| Código: | P502 | Sigla: | MCS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 124 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
Através da confrontação com a pluralidade de discursos e de propostas de estratégias de intervenção no âmbito das perspetivas sistémicas, construtivistas e construcionistas espera-se que o/a estudante: (a) adquira e analise criticamente diferentes conceptualizações (i) do funcionamento e desenvolvimento psicológicos, (ii) da teoria da disfuncionalidade psicológica, (iii) de estratégias de intervenção psicológica e (iv) dos processos de mudança psicológica; (b) adquira conceitos relativamente aos procedimentos e estratégias de intervenção psicológica nestes contextos teóricos; (c) apresente e discuta a pluralidade de discursos e de propostas de intervenção destas perspetivas; (d) analise criticamente as diferentes perspetivas, identificando as suas principais potencialidades e limitações; (e) se situar perante a diversidade de modelos de intervenção psicológica explorados ao longo da sua formação no primeiro ciclo (e.g., behavioristas, cognitivistas, psicanalíticos, humanistas, construtivistas, sistémicos)
Resultados de aprendizagem
É esperado que as/os estudante sejam capazes de:
Conhecer diferentes modelos psicológicos em distinções a nível ontológico, epistemológico e axiológico
Problematizar e discutir as diferenças epistemológicas associadas aos diferentes modelos teóricos em psicologia
Compreender as implicações para a pratica psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere
I - Fundamentos epistemológicos
II -Importancia do trabalho de Foucault
III -Perspectiva sistemica
IV- Construtivismo
V - Perspectivas narrativas
VI - Construcionismo Social
VII - Psicologia Critica
•Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de sala de aula e em grande grupo, i.e.,total dos alunas/os inscritos na disciplina; •Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos da docente e dos/as estudantes; •Leitura, reflexão e sistematização de conhecimentos e competências a partir da literatura proposta e da pesquisa autónoma.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuida com exame final
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto, mas apenas à componente avaliada no exame final (60%) da nota final. Não há lugar a melhoria do trabalho escrito.
Segue o Regulamento da Avaliação dos discentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (artigo 11);