| Código: | P603 | Sigla: | TPIQ |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 131 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
• Conhecer as tradições epistemológicas, as características fundamentais e as diferentes fases da investigação qualitativa
• Desenvolver competências de planeamento de investigação qualitativa em ciências sociais
• Conhecer e manipular métodos e técnicas de investigação qualitativa a diferentes níveis: na recolha, na análise e na interpretação dos dados
• Ser capaz de realizar um trabalho de investigação qualitativa, implementando as suas diferentes fases: definição do problema, planificação, desenho da investigação, elaboração das questões de investigação, selecção do (s) método (s) de recolha de dados, recolha de dados, análise e interpretação de dados.
• Adquirir competências para escrever um artigo científico sobre uma investigação qualitativa
• Adquirir conhecimentos básicos para desenho de uma investigação utilizando métodos mistos
• Dominar procedimentos para garantir a qualidade e a validade dos dados e das interpretações em investigação qualitativa e na utilização de métodos mistos
No final da unidade curricular, os mestrandos deverão estar aptos a criar condições de construção do conhecimento científico e de trabalho autónomo que lhes permitam vir a ser profissionais competentes e a serem capazes de desenvolver investigações qualitativas.
Nesse sentido, as competências adquiridas nesta unidade curricular deverão, acima de tudo, constituir-se como recurso educativo. A formação deverá, assim, proporcionar uma adequada aprendizagem das abordagens qualitativas e respectivas técnicas de recolha e análise de dados.
As diferentes fases da investigação qualitativa: definição e formulação do problema; desenho e amostragem na investigação qualitativa; elaboração das questões de investigação, recolha de dados, processos de codificação e categorização, a análise e interpretação dos dados Estratégias e métodos em investigação qualitativa: (a) de recolha de dados: diferentes formas de entrevista, tipos de observação; grupos focais; Q-sort; (b) de análise de dados: a análise de conteúdo, do discurso e de narrativas, o estudo de caso, a abordagem da “grounded theory”. O controlo de qualidade e a validade dos dados e das interpretações - triangulação em investigação qualitativa e quantitativa. Formas de relatar e de apresentar dados qualitativos.
1. Expositivo 2. Tutorial 3. Experiencial 4. Laboratorial
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Prova oral | 50,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Trabalho laboratorial | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
1. Prova Oral: Apresentação final oral nas aulas práticas do trabalho prático - trabalho de grupo (3 alunos): descrição da pesquisa qualitativa implementada pelos alunos nas aulas práticas.
2. Trabalho escrito: Trabalho final escrito de grupo (3 alunos), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa com base num artigo descrevendo uma pesquisa quantitativa.
3. Trabalho Laboratorial: SISDATS (4) - reflexões escritas individuais em 4e momentos do processo de aprendizagem, relativas ao trabalho implementado nas aulas práticas.
Todas as componentes serão avaliadas com base numa escala de 0 a 20.
A nota mínima em cada componente para que seja calculada a média ponderada é 10 valores
1. Apresentação final oral nas aulas práticas do trabalho prático - trabalho de grupo (3 alunos): descrição da pesquisa qualitativa implementada pelos alunos nas aulas práticas (50%)
2. Trabalho final escrito de grupo (3 alunos), de acordo com as normas da APA (relativamente a citações) - inclui introdução teórica e desenho de um estudo utilizando metodologia qualitativa (40%).
3. SISDATS (4) - reflexões escritas individuais em 4 momentos do processo de aprendizagem, relativas ao trabalho implementado na aulas práticas (10%).
Não se aplica.
Não se aplica.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial . Contudo o estudante terá de realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação.
Relativamente à componete de avaliação dos SISDAT (reflexões escritas individuais em 5 momentos do processo de aprendizagem, relativas ao trabalho implementado na aulas práticas (10%) caso os alunos não possam estar presentes nas aulas práticas, terão que enviar reflexões análogas a combinar com o docente.
Na época de recurso é possível melhorar a nota através da reformulação do trabalho escrito, correspondente a 40% da avaliação final.