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Trabalhos Práticos de Investigação Qualitativa

Código: P603     Sigla: TPIQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 131 Plano Oficial 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

• Conhecer as tradições epistemológicas, as características fundamentais e as diferentes fases da investigação qualitativa

• Desenvolver competências de planeamento de investigação qualitativa em ciências sociais

• Conhecer e manipular métodos e técnicas de investigação qualitativa a diferentes níveis: na recolha, na análise e na interpretação dos dados

• Ser capaz de realizar um trabalho de investigação qualitativa, implementando as suas diferentes fases: definição do problema, planificação, desenho da investigação, elaboração das questões de investigação, selecção do (s) método (s) de recolha de dados, recolha de dados, análise e interpretação de dados.

• Adquirir competências para escrever um artigo científico sobre uma investigação qualitativa

• Adquirir conhecimentos básicos para desenho de uma investigação utilizando métodos mistos

• Dominar procedimentos para garantir a qualidade e a validade dos dados e das interpretações em investigação qualitativa e na utilização de métodos mistos

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os mestrandos deverão estar aptos a criar condições de construção do conhecimento científico e de trabalho autónomo que lhes permitam vir a ser profissionais competentes e a serem capazes de desenvolver investigações qualitativas.

Nesse sentido, as competências adquiridas nesta unidade curricular deverão, acima de tudo, constituir-se como recurso educativo. A formação deverá, assim, proporcionar uma adequada aprendizagem das abordagens qualitativas e respectivas técnicas de recolha e análise de dados.

 

 

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As diferentes fases da investigação qualitativa: definição e formulação do problema; desenho e amostragem na investigação qualitativa; elaboração das questões de investigação, recolha de dados, processos de codificação e categorização, a análise e interpretação dos dados Estratégias e métodos em investigação qualitativa: (a) de recolha de dados: diferentes formas de entrevista, tipos de observação; grupos focais; Q-sort; (b) de análise de dados: a análise de conteúdo, do discurso e de narrativas, o estudo de caso, a abordagem da “grounded theory”. O controlo de qualidade e a validade dos dados e das interpretações - triangulação em investigação qualitativa e quantitativa. Formas de relatar e de apresentar dados qualitativos.

Bibliografia Obrigatória

Creswell John W.; Qualitative inquiry and research design. ISBN: 0-7619-0144-2
Creswell John W.; Research design. ISBN: 0-7619-2442-6
Denzin Norman K. 340; The^landscape of qualitative research. ISBN: 0-7619-1433-1
Flick Uwe; Métodos qualitativos na investigação científica
McCluskey, U.; To Be Met as a Person: the dynamics of attachment in professional encounters., London: Karnac., 2005
Tashakkori Abbas; Mixed methodology. ISBN: 0-7619-0071-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo 2. Tutorial 3. Experiencial 4. Laboratorial

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 50,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação formativa sem exame final.

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas previstas.

1. Prova Oral: Apresentação final oral nas aulas práticas do trabalho prático - trabalho de grupo (3 alunos): descrição da pesquisa qualitativa implementada pelos alunos nas aulas práticas.


2. Trabalho escrito: Trabalho final escrito de grupo (3 alunos), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa com base num artigo descrevendo uma pesquisa quantitativa.


3. Trabalho Laboratorial: SISDATS (4) - reflexões escritas individuais em 4e momentos do processo de aprendizagem, relativas ao trabalho implementado nas aulas práticas.

Todas as componentes serão avaliadas com base numa escala de 0 a 20.

A nota mínima em cada componente para que seja calculada a média ponderada é 10 valores


Fórmula de cálculo da classificação final

Na ponderação da nota final:

1. Apresentação final oral nas aulas práticas do trabalho prático - trabalho de grupo (3 alunos): descrição da pesquisa qualitativa implementada pelos alunos nas aulas práticas (50%)


2. Trabalho final escrito de grupo (3 alunos), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa (40%).


3. SISDATS (4) - reflexões escritas individuais em 4 momentos do processo de aprendizagem, relativas ao trabalho implementado na aulas práticas (10%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial . Contudo o estudante terá de realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação.
Relativamente à componete de avaliação dos SISDAT (reflexões escritas individuais em 5 momentos do processo de aprendizagem, relativas ao trabalho implementado na aulas práticas (10%) caso os alunos não possam estar presentes nas aulas práticas, terão que enviar reflexões análogas a combinar com o docente.

Melhoria de classificação

Na época de recurso é possível melhorar a nota através da reformulação do trabalho escrito, correspondente a 40% da avaliação final.

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