Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P738

Psicologia Positiva

Código: P738     Sigla: PP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 24 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular Psicologia Positiva propõe-se a introduzir uma área científica vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento humano. Pretende-se com esta unidade uma apresentação e revisão crítica da história e suporte empírico da Psicologia Positiva.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:

Adquirir uma perspectiva histórica, cultural e interdisciplinar da Psicologia Positiva;
Adquirir conhecimentos aprofundados sobre classificações, teorias e construtos associados à Psicologia Positiva, ao nível da sua caracterização, avaliação e intervenção;
Adquirir uma perspetiva desenvolvimental da Psicologia Positiva;
Adquirir conhecimentos sobre metodologias e áreas de investigação-acção da Psicologia Positiva;
Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração e avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios;

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução à Psicologia Positiva

  2. Correntes atuais da Psicologia Positiva


                                        Classificações e medidas das "strengths"


                                            i.     Clifton Strengths Finder (Gallup)


                                            ii.     Classificação VIA


                                            iii.     SI’40


                                         Distinção entre classificações e medidas



  1. Modelos e medidas de avaliação da Psicologia Positiva


                                             i.     Esperança, Otimismo, Auto-eficácia


                                             ii.     Bem-estar, Felicidade, Satisfação com a Vida


                                            iii.     Emoções Positivas


                                            iv.     Altruísmo, Perdão, Gratidão


                                             v.     Espiritualidade, Resiliência



  1. Psicologia Positiva ao longo do ciclo de vida


                                             i.     Infãncia


                                             ii.     Adolescência


                                            iii.     Adulto


                                            iv.     Idoso



  1. Intervenções em Psicologia Positiva


                                             i.     Escola


                                             ii.     Saúde


                                            iii.     Trabalho


                                            iv.     Família e Comunidade

Bibliografia Obrigatória

Lopez Shane J. 340; Positive psychological assessment. ISBN: 1-55798-988-5
Snyder C. R.; Positive psychology. ISBN: 0-7619-2633-X
Snyder C. R. 340; Handbook of positive psychology. ISBN: 0-19-513533-4
Seligman, M. E. P., & Csikszentmihalyi, M; Positive psychology: An introduction. , American Psychologist, 55, 5–14., 2000
Seligman, M. E. P., Rashid, T., & Parks, A. C.; Positive psychotherapy. , American Psychologist, 61, 774–788., 2006
Seligman, M. E. P., Steen, T. A., Park, N. & Peterson, C. ; Positive psychology progress: Empirical validation of interventions., American Psychologist, 60, 410- 421., 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular assentará numa dinâmica de ensino-aprendizagem teórico-prática. Nas atividades de sala de aula serão realizadas exposições sobre a matéria a lecionar. Os alunos apresentarão reflexões sobre os tópicos apresentados a partir da leitura da bibliografia indicada, trabalhos e exercícios práticos.

A avaliação vai incluir 1 trabalho prático, de carácter obrigatório, de aplicação dos conteúdos da Unidade Curricular (5 valores) e 1 exame final com duas perguntas de resposta directa (2,5 valores cada) para avaliar a aquisição de conhecimentos específicos complementadas por duas perguntas de desenvolvimento para avaliar a capacidade de demonstração, articulação e posicionamento critico em relação aos conhecimentos adquiridos (5 valores cada).           

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teóricas e participarem nas actividades propostas.

Fórmula de cálculo da classificação final

25%TE + 75%E = Classificação Final

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação consiste na realização de um exame escrito (com ponderação de 75% na nota final). Não é possível repetir o trabalho.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 13:47:56 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico