Trabalho de Campo e Dissertação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Educação e Formação de Adultos/Orientação Profissional |
Ocorrência: 2016/2017 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEFA |
4 |
Plano oficial |
2 |
- |
40 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender as articulações entre trabalho teórico e metodológico no desenvolvimento de pesquisa no campo da educação e formação de adultos;
- Equacionar preocupações éticas envolvidas nos processos de investigação;
- Desenvolver um relatório de investigação;
- Apresentar e discutir de forma argumentada o processo de pesquisa desenvolvida
Resultados de aprendizagem e competências
No âmbito desta uc espera-se que os estudantes desenvolvam saberes que lhes permitam:
- desenhar e desenvolver o processo de realização da dissertação de mestrado;
- procurar, analisar criticamente e sistematizar informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos na área da educação e formação de adultos;
- elaborar um projecto de investigação, adequando as metodologias de recolha e tratamento de dados aos objectivos da pesquisa.
- analisar e avaliar de forma crítica os dados recolhidos e os conhecimentos produzidos
- apresentar as várias etapas da pesquisa de forma estruturada, coerente, clara e bem articulada de modo a permitir a sua difusão
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
- Desenho, construção e desenvolvimento de um projecto de investigação
- Identificação das principais questões da investigação e construção da problemática de pesquisa
- Definição do quadro metodológico, identificação dos intervenientes na pesquisa e construção de instrumentos de recolha de dados
- Trabalho de terreno – desenvolvimento e implementação dos processos de recolha de dados
- Construção de instrumentos de análise de dados e análise dos dados
- Escrita científica e elaboração da dissertação
Bibliografia Obrigatória
Canário, R., & Cabrito, B. (Eds.).; Educação e formação de adultos: mutações e convergências, Lisboa: Educa, 2005
Kasworm, C. E., Rose, A. D., & Ross-Gordon, J. M. (Eds.); Handbook of Adult and Continuing Education, Thousand Oaks, California: Sage Publications., 2010
English, L. (Ed.); International Encyclopedia of Adult Education, New York: Palgrave Macmillan, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino assenta na orientação tutorial, com discussão sobre os projetos de investigação dos estudantes. A orientação tutorial acompanha o trabalho de investigação autónomo conduzido pelos estudantes. A avaliação é realizada com base na apreciação e defesa pública da dissertação.
Software
SPSS
NVIVO
EndNote
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
250,00 |
| Estudo autónomo |
|
| Trabalho de campo |
454,00 |
| Trabalho de investigação |
428,00 |
| Total: |
1134,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
O regime de avaliação adotado é de avaliação com exame final. Este exame corresponde à defesa pública da dissertação de mestrado, classificada numa escala de 0 a 20 valores, correspondendo a 100% da CF.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A
Observações
N/A