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Psicologia da Motivação

Código: P402     Sigla: PM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=333019
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 174 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Compreender a importância da motivação na orientação do comportamento e na dinâmica da ação humana;

- Compreender a razão da evolução das teorias da motivação ao longo do tempo e das mudanças de perspetiva que as sustentam;

- Demonstrar conhecimentos atualizados no domínio das teorias da motivação, valorizando a complementaridade de várias fontes de informação;

- Analisar os conhecimentos de forma crítica, sistematizá-los e estruturá-los em função dos seus níveis de generalidade e de importância;

- Utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas frequentes em diversos contextos de vida – escolar, profissional, familiar, de lazer e desportivo –, e para apreciar propostas de intervenção no domínio da motivação;

- Integrar nas suas conceções pessoais sobre a dinâmica da ação, aspetos relevantes das diversas perspetivas abordadas.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem:(i) investigação; (ii) diversidade; e (iii) literacia no domínio da psicologia da motivação.

Competências: (i) analisar e avaliar criticamente vários tipos de investigação publicada sobre  motivação em vários contextos de vida; (ii) analisar, apreciar e descrever a forma como as pessoas e os grupos diferem entre si no que se refere à motivação, em função do género, classe social, nível de ensino e cultura, demonstrando familiaridade com estudos realizados noutras culturas; e (iii) demonstrar conhecimentos atualizados no domínio das teorias da motivação, definindo e explicando termos e dando exemplos; usar o raciocínio científico para analisar problemas no domínio da motivação; ser capaz de reunir e avaliar eficazmente informação; possuir um sólido vocabulário no domínio e um conhecimento sobre os princípios psicológicos básicos, usando e aplicando a psicologia da motivação na análise de problemas quotidianos; refletir sobre as razões e as motivações subjacentes às ações do próprio e dos outros.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Pré-requisitos - não se aplicam.

Co-requisitos - conhecimentos no domínio da metodologia e investigação em psicologia.

Programa

0. Introdução ao estudo da motivação: definição e evolução do conceito.

1. Quadros teóricos e aplicações práticas

- Teorias homeostáticas (Hull e Lewin)

- Teorias da expectativa x valor:
. teoria da motivação para a realização (Atkinson e McClelland);
. teoria do medo do sucesso (Horner);
. ansiedade em situação de avaliação.

- Teorias cognitivas e sociocognitivas da motivação:
. teoria da aprendizagem social (Rotter);
. teoria do self-efficacy (Bandura);
. teoria da motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan);
.  teoria atribucional (Weiner);
. teoria das conceções pessoais de inteligência (Dweck).

- Teorias do self: o autoconceito e a autoestima.

2. Impacto dos contextos de socialização escolares e familiares no desenvolvimento da motivação.

3. Conclusões:
Avaliação e aplicabilidade dos quadros teóricos referidos a situações concretas nos diversos contextos de vida.

Bibliografia Obrigatória

Dweck Carol S.; Self-theories. ISBN: 1-84169-024-4
Faria, L.; Motivação para a Competência. O papel das concepções pessoais de inteligência no desempenho e no sucesso, Livpsic/Legis Editora, 2008. ISBN: 978-989-8148-17-9
Faria, L.; Motivação para a competência, desempenho e sucesso: o que os futuros psicólogos devem saber e saber fazer. , Aletheia. Associação Científica e Cultural, 2013
Faria, L.; Motivação e perceções de competência na adolescência: Impacto na promoção da aprendizagem, Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)., 2015
Marsh, H., Craven, R. G., & McInerney, D. M. (Eds.) ; International advances in self research, Information Age Publishing., 2003

Bibliografia Complementar

Ciochină, L. & Faria, L. ; Inteligência e cultura. Do individualismo-colectivismo às concepções pessoais de inteligência, Livpsic/Legis Editora, 2011. ISBN: 978-989-8148-70-4
Fontaine, A. M.; Motivação em contexto escolar, Uniiversidade Aberta, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto: discussão de teorias e investigações e sua utilidade em situações quotidianas.

Estudo autónomo: leitura de artigos e textos sobre motivação, com preparação de questões e reflexões sobre os temas para dinamizar o debate.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas é aconselhável, embora não obrigatória por dificuldades logísticas. Uma vez presentes, os estudantes devem estar ativos nas aulas, contribuindo para o seu bom funcionamento.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

- Exame final com ponderação de 100% (nota expressa em escala de 0 a 20), constituído por questões de resposta curta e de desenvolvimento.

- O estudante realizará a UC se obtiver uma nota mínima de 10 valores em escala de 0 a 20.

 

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto


N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.  Aconselham-se os estudantes abrangidos por regimes especiais a virem falar com o docente no início do 2º semestre.

Melhoria de classificação

- Está prevista a melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

- A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

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