Psicologia Positiva
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
24 |
Plano Oficial |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular Psicologia Positiva propõe-se a introduzir uma área científica vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento humano. Pretende-se com esta unidade uma apresentação e revisão crítica da história e suporte empírico da Psicologia Positiva.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
Adquirir uma perspectiva histórica, cultural e interdisciplinar da Psicologia Positiva;
Adquirir conhecimentos aprofundados sobre classificações, teorias e construtos associados à Psicologia Positiva, ao nível da sua caracterização, avaliação e intervenção;
Adquirir uma perspetiva desenvolvimental da Psicologia Positiva;
Adquirir conhecimentos sobre metodologias e áreas de investigação-acção da Psicologia Positiva;
Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração e avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios;
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à Psicologia Positiva
- Correntes atuais da Psicologia Positiva
Classificações e medidas das "strengths"
i. Clifton Strengths Finder (Gallup)
ii. Classificação VIA
iii. SI’40
Distinção entre classificações e medidas
- Modelos e medidas de avaliação da Psicologia Positiva
i. Esperança, Otimismo, Auto-eficácia
ii. Bem-estar, Felicidade, Satisfação com a Vida
iii. Emoções Positivas
iv. Altruísmo, Perdão, Gratidão
v. Espiritualidade, Resiliência
- Psicologia Positiva ao longo do ciclo de vida
i. Infãncia
ii. Adolescência
iii. Adulto
iv. Idoso
- Intervenções em Psicologia Positiva
i. Escola
ii. Saúde
iii. Trabalho
iv. Família e Comunidade
Bibliografia Obrigatória
Lopez Shane J. 340;
Positive psychological assessment. ISBN: 1-55798-988-5
Snyder C. R.;
Positive psychology. ISBN: 0-7619-2633-X
Snyder C. R. 340;
Handbook of positive psychology. ISBN: 0-19-513533-4
Seligman, M. E. P., & Csikszentmihalyi, M; Positive psychology: An introduction. , American Psychologist, 55, 5–14., 2000
Seligman, M. E. P., Rashid, T., & Parks, A. C.; Positive psychotherapy. , American Psychologist, 61, 774–788., 2006
Seligman, M. E. P., Steen, T. A., Park, N. & Peterson, C. ; Positive psychology progress: Empirical validation of interventions., American Psychologist, 60, 410- 421., 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular assentará numa dinâmica de ensino-aprendizagem teórico-prática. Nas atividades de sala de aula serão realizadas exposições sobre a matéria a lecionar. Os alunos apresentarão reflexões sobre os tópicos apresentados a partir da leitura da bibliografia indicada, trabalhos e exercícios práticos.
A avaliação vai incluir 1 trabalho prático, de carácter obrigatório, de aplicação dos conteúdos da Unidade Curricular (5 valores) e 1 exame final com duas perguntas de resposta directa (2,5 valores cada) para avaliar a aquisição de conhecimentos específicos complementadas por duas perguntas de desenvolvimento para avaliar a capacidade de demonstração, articulação e posicionamento critico em relação aos conhecimentos adquiridos (5 valores cada).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
75,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas e participarem nas actividades propostas.
Fórmula de cálculo da classificação final
25%TE + 75%E = Classificação Final
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação consiste na realização de um exame escrito (com ponderação de 75% na nota final). Não é possível repetir o trabalho.