Psicologia Intercultural
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
63 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Uma perspectiva intercultural pode contribuir para o enriquecimento da nossa compreensão sobre investigação clássica e actual das áreas mais importantes da psicologia. A diversidade cultural constitui efectivamente um dos tópicos mais importantes com que se encara hoje em dia a psicologia. O nosso mundo tem-se tornado cada vez mais diverso na escola, no trabalho, na igreja, no lazer, em casa, na rua. A diversidade acarreta um desafio a cada um de nós nas nossas vidas quotidianas. Pretende-se com esta unidade curricular perspectivar a questão da diversidade humana no estudo da psicologia.
Resultados de aprendizagem e competências
o Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão ao nível das relações interculturais;
o Aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão ao contexto português;
o Comprovar capacidade de resolução de problemas interculturais;
o Incentivar competências de comunicação intercultural;
o Valorizar a diversidade e a multiculturalidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os temas a abordar giram em torno de oito capítulos:
1. A Psicologia Intercultural em perspectiva
2. Metodologia da investigação intercultural
3. Cultura, self e personalidade
4. Cultura e processos psicológicos básicos em contexto cultural: percepção, cognição e emoção
5. Cultura e género
6. Cultura e comportamento social
7. Cultura e questões sociais
8. Contacto intercultural
Bibiografia básica
Keith, K. (2013). The encyclopedia of cross-cultural Psychology, Volumes 1-3. New York, NY: Wiley Blackwell.
Neto, F. (2012). Estudos de Psicologia Intercultural, vol. II Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Neto, F. (2010). Portugal Intercultural: Aculturação e adaptação de jovens de origem imigrante. POrto: Livpsic.
Neto, F. (2002). Psicologia Intercultural. Lisboa: Universidade Aberta.
Bibliografia Obrigatória
Neto Félix;
Psicologia intercultural. ISBN: 972-674-376-1
Bibliografia Complementar
Neto Félix 570;
Psicologia social aplicada. ISBN: 972-674-421-0
Neto Félix;
Estudos de psicologia intercultural. ISBN: 972-31-0769-4 (vol.1)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas apresentar-se-ão sínteses, demonstrações, vídeos, aplicações, actividades de grupo. Todavia o mais importante é que os estudantes participem activamente no processo de apredizagem. Actividades do estudante permitindo a aquisição dessas competências: leitura; reflexão crítica; estudos laboratorias e de campo; estudos de casos, discussões.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
50,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Frequência das aulas |
27,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A frequência das aulas é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Realização de um trabalho (50% da nota);
- Realização de teste (50% da nota).
A nota final será expressa numa escala de 0-20.
Nota inferior a 8 no trabalho ou no teste corresponde a reprovação.
Melhoria de classificação
A época de recurso pode ser utilizada para realizar a componente teórica (50%) para aqueles estudantes que tiverem faltado, reprovado no teste ou para melhoria de classificação.
Está prevista a melhoria da classificação no teste (50%), uma única vez, até à época de recurso do ano lectivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.