Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > DE324

Juventudes e Educação: Contextos de Investigação, Políticas e Práticas

Código: DE324     Sigla: JECIPP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 15 Plano Oficial 1 - 12 - 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Diagnóstico , leitura e análise crítica de problemas que afectam os/as jovens

Desenho de pré-projectos de investigação e intervenção em contextos e em torno de problemáticas juvenis

Construção de problemáticas de estudo e de intervenção com jovens

Análise de projectos de intervenção  e intervenção com jovens

Capacidade de equacionar percursos metodológicos (de intervenção e de investigação) em torno de problemas juvenis

Identificação de questões éticas em diferentes contextos de trabalho e pesquisa com jovens

Resultados de aprendizagem e competências

 Os/As estudantes deverão, no final desta UC, saber:

Compreender a interinfluência entre investigação, políticas e práticas 

Conhecer de estruturas, instituições e programas dedicados às juventudes

Compreender modos e modelos  de trabalho sócio educativos com jovens e suas comunidades

Compreender contextos sociais e políticos de produção de expectativas sobre o papel das juventudes

Mapear e analisar as agendas políticas em torno das juventude contemporâneas

Reconhecer exigências éticas no trabalho de pesquisa e intervenção com jovens

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem

Programa

I - Politicas da juventude na europa contemporânea: as principais agendas

II – Programas de Intervenção nacionais e internacionais com jovens e em contextos juvenis

III – Programas de Investigação nacionais e internacionais com jovens e em contextos juvenis

IV – Questões éticas em Investigação e Intervenção com crianças e jovens

Bibliografia Obrigatória

Campbell, Anne; Broadhead; Working With Children and Young People.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Discussão e análise de textos referentes a políticas da juventude em contexto europeu e sua tradução nacional;

Análise e debate em torno de programas e projetos de pesquisa sobre e com jovens.

Contacto com o terreno que se desenvolverá do seguinte modo:

- contato com projetos de pesquisa a decorrer no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com processos e resultados de projetos de pesquisa já terminados, nomeadamente os desenvolvidos por colegas da edição anterior do domínio.

- contato direto com projetos e programas de intervenção em desenvolvimento no terreno (referem-se aqueles com os quais já existe uma relação institucional de longa data, protocolada, ou colaborativa em redes: Programa Escolhas, FNAJ, Departamento Pedagógico do FCP.

Avaliação: pré projeto de pesquisa/intervenção (60%) em articulação com a UC de Metodologias de Investigação em Educação;

Construção de um filme documentário (40%) coletivo sobre a experiência de contato com o terreno.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 125,00

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas
Nota igual ou superior a 10 valores em todos os momentos de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

60% - projeto de investigação ou de interveção escrito e individual
40% - filme documentário

Melhoria de classificação

A melhoria de nota recairá sobre o projeto escrito individual

Observações

Campbell, Anne; Broadhead (eds.) (2010) Working With Children and Young People. Peter Lang: Bern.

Eurofound (2012), NEETs – Young people not in employment, education or train- ing: characteristics, costs and policy responses in Europe, Publications Office of the European Union, Luxembourg.

European Comission (2014) Perspectives on Youth. Council of Europe Publishing: Strasbourg

Neves, T. (2010) Modelos de mediação social. In José Alberto Correia & Ana Maria Costa e Silva (Orgs.), Mediação: (d)os contextos e (d)os actores (pp. 33-44). Porto: Afrontamento.

Silva, Sofia Marques da (2012) "Young People and Sensitive Information: Managing Protection And Dignity". In Brooks, Rachel; te Riele, Kitty (Eds.) Negotiating Ethical Challenges in Youth Research. London: Routledge, Pp. 96-108.ISBN-9780415808460.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 22:50:17 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico