| Código: | P402 | Sigla: | PM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=333019 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 174 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender a importância da motivação na orientação do comportamento e na dinâmica da ação humana;
- Compreender a razão da evolução das teorias da motivação ao longo do tempo e das mudanças de perspetiva que as sustentam;
- Demonstrar conhecimentos atualizados no domínio das teorias da motivação, valorizando a complementaridade de várias fontes de informação;
- Analisar os conhecimentos de forma crítica, sistematizá-los e estruturá-los em função dos seus níveis de generalidade e de importância;
- Utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas frequentes em diversos contextos de vida – escolar, profissional, familiar, de lazer e desportivo –, e para apreciar propostas de intervenção no domínio da motivação;
- Integrar nas suas conceções pessoais sobre a dinâmica da ação, aspetos relevantes das diversas perspetivas abordadas.
Resultados de aprendizagem:(i) investigação; (ii) diversidade; e (iii) literacia no domínio da psicologia da motivação.
Competências: (i) analisar e avaliar criticamente vários tipos de investigação publicada sobre motivação em vários contextos de vida; (ii) analisar, apreciar e descrever a forma como as pessoas e os grupos diferem entre si no que se refere à motivação, em função do género, classe social, nível de ensino e cultura, demonstrando familiaridade com estudos realizados noutras culturas; e (iii) demonstrar conhecimentos atualizados no domínio das teorias da motivação, definindo e explicando termos e dando exemplos; usar o raciocínio científico para analisar problemas no domínio da motivação; ser capaz de reunir e avaliar eficazmente informação; possuir um sólido vocabulário no domínio e um conhecimento sobre os princípios psicológicos básicos, usando e aplicando a psicologia da motivação na análise de problemas quotidianos; refletir sobre as razões e as motivações subjacentes às ações do próprio e dos outros.
Pré-requisitos - não se aplicam.
Co-requisitos - conhecimentos no domínio da metodologia e investigação em psicologia.
0. Introdução ao estudo da motivação: definição e evolução do conceito.
1. Quadros teóricos e aplicações práticas
- Teorias homeostáticas (Hull e Lewin)
- Teorias da expectativa x valor:
. teoria da motivação para a realização (Atkinson e McClelland);
. teoria do medo do sucesso (Horner);
. ansiedade em situação de avaliação.
- Teorias cognitivas e sociocognitivas da motivação:
. teoria da aprendizagem social (Rotter);
. teoria do self-efficacy (Bandura);
. teoria da motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan);
. teoria atribucional (Weiner);
. teoria das conceções pessoais de inteligência (Dweck).
- Teorias do self: o autoconceito e a autoestima.
2. Impacto dos contextos de socialização escolares e familiares no desenvolvimento da motivação.
3. Conclusões:
Avaliação e aplicabilidade dos quadros teóricos referidos a situações concretas nos diversos contextos de vida.
Atividades de contacto: discussão de teorias e investigações e sua utilidade em situações quotidianas.
Estudo autónomo: leitura de artigos e textos sobre motivação, com preparação de questões e reflexões sobre os temas para dinamizar o debate.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 51,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Total: | 81,00 |
A frequência das aulas é aconselhável, embora não obrigatória por dificuldades logísticas. Uma vez presentes, os estudantes devem estar ativos nas aulas, contribuindo para o seu bom funcionamento.
- Exame final com ponderação de 100% (nota expressa em escala de 0 a 20), constituído por questões de resposta curta e de desenvolvimento.
- O estudante realizará a UC se obtiver uma nota mínima de 10 valores em escala de 0 a 20.
N/A
N/A
A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselham-se os estudantes abrangidos por regimes especiais a virem falar com o docente no início do 2º semestre.
- Está prevista a melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
- A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.