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Modelos Construtivistas e Sistémicos

Código: P502     Sigla: MCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 124 Plano Oficial 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através da confrontação com a pluralidade de discursos e de propostas de estratégias de intervenção no âmbito das perspetivas sistémicas, construtivistas e construcionistas espera-se que o/a estudante: (a) adquira e analise criticamente diferentes conceptualizações (i) do funcionamento e desenvolvimento psicológicos, (ii) da teoria da disfuncionalidade psicológica, (iii) de estratégias de intervenção psicológica e (iv) dos processos de mudança psicológica; (b) adquira conceitos relativamente aos procedimentos e estratégias de intervenção psicológica nestes contextos teóricos; (c) apresente e discuta a pluralidade de discursos e de propostas de intervenção destas perspetivas; (d) analise criticamente as diferentes perspetivas, identificando as suas principais potencialidades e limitações; (e) se situar perante a diversidade de modelos de intervenção psicológica explorados ao longo da sua formação no primeiro ciclo (e.g., behavioristas, cognitivistas, psicanalíticos, humanistas, construtivistas, sistémicos)

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem

É esperado que as/os  estudante sejam capazes de:
Conhecer diferentes modelos psicológicos em distinções a nível ontológico, epistemológico e axiológico

Problematizar e discutir as diferenças epistemológicas associadas aos diferentes modelos teóricos em psicologia

Compreender as implicações para a pratica psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - Fundamentos epistemológicos
II -Importancia do trabalho de Foucault

III -Perspectiva sistemica

IV- Construtivismo

V - Perspectivas narrativas

VI - Construcionismo Social

VII - Psicologia Critica

Bibliografia Obrigatória

GERGEN, Kenneth ; Psychological Science in a Postmodern Context. , American Psychologist, v.56, n.10, p.803-813, 2001
Mahoney, Michael; Psicoterapia Constructiva: Una guía practica. , Ediciones Paidos Ibérica, 2005
Relvas, A. P. & Alarcão, M. ; Novas formas de família, Coimbra: Quarteto, 2002
Gergen, Kenneth; The social constructionist movement in modern psychology. , American Psychologist, v.40, n.3, p.266–275, 1985, 1985
Gergen, kenneth; Exploring the postmodern: Perils or potentials? , merican Psychologist, 49, 412-416, 1994
Prilleltensky, I., & Fox, D.; Introducing critical psychology: Values, assumptions and the status quo. In D. Fox & I Prilleltensky (Eds.), Critical Psychology: An Introduction (3-15). , London: Sage, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

•Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de sala de aula e em grande grupo, i.e.,total dos alunas/os inscritos na disciplina; •Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos da docente e dos/as estudantes; •Leitura, reflexão e sistematização de conhecimentos e competências a partir da literatura proposta e da pesquisa autónoma.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes que não estejam abrangidos por condições especiais deverao fazer e apresentar trabalho escrito e exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuida com exame final

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de grupo sobre tema proposto e apresentação em sala de aula

Melhoria de classificação

Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto, mas apenas à componente avaliada no exame final (60%) da nota final. Não há lugar a melhoria do trabalho escrito.



Observações

Segue o Regulamento da Avaliação dos discentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (artigo 11);

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