Psicologia da Aprendizagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os principais objectivos desta unidade curricular são: (1) Obter conhecimentos básicos sobre os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos; (2) Saber os principais tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (3) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante desta área; (4) Proporcionar a oportunidade dos estudantes participarem em estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Descrever e compreender os vários tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (2) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante da área; (3) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações reais como a aprendizagem escolar a nível universitário, integrando conhecimentos e experiência; (4) Analisar, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n/a
Programa
(1) Cérebro, mente, cognição e aprendizagem: Interdependência com outros processos cognitivos.
(2) Aprendizagem: Crenças sobre o âmbito da aprendizagem; Definição beaviorista e cognitiva; Principais tipos e modelos de aprendizagem.
(3) Habituação: Mecanismos de familiarização com estímulos, permanência e factores explicativos.
(4) Condicionamento clássico (CC): Estudos pioneiros de Pavlov e processos gerais de aprendizagem; Estudos de aprendizagem emocional; Estudos recentes de CC; Modelo de Rescorla-Wagner; Explicações gerais do CC.
(5) Condicionamento operante (CO): Estudos pioneiros de Thorndike e Skinner; Estudos experimentais e tipos de CO; Reforço, tipos e explicações; Reforço e punição; Moldagem; Aplicações do CO na clínica e na educação.
(6) Aprendizagem verbal (AV): Estudos pioneiros de Ebbinghaus e Bartlett; Tipos e medidas de AV; A revolução cognitiva, a evolução recente da AV e a relação com a memória humana.
(7) Aprendizagem de categorias e conceitos; Percepção discriminativa, categorização e pensamento; Modelos de categorização clássico e protótipo; Medidas de categorização.
(8) Outras teorias de aprendizagem: Estudos e explicações de aprendizagem segundo o sistema da gestalt; aprendizagem por observação e imitação; aprendizagem em ambiente artificial e o modelo neo-conexionista.
(9) Aprendizagem escolar (AE): Análise dos processos cognitivos de organização, profundidade de processamento, conhecimento prévio e competências meta-cognitivas.
(10) Conclusão: Aprendizagem e relação com outros processos cognitivos.
Bibliografia Obrigatória
Pinto Amâncio da Costa;
Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Bransford John D. 340;
How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Anderson John R.;
Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Pinto Amâncio da Costa;
Psicologia geral. ISBN: 972-674-339-7
Observações Bibliográficas
A indicação de artigos científicos complementares e outros documentos será feita no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada nos sumários respectivos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm uma componente de exposição e enquadramento teórico apoiada por PPTs e clips de vídeo, e uma segunda componente de demonstrações, experiências, discussões pontuais nas aulas e nos fóruns da plataforma Moodle e avaliações breves da aula corrente.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
110,00 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Trabalho laboratorial |
10,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtenção de frequência, a assiduidade não é obrigatória, mas é altamente recomendável e é valorizada no exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é o resultado do exame final (100%). Os estudantes devem obter 10 valores em 20 para serem aprovados.
Provas e trabalhos especiais
Os Trabalhos Especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar Trabalhos Especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor. Os alunos com necessidades especiais devem informar o docente no início das aulas a fim de se poder planear as adaptações necessárias.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Os recursos e as actividades disponíveis e a desenvolver em P104-Psicologia da Aprendizagem ficarão centradas na plataforma Moodle.