Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > EFA11

Trabalho de Campo e Dissertação

Código: EFA11     Sigla: TCD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação e Formação de Adultos/Orientação Profissional

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 4 Plano oficial 2 - 40 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender as articulações entre trabalho teórico e metodológico no desenvolvimento de pesquisa no campo da educação e formação de adultos;
- Equacionar preocupações éticas envolvidas nos processos de investigação;
- Desenvolver um relatório de investigação;
- Apresentar e discutir de forma argumentada o processo de pesquisa desenvolvida

Resultados de aprendizagem e competências

No âmbito desta uc espera-se que os estudantes desenvolvam saberes que lhes permitam:

- desenhar e desenvolver o processo de realização da dissertação de mestrado;

- procurar, analisar criticamente e sistematizar informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos na área da educação e formação de adultos;

- elaborar um projecto de investigação, adequando as metodologias de recolha e tratamento de dados aos objectivos da pesquisa.

- analisar e avaliar de forma crítica os dados recolhidos e os conhecimentos produzidos

- apresentar as várias etapas da pesquisa de forma estruturada, coerente, clara e bem articulada de modo a permitir a sua difusão

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa


  1. Desenho, construção e desenvolvimento de um projecto de investigação

  2. Identificação das principais questões da investigação e construção da problemática de pesquisa

  3. Definição do quadro metodológico, identificação dos intervenientes na pesquisa e construção de instrumentos de recolha de dados

  4. Trabalho de terreno – desenvolvimento e implementação dos processos de recolha de dados

  5. Construção de instrumentos de análise de dados e análise dos dados

  6. Escrita científica e elaboração da dissertação

Bibliografia Obrigatória

Canário, R., & Cabrito, B. (Eds.).; Educação e formação de adultos: mutações e convergências, Lisboa: Educa, 2005
Kasworm, C. E., Rose, A. D., & Ross-Gordon, J. M. (Eds.); Handbook of Adult and Continuing Education, Thousand Oaks, California: Sage Publications., 2010
English, L. (Ed.); International Encyclopedia of Adult Education, New York: Palgrave Macmillan, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino assenta na orientação tutorial, com discussão sobre os projetos de investigação dos estudantes. A orientação tutorial acompanha o trabalho de investigação autónomo conduzido pelos estudantes. A avaliação é realizada com base na apreciação e defesa pública da dissertação.

Software

SPSS
NVIVO
EndNote

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 250,00
Estudo autónomo
Trabalho de campo 454,00
Trabalho de investigação 428,00
Total: 1134,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

O regime de avaliação adotado é de avaliação com exame final. Este exame corresponde à defesa pública da dissertação de mestrado, classificada numa escala de 0 a 20 valores, correspondendo a 100% da CF.

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 17:19:02 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico