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Trabalhos Práticos de Investigação Qualitativa

Código: P603     Sigla: TPIQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 135 Plano Oficial 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

• Conhecer as tradições epistemológicas, as características fundamentais e as diferentes fases da investigação qualitativa • Desenvolver competências de planeamento de investigação qualitativa em ciências sociais • Conhecer e manipular métodos e técnicas de investigação qualitativa a diferentes níveis: na recolha, na análise e na interpretação dos dados • Ser capaz de realizar um trabalho de investigação qualitativa, implementando as suas diferentes fases: definição do problema, planificação, desenho da investigação, elaboração das questões de investigação, selecção do (s) método (s) de recolha de dados, recolha de dados, análise e interpretação de dados. • Adquirir competências para escrever um artigo científico sobre uma investigação qualitativa • Adquirir conhecimentos básicos para desenho de uma investigação utilizando métodos mistos • Dominar procedimentos para garantir a qualidade e a validade dos dados e das interpretações em investigação qualitativa e na utilização de métodos mistos

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os mestrandos deverão estar aptos a criar condições de construção do conhecimento científico e pedagógico que lhes permitam vir a ser profissionais competentes e a desenvolverem-se como pessoas capazes de desenvolver investigações qualitativas.

Nesse sentido, as competências adquiridas nesta unidade curricular deverão, acima de tudo, constituir-se como recurso educativo. A formação deverá, assim, proporcionar uma adequada aprendizagem das abordagens qualitativas e respectivas técnicas de recolha e análise de dados.

 

 

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tradições epistemológicas e características fundamentais da investigação qualitativa. As aplicações dos métodos qualitativos em ciências sociais: investigação teórica e aplicada; funções de diferentes métodos; combinação de métodos qualitativos e quantitativos. As diferentes fases da investigação qualitativa: definição e formulação do problema; desenho e amostragem na investigação qualitativa; elaboração das questões de investigação, recolha de dados, processos de codificação e categorização, a análise e interpretação dos dados Estratégias e métodos em investigação qualitativa: (a) de recolha de dados: diferentes formas de entrevista, tipos de observação; grupos focais; Q-sort; (b) de análise de dados: a análise de conteúdo, do discurso e de narrativas, o estudo de caso, a abordagem da “grounded theory”. O controlo de qualidade e a validade dos dados e das interpretações - triangulação em investigação qualitativa e quantitativa. Formas de relatar e de apresentar dados qualitativos.

Bibliografia Obrigatória

Creswell John W.; Qualitative inquiry and research design. ISBN: 0-7619-0144-2
Creswell John W.; Research design. ISBN: 0-7619-2442-6
Denzin Norman K. 340; The^landscape of qualitative research. ISBN: 0-7619-1433-1
Flick Uwe; Métodos qualitativos na investigação científica
McCluskey, U.; To Be Met as a Person: the dynamics of attachment in professional encounters., London: Karnac., 2005
Tashakkori Abbas; Mixed methodology. ISBN: 0-7619-0071-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo 2. Tutorial 3. Experiencial 4. Laboratorial

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação formativa com exame final. Relativamente ao exame final existe a opção de realização de dois mini-testes a realizar durante o semestre ou exame final somente na época de recurso.
Os alunos terão de obter um mínimo de 8 valores no primeiro mini-teste para poderem efetuar o segundo mini-teste. Caso obtenham uma nota inferior a 8 no primeiro mini-teste, ou uma nota inferior a 10 na média dos 2 mini-testes e ainda caso não possam comparecer a um ou a ambos os mini-testes, os alunos têm a opção de realização de exma final na época de recurso.
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas.
1. Condição básica: ter pelo menos 75% de frequência das aulas;
2. Apresentação final oral nas aulas práticas - trabalho de grupo (3 alunos): Enquadramento teórico e Análise das entrevistas realizadas;
3. Trabalho final escrito trabalho de grupo versando o trabalho desenvolvido durante o semestre. Este trabalho (de acordo com as normas da APA relativamente a citações), deve incluir uma introdução teórica e a descrição da pesquisa qualitativa implementada pelos alunos.
4. SISDATS (5)
5. Exame final ou 2 mini-testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na ponderação da nota final: 50% relativos ao trabalho desenvolvido e apresentado nas aulas práticas (calendarizado) - reflexão teórica e descrição da investigação realizada; 10% relativos a documentos de reflexão individual em diferentes momentos do processo de aprendizagem. 40% exame

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas aulas (em pelo menos em 75%) e realizar as actividades que estão sujeitas a avaliação.

Melhoria de classificação

Na época de recurso é possível melhorar a nota do exame final.

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