Psicologia do Envelhecimento: Implicações para a prática em contextos clínicos e de saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia Aplicada |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S (de 06-02-2017 a 20-05-2017)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
10 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos acerca da psicologia do envelhecimento numa perspetiva biopsicossocial;
- Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;
- Capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do idoso, os processos e as principais mudanças que aí decorrem;
- Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada;
- Conhecer as diretrizes internacionais para a intervenção com idosos e as suas implicações para a prática;
- Conhecer e refletir acerca das diferentes abordagens de intervenção/prestação de cuidados a idosos e seus familiares;
- Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca do trabalho com idosos em contextos clínicos e de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve ser capaz de:
- Discutir criticamente os desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de novas respostas por parte dos profissionais de saúde e das instituições;
- Posicionar-se e refletir criticamente acerca das atitudes e práticas veiculadas na idade mais avançada;
- Identificar os contextos e temáticas mais significativos do idoso, os processos que aí decorrem e as principais mudanças que se operam, bem como o impacto da reorganização desenvolvimental do indivíduo e/ou dos sistemas em que participa;
- Relacionar as principais problemáticas e necessidades das pessoas de idade avançada com as diferentes possibilidades e abordagens de intervenção;
- Conhecer as diferentes modalidades de prestação de cuidados e as especificidades da prática com pessoas de idades avançadas;
- Elaborar propostas de ação, tendo em conta a avaliação de necessidades e com vista a promoção da qualidade de vida dos mais velhos.
- Conhecer e enquadrar, numa perspetiva multissistémica, o papel do profissional de saúde na promoção do desenvolvimento do idoso.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I - Psicologia Clínica do envelhecimento: desafios e reflexões para a prática com pessoas mais velhas
- O envelhecimento populacional em Portugal e no mundo
- Desafios da longevidade à qualidade de vida e bem-estar
II – O envelhecimento como um processo biopsicossocial
- As perspetiva biológica
- A perspetiva psicológica;
- A sabedoria e a criatividade
- Personalidade
- A cognição e as emoções
- As relações e os papéis sociais;
- As relações de amizade
- As relações familiares e a solidariedade intergeracional
- As relações conjugais: o amor e a sexualidade
- O trabalho e a transição para a reforma
III – Principais problemáticas e desafios na idade avançada
- Perturbações do sono
- A depressão e a solidão
- A Morte, a Perda e o Processo de luto
- O abuso e os maus tratos
- A deterioração cognitiva e as demências
IV –Envelhecimento e promoção da qualidade de vida: diferentes necessidades, diferentes soluções
- Promoção do envelhecimento ativo: saúde, participação e segurança
- Âmbitos e contextos de intervenção com pessoas idosas
- Prática clínica com idosos: orientações internacionais e implicações para a prática
- Prestação de cuidados formais
- Prestação de cuidados familiares
- Cuidados paliativos
- A importância da Avaliação e de uma abordagem multidisciplinar
- A organização de serviços e a resposta integrada de cuidados de saúde
Bibliografia Obrigatória
Firmino, H, Simões, M.R., & Cerejeira, J.; Saúde mental das pessoas mais velhas., Edições Lidel., 2016
Fonseca, Manuel; Envelhecimento, Saúde e Doença. Novos desafios para a prestação de cuidados a idosos. , Coisas de ler, 2014
Paúl, Constança. & Ribeiro, Oscar. ; Manual de Gerontologia. Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: , Edições Lidel. , 2012
Knight, B. G. ; Psychotherapy with older adults (3rd Ed.). New York: Sage. , Sage, 2004
Knight, B. G., Karel, M. J., Hinrichsen, G. A., Qualls, S. H., & Duffy, M. ; Pikes Peak model of training in professional geropsychology. American Psychologist, 64 (3), 205-214. , 2009
Woods, R. T; Handbook of the clinical psychology of ageing, Wiley, 1996
Observações Bibliográficas
Em cada aula serão fornecidas referências bibliográficas mais específicas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC assenta numa dinâmica de ensino-aprendizagem teórico-prática.
Assim, nas atividades da sala de aula serão utilizadas metodologias de exposição e discussão oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo), bem como a fomentação da participação ativa dos estudantes.
Serão criadas, ainda, oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes; de debate, elaboração e reflexão sobre os temas abordados nas aulas, através da visualização e discussão de vídeos, entrevistas, textos, notícias e outros materiais que possam ser alvo de discussão e reflexão de problemáticas da unidade curricular.
Sempre que oportuno serão convidados profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com idosos;
Será incentivado o estudo e pesquisa autónomos do estudante através das leituras presentes em cada sumário.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
54,50 |
| Trabalho laboratorial |
47,50 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O estudante terá que frequentar 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A componente teórica tem uma ponderação de 60% (exame escrito) e a componente prática uma ponderação de 40% (trabalho prático escrito). As classificações obtidas nas duas componentes farão média aritmética, sendo que em cada uma deverá haver uma nota mínima de 8 valores (remetendo, neste caso para a realização de prova oral para a obtenção da classificação mínima de 10 valores.
Em qualquer uma das componentes as notas serão expressas numa escala de 0 a 20.
Em suma: Exame final (60%) + Trabalho prático individual (40%)
Provas e trabalhos especiais
Não existem
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, mas terão que realizar um trabalho extra (a combinar com o docente) caso ultrapassem o numero de faltas permitido.
Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.
Melhoria de classificação
Só existe a possibilidade de melhoria no exame final de recurso