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Seminário de Investigação

Código: MTP05     Sigla: SEMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 17-09-2018 a 15-12-2018)

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407598
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 14 Plano Oficial 2 - 6 90 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas).

 O Seminário de Investigação tem como objectivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projecto individual de investigação, especificamente saber:

1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação

2- Como considerar as implicações éticas da investigação

3- Como avaliar o trabalho realizado

4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam

Resultados de aprendizagem e competências

1- Retirar conclusões da investigação conduzida

2- Apresentar resultados de investigação seguindo uma hipótese lógica apoiada pelos dados

3- Avaliar o trabalho realizado (o método e os resultados)

4- Sintetizar, expor e discutir de forma perceptível e estimulante a investigação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa



  1. A partir dos quadros teóricos e das metodologias de investigação num domínio específico da Psicologia (definidos de acordo com cada uma das áreas temáticas do MTP) o programa aborda as questões que se colocam (1) na interpretação de dados da investigação empírica, (2) na apresentação de resultados de investigação seguindo uma hipótese lógica apoiada pelos dados, a (3) avaliar da investigação empírica (método e os resultados) e na (4) exposição e discussão sintetizada, perceptível e estimulante da investigação



Bibliografia Obrigatória

vários; vários (Obras e artigos sobre o tema específico do projeto de investigação)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de Contacto: Sessões de orientação pessoal de tipo tutorial; apresentação de trabalhos de campo/de preparação de instrumentos pelos estudantes; avaliação formativa e sumativa

Convite a especialistas criando oportunidades de potenciar e diversificar a formação dos estudantes; Partilha entre os estudantes das diferentes experiências profissionais/em diferentes domínios científicos

Trabalho autónomo: leitura e análise de textos; realização de tarefas de investigação; preparação da apresentação da investigação realizada.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão estar presentes num mínimo de 75% das horas de contacto, assistir a aulas seleccionadas, reunir com o orientador e apresentar oralmente uma síntese do trabalho de investigação realizado, na qual deverão atingir a nota mínima de 9,5 valores numa escala de 0 a 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida através da seguinte fórmula: 30% pela avaliação contínua do orientador e 70% pelo trabalho apresentado oralmente.

Trabalho de estágio/projeto

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade. Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Melhoria de classificação

Não aplicável
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