| Código: | P804 | Sigla: | ACCA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 32 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
O objetivo essencial desta UC é a aprender a conduzir uma avaliação clínica de crianças e adolescentes. Os estudantes deverão ser capazes de: - Conhecer os quadros teóricos de referência a um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação usadas na avaliação clínica de crianças e adolescentes; - Selecionar a ou as medidas de avaliação a usar numa situação e contexto específicos de avaliação clínica de crianças ou adolescentes; - Proceder à administração, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos formais utilizados na avaliação clínica de crianças e adolescentes; - Recorrer a estratégias não-formais de avaliação clínica, dominando a técnica de aplicação e de atribuição de significado aos resultados obtidos; - Elaborar um relatório de avaliação, tendo em conta o interlocutor a que se destina e dominar competências de transmissão oral dos resultados da avaliação; - Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos que regem a avaliação psicológica.
Os resultados de aprendizagem desta UC consistem:
- domínio de tecnicas e estratégias de avaliação clinica, com caracter formal e informal de crianças e adolescentes
- domínio de competencias de integração num quadro consistente dos resultados da avaliação conduzida
- domínio de competencias de comunicação dos resultados da avaliação clínica junto de interlocutores de diferente natureza, pais e profissionais.
1. Conceito de avaliação clínica de crianças e adolescentes. Avaliação centrada na pessoa e avaliação em contexto. Avaliação quantitativa, qualitativa e eco-comportamental. Domínios de avaliação. 2. Avaliação de bebés: formas e contextos 3. Avaliação da cognição. Instrumentos quantitativos de avaliação da inteligência de crianças e adolescentes. Avaliação desenvolvimental piagetiana 4. Avaliação da comunicação. Instrumentos formais de avaliação. 5. Avaliação da vinculação: métodos e instrumentos de avaliação da vinculação em crianças e adolescentes 6. Avaliação pessoal e social: Instrumentos de avaliação de crianças e adolescentes 7. Estratégias e medidas específicas: 7.1. Avaliação de maltrato 7.2. Avaliação de perturbações do espectro do autismo 7.3. Avaliação de dificuldades emocionais 7.4. Avaliação de perturbações do comportamento. Hiperatividade e deficit de atenção. 7.5. Avaliação da qualidade das interações e de relações 7.6. Avaliação das dinâmicas familiares 8. Aspetos éticos e legais da avaliação
1. Expositivo, sob responsabilidade da docente 2. Role-play de treino de competências de avaliação 3. Tutorial no apoio a trabalhos de pesquisa de instrumentos de avaliação, realizados pelos estudantes 4. Supervisão de acompanhamento de um processo de avaliação clínica com criança ou adolescente, sob orientação direta de um psicólogo e em contextos diversos. 5. Aprendizagem interpares – os estudantes participam no contexto da aula à apresentação de casos clínicos seguido pelos colegas, sob orientação da docente.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 5,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Trabalho escrito | 45,00 |
| Total: | 100,00 |
Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245.
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes: 1.Avaliação contínua através de trabalhos realizados na aula, incluindo apresentações orais de trabalhos 20% (4 valores) 2. TRabalho teórico-prático de grupo - 40% (8 valores) 3. Acompanhamento de processo de avaliação - 40% (8 valores)
Não se aplica.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas situações de consulta (em pelo menos em 75%) e realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com os docentes no início do semestre.
Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação.