| Código: | P206 | Sigla: | TPIQ |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 138 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
Avaliar criticamente os conhecimentos produzidos em Psicologia, como resultado da experiência de participação numa pesquisa em meio natural;
Melhorar aptidões de pesquisa e revisão bibliográfica e de comunicação oral e escrita de conceitos teóricos e resultados empíricos revistos que permitam a formulação e fundamentação de hipóteses viáveis;
Aprofundar competências de recolha de dados através de administração de instrumentos de medida, avaliação das as suas qualidades psicométricas, tratamento de dados estatísticos e interpretação e discussão de resultados.
Compreender a articulação das fases do processo que conduz à construção de conhecimento em Psicologia, aplicando de uma forma integrada as competências de metodologia e estatística adquiridas previamente;
Avaliar vantagens e limitações dos estudos, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados de estudos correlacionais;
Desenvolver competências de trabalho de grupo e de resolução de problemas.
- Pesquisa e revisão da literatura no domínio da problemática de investigação definida; - Seleção das referências bibliográficas mais relevantes e apresentação oral em grupo dos principais conceitos teóricos e resultados empíricos. - Formulação e fundamentação de hipóteses de investigação e identificação do estatuto das variáveis incluídas. - Seleção de instrumentos de avaliação estandardizados adequados, avaliando a sua adequação e qualidades psicométricas. - Seleção e contacto de participantes para a amostra, mediante consentimento informado. - Recolha de dados através de instrumentos de avaliação estandardizados junto da amostra selecionada. - Codificação, inserção, tratamento e análise de dados, aplicando os procedimentos estatísticos mais adequados atendendo às características dos dados e às hipóteses formuladas. - Interpretação e discussão dos resultados obtidos e sua apresentação oral; - Redação de artigo científico relativo ao estudo realizado ao longo do semestre.
-A metodologia de ensino é teórico-prática, sobretudo prática, decorrendo no contexto de pequeno grupo: em cada 1 das 5 turmas práticas são formados 5 grupos de trabalho. As exposições teóricas resumem-se à apresentação inicial da problemática em estudo e breves sistematizações de conteúdos previamente adquiridos, sobretudo nas UC de Estatística e Metodologia. As docentes orientam, discutem e supervisionam as tarefas que são realizadas em grupo de uma forma semi-autónoma. A avaliação é contínua. As tarefas realizadas em grupo ao longo do semestre têm a ponderação de 50% na classificação final: ficha de leitura resultante da pesquisa e revisão bibliográfica, apresentação oral da revisão, formulação e fundamentação de hipóteses, recolha e tratamento de dados, interpretação e discussão de resultados e sua apresentação oral. Os restantes 50% são atribuídos à nota obtida no artigo científico que integra as actividades desenvolvidas na UC e que pode ser redigido em grupo ou individualmente.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho de investigação | 78,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 162,00 |
- Frequência e participação nas diversas fases de investigação; - Realização com aproveitamento das tarefas propostas. - Redação de artigo científico.
Avaliação contínua da qualidade da participação, e atividades realizadas em grupo nas diversas fases de investigação: fichas de leitura e apresentação da pesquisa e revisão da literatura, formulação e fundamentação das hipóteses, recolha e tratamento de dados e apresentação e discussão de resultados (50%) + Redação de artigo científico, individual ou em grupo, no final da pesquisa (50%).
Perante a existência de alguma particularidade do(a) estudante que comprovadamente o/a impeça de participar de modo regular nas actividades propostas, pode ser dispensado(a) da participação do projecto a implementar no contexto de sala de aula. Nesse caso, realizará um projecto de investigação individualmente, com supervisão da docente, que culminará com a entrega de um artigo científico no final do semestre.
A classificação atribuída à avaliação contínua não é passível de ser melhorada; Apenas pode existir melhoria da classificação mediante reformulação e/ou melhoramento de artigo científico na época de recurso em que a UC for realizada.