tem uma componente online (http//moodle.up.pt) onde são disponibilizados materiais de apoio às sessões presenciais.
Software
Turnitin
Endnote
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Escrita
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas > Português
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
39,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de campo |
2,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
As sessões estão sujeitas à verificação de assiduidade. Os estudantes que faltem a mais de 25% das aulas realizadas perdem a frequência da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída com exame final. Na avaliação da UC são ponderados as seguintes componentes: a) trabalho escrito, b) exame. O peso destas componentes na avaliação final é a) 50%, b) 50%. Os elementos de avaliação escrita são submetidos através da plataforma moodle e fazendo uso da ferramenta Turnitin. Todas as classificações de todas as componentes serão expressas na escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. Nessa medida, a participação nas aulas pode ser substituída pela realização de um trabalho escrito adicional, cuja ponderação será à mesma prevista na alinea b da fórmula de cálculo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
Melhoria de classificação
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto. A melhoria incide apenas sobre a componente de exame escrito