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Seminário de Investigação II

Código: EFA09     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação/Intervenção Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S (de 19-09-2016 a 16-12-2016)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 5 Plano oficial 2 - 6 65 216

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver o plano de investigação para a dissertação de Mestrado esboçado no âmbito do Seminário I, nomeadamente:

- promover a procura, análise crítica e sistematização de informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos por referência ao objeto de estudo

- promover a elaboração de um desenho de investigação, adequando as metodologias de recolha e tratamento de dados aos objetivos do estudo

- fomentar a capacidade para analisar e discutir de forma rigorosa os resultados da pesquisa, tomando consciência das suas potencialidades e limitações

- aperfeiçoar as competências de pesquisa bibliográfica e de escrita científica.

Resultados de aprendizagem e competências

No âmbito desta unidade curricular é esperado que os estudantes desenvolvam conhecimentos e competências que lhes permitam:

- Desenvolver uma problematização teórica suportada numa revisão ampla e aprofundada da literatura científica relativa ao objecto de estudo
- Fundamentar opções metodológicas, em articulação com os quadros epistemológico e teórico orientadores da pesquisa
- Operacionalizar métodos e técnicas de pesquisa

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta condição não se aplica a esta unidade curricular

Programa

Os conteúdos programáticos são fixados de acordo com as temáticas escolhidas pelos estudantes para o projeto de dissertação, incluindo:

- o aprofundamento dos conhecimentos acerca dos quadros teóricos e das metodologias de investigação em Ciências Sociais e Humanas

- a revisão bibliográfica sistemática da temática em estudo

- a melhoria do desenho de investigação esboçado

- a preparação dos instrumentos de recolha de dados

Bibliografia Obrigatória

Amado, J. (Ed.); Investigação Qualitativa em Educação. , Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra., 2013
Bruyne, P., Herman, J., & Schoutheete, M.; Dynamique de la recherche en sciences sociales., Vendôme: Presses Universitaires de France., 1974
Canário, R., & Cabrito, B. (Eds.).; Educação e formação de adultos: mutações e convergências. , Lisboa: Educa., 2005 ( )
Correia, J. A. ; Sociologia da educação tecnológica. Transformações do trabalho e da formação, Lisboa: Universidade Aberta., 1996
Imaginário, L., & Castro, J. M.; Psicologia da Formação Profissional e da Educação de Adultos. Passos Passados, Presentes e Futuros. , Porto: Livpsic/Legis Editora., 2011
Leite , A., Castro, J. M., & Coimbra, J. L.; Os novos profissionais da educação e formação para o trabalho: desafios e exigências da aprendizagem ao longo da vida. , Paper presented at the XII Congresso Internacional de Formação para o Trabalho , 2010
Medina, T.; Experiências e memórias de trabalhadores do Porto. A dimensão educativa dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais, Universidade do Porto, Porto. , 2009 ((Tese de Doutoramento) )
Melo, A., Lima, L., & Almeida, M.; Novas políticas de educação e formação de adultos: o contexto internacional e a situação portuguesa. , Lisboa: Anefa., 2002
Menezes, I. ; Intervenção Comunitária: uma perspectiva psicológica (2ª ed.). , Porto: Livpsic/Legis Editora., 2010
Santos, M.; O projecto de uma sociedade do conhecimento : de Lev Vygotsky a práticas efectivas de formação contínua em Portugal. , Universidade do Porto, Porto., 2004 ((Tese de Doutoramento))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto com os estudantes:

- orientação tutorial

- apresentação de trabalhos pelos estudantes

- avaliação formativa e sumativa das aprendizagens.

 

Trabalho autónomo dos estudantes:

- leitura e análise de textos

- trabalho de pesquisa

- revisão da literatura

- elaboração de um relatório final destinado à avaliação

 

A avaliação é distribuída ao longo do semestre, devendo os estudantes apresentar os resultados das suas diversas atividades. Inclui ainda a redação de um relatório individual mostrando o progresso realizado no desenvolvimento do projeto de dissertação.

Software

SPSS
Nvivo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho de investigação 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação (aferida pela apresentação e discussão da prossecução do trabalho de pesquisa em curso) e assiduidade (35%)
Realização de 1 trabalho escrito individual sobre aspetos chave da metodologia e quadro teórico da investigação (máximo 25  páginas)(65%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar provas especiais destinadas a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC. Para o efeito os estudantes nessas condições devem contactar a regente da UC no início do ano letivo.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão proceder a melhoria de classificação a partir da reformulação do trabalho escrito individual apresentado e sua discussão

Observações

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