| Código: | P210 | Sigla: | DPI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 144 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
· Permitir aos alunos a experiência de integrarem um grupo de desenvolvimento.
· Sensibilizar e desenvolver aprendizagens e reflexões em torno da necessidade do desenvolvimento de competências sócio-emocionais paralelamente à aquisição de competências técnico-científicas na Psicologia.
· Desenvolver competências pessoais e relacionais de modo construtivo e integrado, que permitam aos alunos uma melhor adaptação a nível académico e um melhor desempenho pessoal e profissional enquanto psicólogos.
· Estimular a continuidade do desenvolvimento dos alunos ao longo da vida nos percursos pessoais e interpessoais.
·
No final desta unidade curricular é esperado que os alunos:
1. Tenham participado num grupo de desenvolvimento.
2. Tenham desenvolvido ou ficado sensibilizados para a importância do desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais para a sua vida, quer enquanto estudantes, quer enquanto futuros psicólogos.
3. Tenham ficado sensibilizados para a importância do investimento no desenvolvimento pessoal e interpessoal ao longo da vida.
2.
Não há.
1. 1. Apresentação da disciplina
2. Desenvolvimento de competências pessoais
a. Autoconhecimento
b. Autoestima
c. Autorregulação emocional
d. Autocuidado
3. Desenvolvimento de competências interpessoais
a. Empatia
b. Competências de comunicação
c. Competências de trabalho em equipa
d. Competências de resolução de conflitos
4. Apresentação de trabalhos de grupo.
5. Integração final
Aulas de 1h30m.
A metodologia baseia-se em três componentes centrais que acompanham a construção/desenvolvimento das competências alvo do programa: compreender, desenvolver e integrar. A primeira componente permite ao estudante conhecer a competência; a segunda promover o seu desenvolvimento através de estratégias de reflexão-ação e a terceira pretende contribuir para o aprofundamento e generalização da aprendizagem aos níveis pessoal, interpessoal e profissional.
Metodologia participativa, em que é exigido aos alunos a participação e envolvimento num grupo de desenvolvimento.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 30,00 |
| Trabalho escrito | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho de investigação | 53,00 |
| Total: | 81,00 |
Para que o aluno obtenha aprovação nesta disciplina são requisitos fundamentais a assiduidade (obrigatória a presença em 75% das aulas) e uma postura participativa nas aulas e que realize as atividades de avaliação propostas com êxito.
A classificação final resultará do somatório das classificações ponderadas para cada uma das componentes de avaliação:
1) 1. Participação e envolvimento nas aulas (assiduidade e participação) – 30%
2) 2.Trabalho individual – 35%
3) 3. Trabalho de grupo – 35%
É necessária a realização de todas as componentes para obter aprovação na unidade curricular.
Os estudantes com regimes especiais estão sujeitos à realização dos trabalhos que são propostos aos restantes alunos. No cálculo da classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação comuns a todos os estudantes.
Estas situações deverão ser apresentadas aos docentes no início do semestre.
Não se aplica.