| Código: | MTP01 | Sigla: | MEIP I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologia da Investigação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407601 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MTP | 27 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.
No final desta Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Refletir sobre as questões éticas e deontológicas que se colocam no âmbito da investigação em Psicologia; Aplicar os princípios éticos que norteiam a investigação em Psicologia;
- Conhecer os processos e conceitos fundamentais de investigação científica em Psicologia e dominar a terminologia e linguagem científicas;
- Possuir um espírito de reflexão crítica sobre as abordagens à recolha de dados, tratamento, análise e resultados de investigações no domínio da Psicologia;
- Compreender a validade científica (em particular, interna e externa) e aplicar estes conceitos para avaliar a qualidade da investigação;
- Compreender aspetos que afetam a fidelidade, generalização e replicabilidade da investigação;
- Seleccionar técnicas e métodos de investigação adequados aos objetos, contextos e questões de investigação;A investigação em Psicologia:
- A ética na investigação em Psicologia;
- Etapas do processo de investigação;
- Conceitos chave;
- Pesquisa bibliográfica em bases de dados;
- Regras da APA;
- Técnicas de recolha de dados;
- Investigações quantitativas e qualitativas;
- Escalas, questionários, observações e entrevistas: tipos de variáveis e métodos de análise
- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos e a exemplos práticos
- discussão em grande grupo ou em pequenos grupos
- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado
Trabalho autónomo dos estudantes:
- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica
- atividades de leitura e análise de textos científicos
- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula
- organização de um portefólio com os trabalhos realizados ao longo do semestre.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | |
| Elaboração de projeto | 0,00 |
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Frequência das aulas | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação através do portfolio (30%), apresentação oral de um artigo científico (10%) e avaliação por exame final (60%)
Condições de Frequência: A obtenção de frequência implica que o/a estudante: (i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula e organize os materiais num portfolio, (iii) realize os trabalhos propostos.
A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes: Componente teórica = 60% + componente prática = 40%.
A classificação da componente teórica corresponde à classificação obtida na realização de um exame final individual.
A classificação da parte prática envolve uma avaliação distribuida individual: a) apresentação oral de um artigo científico (10%) + b) construção de um portefólio (30%).
É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática).
A classificação final terá de corresponder a uma classificação igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores) na unidade curricular.
Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação apenas na componente de avaliação correspondente à Parte Teórica.
A classificação da parte teórica corresponde à classificação obtida na realização de um exame final individual (60%).
Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (40%). Considera-se a classificação anteriormente obtida.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota da componente de exame final, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e desde que a unidade curricular tenha exame previsto.