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Neuroimagiologia Aplicada às Ciências Psicológicas

Código: P854     Sigla: NACP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 14 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC tem como objetivos dotar os estudantes da capacidade para:

  1. Compreender a história e os fundamentos conceptuais da investigação neuroimagiológica e o lugar desta nas Ciências Psicológicas;
  2. Descrever as características gerais dos estudos neuroimagiológicos, considerando as suas potencialidades bem como as suas limitações;
  3. Conhecer as principais técnicas de neuroimagem (CT, MRI, PET/SPECT, fMRI, fNIRS, EEG/MEG) e as respetivas bases biofísicas;
  4. Reconhecer a utilidade da neuroimagem em contextos de investigação científica e aplicados (bem como identificar usos abusivos da neuroimagem);
  5. Compreender as especificidades do desenho experimental em neuroimagiologia;
  6. Dominar as bases do processamento digital de sinais biológicos;
  7. Conhecer os procedimentos específicos de aquisição, processamento, análise e interpretação de dados eletrofisiológicos (EEG) e hemodinâmicos (fMRI).

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

  1. Entender a neuroimagiologia como uma ferramenta metodológica nas Ciências Psicológicas;
  2. Avaliar criticamente estudos neuroimagiológicos;
  3. Reconhecer as diferentes técnicas de neuroimagem;
  4. Considerar os potenciais usos científicos e aplicados da neuroimagiologia;
  5. Desenhar um estudo experimental adequado com recurso a medidas neuromagiológicas;
  6. Efetuar operações fundamentais de processamento digital de sinais biológicos, em particular no que se refere a dados eletrofisiológicos (EEG) e hemodinâmicos (fMRI).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existem pré-requisitos formais para a inscrição nesta Unidade Curricular, mas recomenda-se que os estudantes tenham obtido aproveitamento prévio nas seguintes Unidades Curriculares: Neurociências, Psicofisiologia, Práticas Laboratoriais de Neuropsicofisiologia, Métodos de Investigação em Psicologia, Estatística I, II, e III.

Programa

Os conteúdos programáticos estão organizados em dois módulos temáticos:

1. Módulo I - Enquadramento histórico e conceptual
  1.1. Breve história da Neuroimagiologia e o seu papel nas Ciências Psicológicas
  1.2. Neuroimagem e Inferência Neuropsicológica
  1.3. Revisão geral de neuroanatomia funcional
  1.4. Principais técnicas de Neuroimagiologia
    1.4.1. Neuroimagiologia estrutural/anatómica
      1.4.1.1. Tomografia Axial Computorizada (CT)
      1.4.1.2. Imagiologia por Ressonância Magnética (MRI)
    1.4.2. Neuroimagiologia funcional
      1.4.2.1. Eletro- e Magnetoencefalografia (EEG/MEG)
      1.4.2.2. Tomografia por Emissão de Positrões (PET) e Tomografia Computorizada por Emissão de Fotão Único (SPECT)
      1.4.2.3. Imagiologia por Ressonância Magnética funcional (fMRI)
      1.4.2.4. Espetroscopia de proximidade por Infravermelhos funcional (fNIRS)
  1.5. Aplicações da Neuroimagiologia no contexto das Ciências Psicológicas

2. Módulo II
 - Metodologia
  2.1. Questões de segurança e ética na investigação em Neuroimagiologia
  2.2. Desenho experimental em Neuroimagiologia
  2.3. Bases do processamento digital de sinais biológicos
  2.4.  Metodologia de aquisição, processamento, análise e interpretação de dados neuroimagiológicos funcionais
    2.4.1. Dados eletrofisiológicos (EEG/ERP - potenciais relacionados com eventos)
    2.4.2. Dados hemodinâmicos (fMRI)

Bibliografia Obrigatória

Cacioppo, J. T., Tassinary, L. G., & Berntson, G. (Eds.); Handbook of Psychophysiology (3rd ed.), Cambridge University Press, 2007
Luck Steven J.; An^introduction to the event-related potencial technique. ISBN: 978-0-262-62196-0
Huettel, S. A., Song, A. W., & McCarthy, G.; Functional Magnetic Resonance Imaging (3rd ed.), Sinauer Associates, Inc., 2014
Kolb, B., & Whishaw, I.; Fundamentals of Human Neuropsychology (7th ed.), Worth Publishers, 2015

Bibliografia Complementar

Luck, S. J.; An Introduction to the Event-Related Potential Technique (2nd ed.), MIT Press, 2014
Johns, P.; Clinical Neuroscience: An Illustrated Colour Text, Churchill Livingstone Elsevier, 2014
Luck, S. J., & Kappenman, E. S. (Eds.); The Oxford Handbook of Event-Related Potential Components, Oxford University Press, 2011
Cabeza, R., & Kingstone, A. (Eds.); Handbook of Functional Neuroimaging of Cognition (2nd ed.), MIT Press, 2006

Observações Bibliográficas

Serão facultados artigos específicos para cada módulo do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são de tipo teórico-prático, organizadas segundo os seguintes modelos de trabalho pedagógico:

  1. Aulas expositivas em plenário;
  2. Estudo acompanhado assistido por computador e recursos multimédia;
  3. Pesquisas autónomas e revisões de literatura;
  4. Discussão de problemas;
  5. Visitas laboratoriais com demonstrações e experimentação (incluindo processamento, análise e interpretação de dados);
  6. Avaliação distribuída (individual) de competências e conhecimentos.

Para além das aulas, prevê-se o estudo autónomo e acompanhamento tutorial sob solicitação do estudante. Ocasionalmente, poderão ser convidados especialistas na temática da UC para apresentaçães pontuais.

Software

EEGLAB [http://sccn.ucsd.edu/eeglab/]
Statistical Parametric Mapping (SPM12) [http://www.fil.ion.ucl.ac.uk/spm/]
MRIcron [http://www.mricro.com/]
ERP PeakScore [http://www.fpce.up.pt/labpsi/index.php?page=13&level=2]

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Processamento de sinal
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Investigação do cérebro
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os alunos estão obrigados a pré-requisitos de verificação de assiduidade (pelo menos 75% das aulas lecionadas).

É exigida uma classificação mínima de 8 valores em cada uma das provas escritas submetidas a avaliação.

Caso um estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 8 valores em qualquer das provas previstas na avaliação distribuída, terá acesso a uma prova final, a decorrer num momento a combinar, previsivelmente na última semana de aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O regime de avaliação prevê a realização de dois testes escritos individuais, um no final de cada módulo, ambos classificados na escala de zero a 20 valores. A classificação final (CF) corresponde à média aritmética inteira das classificações obtidas nos dois testes (T), i.e. CF = (T1 + T2) / 2. Considerar-se-á aprovado o estudante cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores e, cumulativamente, tenha obtido uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos testes (ver avaliação de recurso em “Observações”).

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes com estatuto especial (e.g., trabalhadores estudantes) deverão submeter-se aos mesmos testes escritos, nas datas previstas para os estudantes de regime geral (aula final de cada módulo), podendo negociar-se uma hora diferente, devendo a alteração da hora ser solicitada por escrito ao docente, de forma fundamentada, com um mínimo de 48h de antecedência.

Melhoria de classificação

O estudante poderá efetuar melhoria de classificação por frequência da unidade curricular no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento, se a unidade curricular estiver em funcionamento no ano letivo em que é requerida a melhoria por frequência, nos termos do artigo 11º do  Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto.

Observações

Os estudantes que obtiverem uma classificação final inferior a 9,5 valores terão acesso a um teste escrito de recurso, em data e hora a comunicar.
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