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Ética e Deontologia em Psicologia

Código: P404     Sigla: EDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=808
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 181 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Inês Maria Guimarães Nascimento 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-09-19.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tornar os estudantes capazes de:

1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.

2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.

3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).

4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.

5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.

6. Reconhecer a importância das aprendizagens realizadas sobre ética e deontologia aplicando-as ao/no contexto imediato da sua formação académica enquanto estudantes de psicologia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.

2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.

3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).

4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente  o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses identificando, a partir dele, padrões de qualidade do exercício profissional.

5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.

6. Reconhecer a importância das aprendizagens realizadas sobre ética e deontologia aplicando-as ao/no contexto imediato da sua formação académica enquanto estudantes de psicologia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da ação humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" profissional; caracterização da profissão de psicólogo.

2. Natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética, deontologia, cultura e política na intervenção e na investigação psicológicas.

3. Definição de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma aprendizagem reflexiva sobre a prática profissional ética e deontologicamente competente.

4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.

5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos associados ao exercício profissional da Psicologia e, mais imediatamente, a situações relacionadas com o comportamento dos estudantes durante o processo de formação em meio académico. 

Bibliografia Obrigatória

Bersoff, D.; Ethical conflicts in Psychology (2nd Edition), Washington: American Psychological Association , 1999
Filipe Almeida, Ana Seixas, Paulo Gama, Paulo Peixoto; A fraude académica no ensino superior em Portugal, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015. ISBN: 978-989-26-1069-6
Francis, R., D.; Ética para psicólogos, Lisboa: Instituto Piaget, 2004
Fisher Celia B.; Decoding the ethics code. ISBN: ISBN 0-7619-2619-4
Ordem dos Psicólogos Portugueses ; Código deontológico, Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2011
O.Donohue William ed.; Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: ISBN 0-7619-1189-8
Ricou, M.; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, , Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004
Miguel Ricou; Ética e Deontologia no Exercício Profissional da Psicologia, OPP, 2014

Bibliografia Complementar

American Psychological Association ; Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct, American Psychological Association , 2002
Federação Europeia de Associações de Psicólogos; Código geral de ética para psicólogos. , Federação Europeia de Associações de Psicólogos, 1995
Prilleltensky, I. ; The Morals and Politics of Psychology: Psychological Discourse and the Status Quo , State University of New York Press, 1994
Sequeira, J.; Universidade, Ciência e Sociedade: desafios e fronteiras éticas. , 2014
Taborda, M. (Coord.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992

Observações Bibliográficas

Serão disponibilizadas na página da UC no Moodle referências bibliográficas mais específicas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas iniciais proceder-se-á (1) ao enquadramento teorico e concetual das questões da ética e da deontologia em Psicologia constantes do programa da UC e (2) à exploração dos princípios éticos gerais e específicos do Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.

Seguir-se-á um conjunto de aulas de aplicação dos conteúdos previamente abordados através de exercícios de reflexão e discussão de dilemas éticos centrados na prática da intervenção e da investigação psicológica nos diversos domínios e contextos de exercício profissional dos psicólogos.

A docente dinamizará, a título exemplificativo, um desses exercícios numa das aulas.

Depois disso, em cada aula, será aleatoriamente atribuída a cada um grupos uma vinheta/dilema (previamente elaborada pelos estudantes) que se espera que, fora do tempo de contacto presencial, submetam a raciocínio ético.

No início da aula seguinte, serão identificados pela docente alguns grupos para proceder à exposição e discussão à turma e à docente do processo e resultado do raciocínio ético previamente desenvolvido em torno da vinheta. Os estudantes da turma e a docente produzirão feedback sobre o trabalho realizado pelos grupos em causa que será objeto de avaliação formal.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 18,00
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho escrito 14,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A aprovação nesta unidade curricular depende da obtenção de uma classificação final não inferior a 10 valores. Cada estudante deve poder ser avaliado em relação a cada uma das três componentes da avaliação distribuída e deve obter uma classsificação mínima em cada uma não inferior a 8 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do estudante será estimada a partir das seguintes componentes:

1. Qualidade da vinheta elaborada individualmente contendo um dilema ético-deontológico específico da prática da intervenção/investigação psicológica (25%);

2. Qualidade do desempenho do respetivo grupo no que respeita ao processo de raciocínio ético realizado e apresentado à turma em torno da vinheta/dilema explorado (40%); 

NOTA: Só serão avaliados nesta componente os estudantes que estejam presentes na aula em que o respetivo grupo seja chamado a apresentar/discutir o dilema com a turma/docente. Nessas aulas haverá controlo de presenças. Cada  grupo terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho na aula pelo menos uma vez.


3. Qualidade do trabalho escrito individual desenvolvido por cada estudante em torno do conteúdo de uma vinheta/dilema escolhido de entre o conjunto dos que não tenham sido abordados nas aulas (35%). 

Todas as classificações serão expressas em escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa das aulas) estão sujeitos ao mesmo plano de atividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de classificação dos restantes estudantes. 

NOTA: Os estudantes com estatuto de TE devem, obrigatoriamente, contactar presencialmente a docente na primeira aula do semestre.

Melhoria de classificação

Para recurso ou melhoria de classificação, o estudante deverá realizar um trabalho escrito individual acerca de um tema a definir pelo docente a partir do qual lhe será atribuída uma nova classificação global. 

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