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Avaliação do Desenvolvimento em Contextos Educativos

Código: P745     Sigla: ADCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=333059
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 10 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162
MTP 7 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1- Relacionar as orientações e as práticas dominantes no âmbito da avaliação da criança e dos seus contextos de desenvolvimento com os grandes constructos teóricos acerca do desenvolvimento infantil.

2- Valorizar o entendimento das práticas de avaliação como componente crucial dos processos de habilitação e inclusão das crianças com limitações da actividade e restrições ao nível da participação. 

 

3- Adquirir competências de participação em equipas de avaliação transdisciplinares.

 

4- Desenvolver capacidades de utilização de estratégias de resolução de problemas relacionados com o planeamento e implementação das melhores práticas de avaliação do desenvolvimento infantil.

 

Resultados de aprendizagem e competências

1-    Os estudantes deverão ser capazes de identificar os referenciais teóricos subjacentes às práticas de avaliação do desenvolvimento.

2-    Os estudantes deverão ser capazes de planificar processos de avaliação em ordem a identificar as barreiras e facilitadores relacionados com a participação e inclusão das crianças com incapacidades.

3-    Os estudantes deverão ser capazes de relacionar os conteúdos da avaliação com objetivos de intervenção.

4-    Os estudantes deverão ser capazes de utilizar competências de participação em equipas transdisciplinares de avaliação do desenvolvimento infantil.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Não aplicável

Programa

1- Enquadramento conceptual das práticas de avaliação do desenvolvimento. As perspectivas do traço, contextual e da adaptação pessoa/ambiente. Mapeamento das estruturas e das organizações desenvolvimentais: Dimensões intrapessoal, interpessoal e ecológica da avaliação.

 

2- Prevenção, risco e resiliência. O processo de avaliação/intervenção na prevenção do risco do desenvolvimento: Níveis de prevenção universal, seleccionada e indicada. Resiliência, participação e inclusão.

 

3- A complexidade do desenvolvimento humano e o enfoque transdisciplinar no processo de avaliação.

   a- Práticas de avaliação/intervenção no contexto de equipas

       multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.

   b- O modelo arena

 

4- O modelo da avaliação e intervenção transdisciplinar centrada no jogo. Avaliação do desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento motor, desenvolvimento da comunicação/linguagem e desenvolvimento sócio-emocional.

 

Bibliografia Obrigatória

Mary McLean, Mark Wolery, & Donald B. Bayley Jr; Assessing Infants and Preschoolers with Special Needs, Merrill Prentice Hall, 2004. ISBN: 0-13-098662-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino envolvem a discussão de situações práticas nas quais os conteúdos programáticos vão sendo apresentados mediante o recurso a actividades de resolução de problemas. Nesse sentido, são realizados exercícios de avaliação sobre gravações vídeo ou análise de vinhetas, abarcando os diferentes domínios do desenvolvimento. As discussões implicam a turma inteira e organizam-se de maneira a reproduzir os princípios de funcionamento das equipas de avaliação transdisciplinar.

Os estudantes elaborarão, ainda, relatório de um caso apresentado em vídeo nas aulas, devendo, igualmente efetuar trabalho de revisão teórica (sobre tema pertinente do programa da UC) segundo o modelo dos artigos da APA.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 111,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas efetivamente dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos estudantes é feita com base na apreciação do relatório de avaliação do caso apresentado em vídeo nas aulas (70% da classificação final), de um trabalho de revisão teórica 25% da classificação final). Será considerada a qualidade e o envolvimento da participação nas aulas (5% da classificação final).

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamentos em vigor

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria da classificação, os estudantes terão que submeter nova versão do relatório de avaliação e do trabalho de revisão teórica.

Observações

Não aplicável

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