| Código: | DE324 | Sigla: | JECIPP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 15 | Plano Oficial | 1 | - | 12 | - | 324 |
Diagnóstico , leitura e análise crítica de problemas que afectam os/as jovens
Desenho de pré-projectos de investigação e intervenção em contextos e em torno de problemáticas juvenis
Construção de problemáticas de estudo e de intervenção com jovens
Análise de projectos de intervenção e intervenção com jovens
Capacidade de equacionar percursos metodológicos (de intervenção e de investigação) em torno de problemas juvenis
Identificação de questões éticas em diferentes contextos de trabalho e pesquisa com jovens
Os/As estudantes deverão, no final desta UC, saber:
Compreender a interinfluência entre investigação, políticas e práticas
Conhecer de estruturas, instituições e programas dedicados às juventudes
Compreender modos e modelos de trabalho sócio educativos com jovens e suas comunidades
Compreender contextos sociais e políticos de produção de expectativas sobre o papel das juventudes
Mapear e analisar as agendas políticas em torno das juventude contemporâneas
Reconhecer exigências éticas no trabalho de pesquisa e intervenção com jovens
I - Politicas da juventude na europa contemporânea: as principais agendas
II – Programas de Intervenção nacionais e internacionais com jovens e em contextos juvenis
III – Programas de Investigação nacionais e internacionais com jovens e em contextos juvenis
IV – Questões éticas em Investigação e Intervenção com crianças e jovensDiscussão e análise de textos referentes a políticas da juventude em contexto europeu e sua tradução nacional;
Análise e debate em torno de programas e projetos de pesquisa sobre e com jovens.
Contacto com o terreno que se desenvolverá do seguinte modo:
- contato com projetos de pesquisa a decorrer no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com processos e resultados de projetos de pesquisa já terminados, nomeadamente os desenvolvidos por colegas da edição anterior do domínio.
- contato direto com projetos e programas de intervenção em desenvolvimento no terreno (referem-se aqueles com os quais já existe uma relação institucional de longa data, protocolada, ou colaborativa em redes: Programa Escolhas, FNAJ, Departamento Pedagógico do FCP.
Avaliação: pré projeto de pesquisa/intervenção (60%) em articulação com a UC de Metodologias de Investigação em Educação;
Construção de um filme documentário (40%) coletivo sobre a experiência de contato com o terreno.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Trabalho laboratorial | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 30,00 |
| Estudo autónomo | 35,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho laboratorial | 30,00 |
| Total: | 125,00 |
Campbell, Anne; Broadhead (eds.) (2010) Working With Children and Young People. Peter Lang: Bern.
Eurofound (2012), NEETs – Young people not in employment, education or train- ing: characteristics, costs and policy responses in Europe, Publications Office of the European Union, Luxembourg.
European Comission (2014) Perspectives on Youth. Council of Europe Publishing: Strasbourg
Neves, T. (2010) Modelos de mediação social. In José Alberto Correia & Ana Maria Costa e Silva (Orgs.), Mediação: (d)os contextos e (d)os actores (pp. 33-44). Porto: Afrontamento.
Silva, Sofia Marques da (2012) "Young People and Sensitive Information: Managing Protection And Dignity". In Brooks, Rachel; te Riele, Kitty (Eds.) Negotiating Ethical Challenges in Youth Research. London: Routledge, Pp. 96-108.ISBN-9780415808460.