Mediação Social e Educativa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Educação Sociais/Políticas Públicas |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEFA |
8 |
Plano oficial |
2 |
- |
4 |
43 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.Resultados de aprendizagem e competências
A UC trabalha modelos e práticas de mediação social como modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais, enquadrando-os nas transformações dos modos de regulação e de intervenção socioeducativa. É esperado que os estudantes sejam capazes de:
- Contextualizar a mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado;
- Compreender a centralidade do conflito nas abordagens da mediação como tradutor de concepções do papel social do sujeito;
- Distinguir na intervenção da mediação as perspectivas teóricas influentes;
- Identificar, a partir da análise de casos, abordagens da mediação [do conflito] e a sua adequação aos contextos de intervenção;
- Desenvolver leituras dos processos de estágio com base nas ferramentas analíticas da mediação
- Produzir documentos de análise de processos de mediação, revelando apropriação pessoal e crítica das perspetivas téoricas e conceitos do campo
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Iª Parte– Enquadramento Geral
1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.
1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.
2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.
3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social
4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais
5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas.
IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em mediação: Estudo de Casos
6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.
7 – Mediação em educação (escolar ou socioeducativa).
8 - Mediação social e comunitária
9 – Mediação cognitiva/dialética
10 – Mediação intercultural
Bibliografia Obrigatória
Boqué Torremorell Maria Carme;
Cultura de mediação e mudança social. ISBN: 978-972-0-34174-7
Bonafé-Schmitt, J.-P.; La médiation: une justice douce, Paris, Syros, 1992
Cardinet, Annie; École et Médiations, Ramonville Saint-Agnes: Éditions Érès, 2000
Correia José Alberto;
Da mediação local ao local da mediação
Correia José Alberto 570;
Mediação. ISBN: 978-972-36-1083-3
Guilaume-Hofnung, M.; La médiation, Paris, PUF, 2000
Hamzaoui, Mejed; El Trabajo Social Territorializado. Las transformaciones de la acción pública en la intervención social, València: Nau Llibres & Universitat de València, 2005
Mayer, Bernard; Beyond Neutrality: Confronting the Crisis in Conflict Resolution, São Francisco: Jossey-Bass, 2004
Milburn, Philip; La Médiation: Expériences et competences, Paris: La Découverte, 2002
Neves, T.; ; "Practice Note: community mediation as social intervention.", Conflict Resolution Quarterly 26(4): 481-495, 2009
Schwerin, Edward W. ; Mediation, Citizenship Empowerment and Transformational Politics, Westport: Praeger Publishers, 1995
Six, J.-F.; Les Médiateurs, Paris, Le Cavalier Bleu., 2003
Tricoire, Bruno ; La médiation sociale: le génie du «tiers», L'Harmattan, 2002. ISBN: 2-7475-1970-8
Vasconcelos-Sousa, José; O que é Mediação, s/l: Quimera, 2002
Vaz Henrique;
A^mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios
Observações Bibliográficas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Contacto lectivo:
Exposição Dialogada
Análise de Textos
Apresentação e Discussão de Casos
Orientação Tutorial
Trabalho autónomo:
Pesquisa e análise bibliográfica
Preparação de apresentação de casos e sua análise
Realização de trabalho para avaliação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
30,00 |
| Trabalho de investigação |
18,00 |
| Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação supõe a realização de trabalho individual que participa com 100 % para a CF. Este ensaio individual terá até um máximo de 8 páginas. A classificação final da UC expressa-se numa escla de 0-20 valores.
A partir da mobilização dos contributos teóricos do campo da mediação, o trabalho pode assumir a forma de:
i) análise e reflexão de um caso que envolva uma situação de intervenção social;
ii) reconceptualização de um trabalho em realização durante o semestre em outra uc do mestrado ;
iii) análise do processo de investigação em curso
Critérios de avaliação
i) Coerência e consistência teórica da análise produzida;
ii) Apropriação crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação
Provas e trabalhos especiais
A não realização do elemento da avaliação nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular.
O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.
Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um trabalho escrito, individual, e sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo