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Intervenção Psicológica em Contextos Educativos

Código: P700     Sigla: IPCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos. Conhecer investigação relevante no domínio. Identificar dimensões de qualidade dos contextos educativos. Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica em contextos educativos com o fim de recolher informação relevante em termos psico-educacionais, respeitando os princípios éticos subjacentes. Identificar diferentes alvos e propósitos da intervenção psico-educacional. Conhecer e utilizar estratégias de intervenção psicológica em contextos educacionais. Apreciar criticamente o sistema educativo e sua organização, nos diferentes níveis de ensino. Planear intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os alunos deverão ser capazes de

analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.

Identificar investigação relevante no domínio.

Identificar dimensões de qualidade dos contextos educativos.

Saber usar um instrumento de avaliação psicológica para crianças em idade pré-escolar, elaborando o respectivo relatório e agindo em conformidade com os princípios éticos subjacentes.

Analisar criticamente o sistema educativo e sua organização, nos diferentes níveis de ensino

Identificar as tarefas e desafios do psicólogo educacional nos diferentes contextos educativos e nos diferentes niveis de ensino

Planear intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas apresentando-as sob a forma de projecto de intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Teorias e modelos que fundamentam a intervenção psicológica nos contextos educativos. Psicologia educacional e escolar - perspectiva histórica. Contextos educativos formais e informais: A escola - contexto ecológico e social de desenvolvimento. O psicólogo escolar e as suas atribuições. Sistema de ensino: desafios passados, presentes e futuros. Relações com factores culturais, sociais e individuais. Educação pré-escolar - panorama actual. Modelos de intervenção e curriculos. Promoção da qualidade em educação de infância. Introdução ao despiste pré-escolar. Estudo e aplicação de um instrumento de despiste.Elaboração de relatórios de avaliação. Anos escolares. Trabalho com professores. Gestão da sala e gestão do processo instructivo. Família como contexto educativo. A qualidade do ambiente familiar em crianças e adolescentes – modelos, conceitos, instrumentos. Avaliação e intervenção no contexto familiar e na parentalidade. Escola, familia e comunidade - três vértices do triangulo cujo centro é a criança.

Bibliografia Obrigatória

Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 978-0-471-27287-8
Meece Judith L. 340; Handbook of research on schools, schooling, and human development. ISBN: 978-0-8058-5948-5
ULL; Journal of educational psychology
Formosinho Júlia Oliveira 570; Modelos curriculares para a educação de infância. ISBN: 972-0-34451-2
Gupta Rajinder M. ed. lit.; Intervention with children. ISBN: ISBN 0-415-00791-7
Berliner David C.; Handbook of educational psychology. ISBN: ISBN 0-02-897089-6
Meece Judith L. 340; Handbook of research on schools, schooling, and human development. ISBN: 978-0-8058-5948-5
ULL; Early childhood research quarterly. ISBN: 0885-2006

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional será fornecida a par e passo pelo professor/Aditional bibliographic references will be given by teacher along the semester.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas com debate final de ideias Trabalho em pequeno grupo para leitura, análise e discussão de textos e para contacto com instrumentos de avaliação. Role-playing. Orientação/supervisão na preparação de actividades práticas no terreno (entrevista a psicólogos, aplicação de teste de despiste pré-escolar, avaliação do ambiente familiar). Análise e planeamento de intervenções através de simulações. Sínteses, reflexões e resumos escritos sobre temas ou textos propostos pela docente. Vídeos Formação e treino na cotação de instrumentos para avaliação e sua utilização orientada em contexto educativo e familiar. Apresentações feitas pelos estudantes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,50
Trabalho de campo
Total: 41,50

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 3/4 das aulas efectivamente leccionadas e a realização dos trabalhos de grupo solicitados ao longo do semestre. Relativamente a cada trabalho de grupo deverá ser elaborado um relatório. Será solicitada aos alunos a avaliação pessoal do seu próprio trabalho, a nivel individual e na participação do trabalho do grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base na avaliação obtida nos trabalhos solicitados ao longo do semestre (ponderação de 40%), bem como na nota obtida no exame final (ponderação de 50%) e pelaassiduidade e qualidade da participação nas aulas (10%). As notas serão sempre atribuídas numa escala de 1 a 20. Nenhuma das notas parciais obtida pelos alunos poderá ser inferior a 8 valores.

Provas e trabalhos especiais

Poderão ser solicitadas aos estudantes pequenas sinteses no final das aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar os relatórios e os trabalhos escritos solicitados. A ponderação de cada componente de avaliação será a mesma. Os estudantes com estatutos especiais deverão contactar a docente na primeira aula, para definirem os parâmetros de avaliação e sua exequibilidade. Poderá haver lugar para uma avaliação diversificada no caso de estudantes Erasmus.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota só poderá fazer-se por exame escrito, mantendo-se contudo as notas obtidas nos trabalhos escritos. A obtenção de melhoria relativamente à nota em qualquer um dos trabalhos escritos ao longo do semestre pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes dos mesmos.

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