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Necessidades Específicas de Educação

Código: P701     Sigla: NEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 18 Plano Oficial 4 - 6 54 162
MTP 16 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Conhecer modelos teóricos explicativos da incapacidade em crianças e jovens 2. Identificar e caracterizar as Necessidades Educativas Especiais (NEE) 3. Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de crianças e jovens com NEE 4. Planear e implementar estratégias de intervenção integradas que dêem resposta às NEE de crianças e jovens 5. Ser capaz de colaborar com crianças e jovens com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecer modelos teóricos explicativos da incapacidade em crianças e jovens
2.  Identificar e caracterizar as Necessidades Educativas Especiais (NEE)
3.  Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de crianças e jovens com NEE
4.  Planear e implementar estratégias de intervenção integradas que dêem resposta às NEE de crianças e jovens
5.  Ser capaz de colaborar com crianças e jovens com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Conceitos, legislação e serviços 1. Necessidades educativas especiais (NEE). Integração e inclusão. Incapacidade, funcionalidade e participação. 2. Organização do atendimento de alunos com NEE em Portugal. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. II Modelos de avaliação e intervenção nas NEE 1. A avaliação com base no currículo. A avaliação e intervenção transdisciplinares. 2. Organização e ensino em salas de educação pré-escolar inclusivas. Individualização do ensino através de estratégias de organização do ambiente. Processos de avaliação-intervenção centrados nas rotinas. 3. Organização e ensino em escolas e salas de aula inclusivas. A diferenciação curricular. 4. Os currículos funcionais na educação de crianças e jovens com deficiência intelectual acentuada. Transição e preparação para a vida adulta. III Temas específicos: Intervenção Precoce; Dificuldades de aprendizagem; Surdez; Cegueira e baixa visão; Perturbações do espectro do autismo; Multideficiência.

Bibliografia Obrigatória

Wood Judy W.; Adapting instruction for the mainstream. ISBN: 0-675-20129-2
Guralnick Michael J. ed.; Early childhood inclusion. ISBN: ISBN 1-55766-491-9
Bairrão Joaquim 070; Os^alunos com necessidades educativas especiais. ISBN: 972-8360-06-1
Bauer, A. M., & Kroeger, S.; Inclusive classrooms., Pearson Education, 2004
Costa, A. M. B., et al; Currículos funcionais, Instituto de Inovação Educacional. , 1996
Odom, S. L.; Alargando a roda. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar. , Porto Editora, 2007
Hosp, M. K., Hosp, J. L., & Howell, K. W.; The ABCs of CBM: A practical guide to curriculum-based measurement. A practical guide to curriculum-based measurement. , The Guilford Press, 2007
Roldão Maria do Céu; Diferenciação curricular revisitada. ISBN: 972-0-34817-8

Bibliografia Complementar

Ainscow Mel; Caminhos para as escolas inclusivas. ISBN: 972-8353-35-9
Leal Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros; Contributos para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos elementares
Meisels Samuel J. ed. lit.; Handbook of early childhood intervention. ISBN: ISBN 0-521-38777-9
Bailey Donald B.; Teaching infants and preschoolers with disabilities. ISBN: ISBN 0-13-0266841
Wang Margaret C. 340; Handbook of special education. ISBN: 0-08-033383-4 (vol.1)

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica será indicada em cada sumário.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia. Nas aulas práticas, análise de casos, em pequeno grupo, com apresentação posterior ao grande grupo para discussão; análise de documentos legais, registos de observação de alunos com NEE; utilização orientada de instrumentos; treino de utilização de procedimentos; elaboração de programas de intervenção; preparação de visitas a realizar no âmbito do trabalho de campo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 0,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um estudo, de grupo, centrado na caracterização e análise de práticas de atendimento a uma população específica (e.g.:multideficiência). Este trabalho dará origem a um relatório escrito contendo uma síntese bibliográfica sobre o tema, bem como um levantamento das práticas implementadas. A nota final será obtida pela soma da nota no relatório (ponderação 40%) e no exame (ponderação 60%).

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota obtida no relatório, da seguinte forma:
1. Exame teórico versando os temas apresentados pela docente nas sínteses teóricas efectuadas: ponderação de 60%
2. Relatório sobre um estudo centrado na análise de práticas no atendimento das NEE (cf. Ponto III): ponderação de 40%
A classificação obtida quer no exame teórico quer no relatório não pode ser inferior a oito valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as duas componentes da avaliação (exame final e relatório).
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.

Melhoria de classificação

O exame de melhoria tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano seguinte àquele em que o estudante tenha obtido aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Não está prevista melhoria da nota no relatório, excepto através de nova inscrição na disciplina.

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