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Mediação Social e Educativa

Código: EFA08     Sigla: MSE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação Sociais/Políticas Públicas

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 8 Plano oficial 2 - 4 43 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC trabalha modelos e práticas de mediação social como modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais, enquadrando-os nas transformações dos modos de regulação e de intervenção socioeducativa. É esperado que os estudantes sejam capazes de:

- Contextualizar a mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado;

- Compreender a centralidade do conflito nas abordagens da mediação como tradutor de concepções do papel social do sujeito;

- Distinguir na intervenção da mediação as perspectivas teóricas influentes;

- Identificar, a partir da análise de casos, abordagens da mediação [do conflito] e a sua adequação aos contextos de intervenção;

- Desenvolver leituras dos processos de estágio com base nas ferramentas analíticas da mediação

- Produzir documentos de análise de processos de mediação, revelando apropriação pessoal e crítica das perspetivas téoricas e conceitos do campo

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Iª Parte– Enquadramento Geral

1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.

1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.

2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.

3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social

4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais

5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas.

 

IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em mediação: Estudo de Casos

6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.

7 – Mediação em educação (escolar ou socioeducativa).

8 - Mediação social e comunitária

9 – Mediação cognitiva/dialética

10 – Mediação intercultural

Bibliografia Obrigatória

Boqué Torremorell Maria Carme; Cultura de mediação e mudança social. ISBN: 978-972-0-34174-7
Bonafé-Schmitt, J.-P.; La médiation: une justice douce, Paris, Syros, 1992
Cardinet, Annie; École et Médiations, Ramonville Saint-Agnes: Éditions Érès, 2000
Correia José Alberto; Da mediação local ao local da mediação
Correia José Alberto 570; Mediação. ISBN: 978-972-36-1083-3
Guilaume-Hofnung, M.; La médiation, Paris, PUF, 2000
Hamzaoui, Mejed; El Trabajo Social Territorializado. Las transformaciones de la acción pública en la intervención social, València: Nau Llibres & Universitat de València, 2005
Mayer, Bernard; Beyond Neutrality: Confronting the Crisis in Conflict Resolution, São Francisco: Jossey-Bass, 2004
Milburn, Philip; La Médiation: Expériences et competences, Paris: La Découverte, 2002
Neves, T.; ; "Practice Note: community mediation as social intervention.", Conflict Resolution Quarterly 26(4): 481-495, 2009
Schwerin, Edward W. ; Mediation, Citizenship Empowerment and Transformational Politics, Westport: Praeger Publishers, 1995
Six, J.-F.; Les Médiateurs, Paris, Le Cavalier Bleu., 2003
Tricoire, Bruno ; La médiation sociale: le génie du «tiers», L'Harmattan, 2002. ISBN: 2-7475-1970-8
Vasconcelos-Sousa, José; O que é Mediação, s/l: Quimera, 2002
Vaz Henrique; A^mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios

Observações Bibliográficas



Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Contacto lectivo:

Exposição Dialogada

Análise de Textos 

Apresentação e Discussão de Casos

Orientação Tutorial

 

Trabalho autónomo:

Pesquisa e análise bibliográfica

Preparação de apresentação de casos e sua análise

Realização de trabalho para avaliação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 18,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação supõe a realização de trabalho individual que participa com 100 % para a CF. Este ensaio individual terá até um máximo de 8 páginas. A classificação final da UC expressa-se numa escla de 0-20 valores.

A partir da mobilização dos contributos teóricos do campo da mediação, o trabalho pode assumir a forma de:

i) análise e reflexão de um  caso que envolva uma situação de intervenção social;

ii)  reconceptualização de um trabalho em realização durante o semestre em outra uc do mestrado ;

iii) análise do processo de investigação em curso

 

Critérios de avaliação

i) Coerência e consistência teórica da análise produzida;

ii) Apropriação crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação

Provas e trabalhos especiais

A não realização do elemento da avaliação nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular.

O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.

Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um trabalho escrito, individual, e sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo
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