Seminário de Investigação II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologias de Investigação/Intervenção Educação |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S (de 19-09-2016 a 16-12-2016)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEFA |
5 |
Plano oficial |
2 |
- |
6 |
65 |
216 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver o plano de investigação para a dissertação de Mestrado esboçado no âmbito do Seminário I, nomeadamente:
- promover a procura, análise crítica e sistematização de informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos por referência ao objeto de estudo
- promover a elaboração de um desenho de investigação, adequando as metodologias de recolha e tratamento de dados aos objetivos do estudo
- fomentar a capacidade para analisar e discutir de forma rigorosa os resultados da pesquisa, tomando consciência das suas potencialidades e limitações
- aperfeiçoar as competências de pesquisa bibliográfica e de escrita científica.
Resultados de aprendizagem e competências
No âmbito desta unidade curricular é esperado que os estudantes desenvolvam conhecimentos e competências que lhes permitam:
- Desenvolver uma problematização teórica suportada numa revisão ampla e aprofundada da literatura científica relativa ao objecto de estudo
- Fundamentar opções metodológicas, em articulação com os quadros epistemológico e teórico orientadores da pesquisa
- Operacionalizar métodos e técnicas de pesquisa
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Esta condição não se aplica a esta unidade curricular
Programa
Os conteúdos programáticos são fixados de acordo com as temáticas escolhidas pelos estudantes para o projeto de dissertação, incluindo:
- o aprofundamento dos conhecimentos acerca dos quadros teóricos e das metodologias de investigação em Ciências Sociais e Humanas
- a revisão bibliográfica sistemática da temática em estudo
- a melhoria do desenho de investigação esboçado
- a preparação dos instrumentos de recolha de dados
Bibliografia Obrigatória
Amado, J. (Ed.); Investigação Qualitativa em Educação. , Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra., 2013
Bruyne, P., Herman, J., & Schoutheete, M.; Dynamique de la recherche en sciences sociales., Vendôme: Presses Universitaires de France., 1974
Canário, R., & Cabrito, B. (Eds.).; Educação e formação de adultos: mutações e convergências. , Lisboa: Educa., 2005 ( )
Correia, J. A. ; Sociologia da educação tecnológica. Transformações do trabalho e da formação, Lisboa: Universidade Aberta., 1996
Imaginário, L., & Castro, J. M.; Psicologia da Formação Profissional e da Educação de Adultos. Passos Passados, Presentes e Futuros. , Porto: Livpsic/Legis Editora., 2011
Leite , A., Castro, J. M., & Coimbra, J. L.; Os novos profissionais da educação e formação para o trabalho: desafios e exigências da aprendizagem ao longo da vida. , Paper presented at the XII Congresso Internacional de Formação para o Trabalho , 2010
Medina, T.; Experiências e memórias de trabalhadores do Porto. A dimensão educativa dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais, Universidade do Porto, Porto. , 2009 ((Tese de Doutoramento) )
Melo, A., Lima, L., & Almeida, M.; Novas políticas de educação e formação de adultos: o contexto internacional e a situação portuguesa. , Lisboa: Anefa., 2002
Menezes, I. ; Intervenção Comunitária: uma perspectiva psicológica (2ª ed.). , Porto: Livpsic/Legis Editora., 2010
Santos, M.; O projecto de uma sociedade do conhecimento : de Lev Vygotsky a práticas efectivas de formação contínua em Portugal. , Universidade do Porto, Porto., 2004 ((Tese de Doutoramento))
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atividades de contacto com os estudantes:
- orientação tutorial
- apresentação de trabalhos pelos estudantes
- avaliação formativa e sumativa das aprendizagens.
Trabalho autónomo dos estudantes:
- leitura e análise de textos
- trabalho de pesquisa
- revisão da literatura
- elaboração de um relatório final destinado à avaliação
A avaliação é distribuída ao longo do semestre, devendo os estudantes apresentar os resultados das suas diversas atividades. Inclui ainda a redação de um relatório individual mostrando o progresso realizado no desenvolvimento do projeto de dissertação.
Software
SPSS
Nvivo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
35,00 |
| Trabalho escrito |
65,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
40,00 |
| Frequência das aulas |
10,00 |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Trabalho de investigação |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação (aferida pela apresentação e discussão da prossecução do trabalho de pesquisa em curso) e assiduidade (35%)
Realização de 1 trabalho escrito individual sobre aspetos chave da metodologia e quadro teórico da investigação (máximo 25 páginas)(65%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar provas especiais destinadas a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC. Para o efeito os estudantes nessas condições devem contactar a regente da UC no início do ano letivo.
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão proceder a melhoria de classificação a partir da reformulação do trabalho escrito individual apresentado e sua discussão
Observações
-