Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P104

Psicologia da Aprendizagem

Código: P104     Sigla: PA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=1009119&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=351723
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 175 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-06-17.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Observações, URL da página, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objectivos desta unidade curricular são: (1) Obter conhecimentos básicos sobre os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos; (2) Saber os principais tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (3) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante desta área; (4) Proporcionar a oportunidade dos estudantes participarem em estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Descrever e compreender os vários tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (2) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante da área; (3) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações reais como a aprendizagem escolar a nível universitário, integrando conhecimentos e experiência; (4) Analisar, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

(1) Cérebro, mente, cognição e aprendizagem: Interdependência com outros processos cognitivos.
(2) Aprendizagem: Crenças sobre o âmbito da aprendizagem; Definição beaviorista e cognitiva; Principais tipos e modelos de aprendizagem.
(3) Habituação: Mecanismos de familiarização com estímulos, permanência e factores explicativos.
(4) Condicionamento clássico (CC): Estudos pioneiros de Pavlov e processos gerais de aprendizagem; Estudos de aprendizagem emocional; Estudos recentes de CC; Modelo de Rescorla-Wagner; Explicações gerais do CC.
(5) Condicionamento operante (CO): Estudos pioneiros de Thorndike e Skinner; Estudos experimentais e tipos de CO; Reforço, tipos e explicações; Reforço e punição; Moldagem; Aplicações do CO na clínica e na educação.
(6) Aprendizagem verbal (AV): Estudos pioneiros de Ebbinghaus e Bartlett; Tipos e medidas de AV; A revolução cognitiva, a evolução recente da AV e a relação com a memória humana.
(7) Aprendizagem de categorias e conceitos; Percepção discriminativa, categorização e pensamento; Modelos de categorização clássico e protótipo; Medidas de categorização.
(8) Outras teorias de aprendizagem: Estudos e explicações de aprendizagem segundo o sistema da gestalt; aprendizagem por observação e imitação; aprendizagem em ambiente artificial e o modelo neo-conexionista.
(9) Aprendizagem escolar (AE): Análise dos processos cognitivos de organização, profundidade de processamento, conhecimento prévio e competências meta-cognitivas.
(10) Conclusão: Aprendizagem e relação com outros processos cognitivos.

Bibliografia Obrigatória

Pinto Amâncio da Costa; Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Bransford John D. 340; How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Anderson John R.; Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Pinto Amâncio da Costa; Psicologia geral. ISBN: 972-674-339-7

Observações Bibliográficas

A indicação de artigos científicos complementares e outros documentos será feita no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada nos sumários respectivos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma componente de exposição e enquadramento teórico apoiada por PPTs e clips de vídeo, e uma segunda componente de demonstrações, experiências, discussões pontuais nas aulas e nos fóruns da plataforma Moodle e avaliações breves da aula corrente.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, a assiduidade não é obrigatória, mas é altamente recomendável e é valorizada no exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é o resultado do exame final (100%). Os estudantes devem obter 10 valores em 20 para serem aprovados.



 

Provas e trabalhos especiais

Os Trabalhos Especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar Trabalhos Especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor. Os alunos com necessidades especiais devem informar o docente no início das aulas a fim de se poder planear as adaptações necessárias.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Os recursos e as actividades disponíveis e a desenvolver em P104-Psicologia da Aprendizagem ficarão centradas na plataforma Moodle.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 14:19:48 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico