Código: | P745 | Sigla: | ADCE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=333059 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 10 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 | ||
MTP | 7 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1- Relacionar as orientações e as práticas dominantes no âmbito da avaliação da criança e dos seus contextos de desenvolvimento com os grandes constructos teóricos acerca do desenvolvimento infantil.
2- Valorizar o entendimento das práticas de avaliação como componente crucial dos processos de habilitação e inclusão das crianças com limitações da actividade e restrições ao nível da participação.
3- Adquirir competências de participação em equipas de avaliação transdisciplinares.
4- Desenvolver capacidades de utilização de estratégias de resolução de problemas relacionados com o planeamento e implementação das melhores práticas de avaliação do desenvolvimento infantil.
1- Os estudantes deverão ser capazes de identificar os referenciais teóricos subjacentes às práticas de avaliação do desenvolvimento.
2- Os estudantes deverão ser capazes de planificar processos de avaliação em ordem a identificar as barreiras e facilitadores relacionados com a participação e inclusão das crianças com incapacidades.
3- Os estudantes deverão ser capazes de relacionar os conteúdos da avaliação com objetivos de intervenção.
4- Os estudantes deverão ser capazes de utilizar competências de participação em equipas transdisciplinares de avaliação do desenvolvimento infantil.
Não aplicável
1- Enquadramento conceptual das práticas de avaliação do desenvolvimento. As perspectivas do traço, contextual e da adaptação pessoa/ambiente. Mapeamento das estruturas e das organizações desenvolvimentais: Dimensões intrapessoal, interpessoal e ecológica da avaliação.
2- Prevenção, risco e resiliência. O processo de avaliação/intervenção na prevenção do risco do desenvolvimento: Níveis de prevenção universal, seleccionada e indicada. Resiliência, participação e inclusão.
3- A complexidade do desenvolvimento humano e o enfoque transdisciplinar no processo de avaliação.
a- Práticas de avaliação/intervenção no contexto de equipas
multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.
b- O modelo arena
4- O modelo da avaliação e intervenção transdisciplinar centrada no jogo. Avaliação do desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento motor, desenvolvimento da comunicação/linguagem e desenvolvimento sócio-emocional.
As metodologias de ensino envolvem a discussão de situações práticas nas quais os conteúdos programáticos vão sendo apresentados mediante o recurso a actividades de resolução de problemas. Nesse sentido, são realizados exercícios de avaliação sobre gravações vídeo ou análise de vinhetas, abarcando os diferentes domínios do desenvolvimento. As discussões implicam a turma inteira e organizam-se de maneira a reproduzir os princípios de funcionamento das equipas de avaliação transdisciplinar.
Os estudantes elaborarão, ainda, relatório de um caso apresentado em vídeo nas aulas, devendo, igualmente efetuar trabalho de revisão teórica (sobre tema pertinente do programa da UC) segundo o modelo dos artigos da APA.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Total: | 111,00 |
Presença em 75% das aulas efetivamente dadas.
A avaliação dos estudantes é feita com base na apreciação do relatório de avaliação do caso apresentado em vídeo nas aulas (70% da classificação final), de um trabalho de revisão teórica 25% da classificação final). Será considerada a qualidade e o envolvimento da participação nas aulas (5% da classificação final).
Não aplicável
Não aplicável
Conforme regulamentos em vigor
Para efeitos de melhoria da classificação, os estudantes terão que submeter nova versão do relatório de avaliação e do trabalho de revisão teórica.
Não aplicável