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Psicologia do Envelhecimento: Implicações para a prática em contextos clínicos e de saúde

Código: MTP17     Sigla: PCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2016/2017 - 2S (de 06-02-2017 a 20-05-2017)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 10 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-12-04.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Desenvolver conhecimentos acerca da psicologia do envelhecimento numa perspetiva biopsicossocial;

  • Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;

  • Capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do idoso, os processos e as principais mudanças que aí decorrem;

  • Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada;

  • Conhecer as diretrizes internacionais para a intervenção com idosos e as suas implicações para a prática;

  • Conhecer e refletir acerca das diferentes abordagens de intervenção/prestação de cuidados a idosos e seus familiares;

  • Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca do trabalho com idosos em contextos clínicos e de saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve ser capaz de:


  • Discutir criticamente os desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de novas respostas por parte dos profissionais de saúde e das instituições;

  • Posicionar-se e refletir criticamente acerca das atitudes e práticas veiculadas na idade mais avançada;

  • Identificar os contextos e temáticas mais significativos do idoso, os processos que aí decorrem e as principais mudanças que se operam, bem como o impacto da reorganização desenvolvimental do indivíduo e/ou dos sistemas em que participa;

  • Relacionar as principais problemáticas e necessidades das pessoas de idade avançada com as diferentes possibilidades e abordagens de intervenção;

  • Conhecer as diferentes modalidades de prestação de cuidados e as especificidades da prática com pessoas de idades avançadas;

  • Elaborar propostas de ação, tendo em conta a avaliação de necessidades e com vista a promoção da qualidade de vida dos mais velhos.

  • Conhecer e enquadrar, numa perspetiva multissistémica, o papel do profissional de saúde na promoção do desenvolvimento do idoso.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - Psicologia Clínica do envelhecimento: desafios e reflexões para a prática com pessoas mais velhas


  1. O envelhecimento populacional em Portugal e no mundo

  2. Desafios da longevidade à qualidade de vida e bem-estar


 


II – O envelhecimento como um processo biopsicossocial



  1. As perspetiva biológica

  2. A perspetiva psicológica;

    1. A sabedoria e a criatividade

    2. Personalidade

    3. A cognição e as emoções



  3. As relações e os papéis sociais;

    1. As relações de amizade

    2. As relações familiares e a solidariedade intergeracional

    3. As relações conjugais: o amor e a sexualidade

    4. O trabalho e a transição para a reforma




 


III – Principais problemáticas e desafios na idade avançada




    1. Perturbações do sono

    2. A depressão e a solidão

    3. A Morte, a Perda e o Processo de luto

    4. O abuso e os maus tratos

    5. A deterioração cognitiva e as demências



 


IV –Envelhecimento e promoção da qualidade de vida: diferentes necessidades, diferentes soluções



  1. Promoção do envelhecimento ativo: saúde, participação e segurança

  2. Âmbitos e contextos de intervenção com pessoas idosas

  3. Prática clínica com idosos: orientações internacionais e implicações para a prática

  4. Prestação de cuidados formais

  5. Prestação de cuidados familiares

  6. Cuidados paliativos

  7. A importância da Avaliação e de uma abordagem multidisciplinar

  8. A organização de serviços e a resposta integrada de cuidados de saúde

Bibliografia Obrigatória

Firmino, H, Simões, M.R., & Cerejeira, J.; Saúde mental das pessoas mais velhas., Edições Lidel., 2016
Fonseca, Manuel; Envelhecimento, Saúde e Doença. Novos desafios para a prestação de cuidados a idosos. , Coisas de ler, 2014
Paúl, Constança. & Ribeiro, Oscar. ; Manual de Gerontologia. Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: , Edições Lidel. , 2012
Knight, B. G. ; Psychotherapy with older adults (3rd Ed.). New York: Sage. , Sage, 2004
Knight, B. G., Karel, M. J., Hinrichsen, G. A., Qualls, S. H., & Duffy, M. ; Pikes Peak model of training in professional geropsychology. American Psychologist, 64 (3), 205-214. , 2009
Woods, R. T; Handbook of the clinical psychology of ageing, Wiley, 1996

Observações Bibliográficas

Em cada aula serão fornecidas referências bibliográficas mais específicas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC assenta numa dinâmica de ensino-aprendizagem teórico-prática.

Assim, nas atividades da sala de aula serão utilizadas metodologias de exposição e discussão oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo), bem como a fomentação da participação ativa dos estudantes.

 Serão criadas, ainda, oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes; de debate, elaboração e reflexão sobre os temas abordados nas aulas, através da visualização e discussão de vídeos, entrevistas, textos, notícias e outros materiais que possam ser alvo de discussão e reflexão de problemáticas da unidade curricular.

Sempre que oportuno serão convidados profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com idosos;

Será incentivado o estudo e pesquisa autónomos do estudante através das leituras presentes em cada sumário.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 54,50
Trabalho laboratorial 47,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante terá que frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A componente teórica tem uma ponderação de 60% (exame escrito) e a componente prática uma ponderação de 40% (trabalho prático escrito). As classificações obtidas nas duas componentes farão média aritmética, sendo que em cada uma deverá haver uma nota mínima de 8 valores (remetendo, neste caso para a realização de prova oral para a obtenção da classificação mínima de 10 valores.
Em qualquer uma das componentes as notas serão expressas numa escala de 0 a 20. 

Em suma: Exame final (60%) + Trabalho prático individual (40%)

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, mas terão que realizar um trabalho extra (a combinar com o docente) caso ultrapassem o numero de faltas permitido.

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

Só existe a possibilidade de melhoria no exame final de recurso

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