| Código: | P700 | Sigla: | IPCE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 30 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos. Conhecer investigação relevante no domínio. Identificar dimensões de qualidade dos contextos educativos. Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica em contextos educativos com o fim de recolher informação relevante em termos psico-educacionais, respeitando os princípios éticos subjacentes. Identificar diferentes alvos e propósitos da intervenção psico-educacional. Conhecer e utilizar estratégias de intervenção psicológica em contextos educacionais. Apreciar criticamente o sistema educativo e sua organização, nos diferentes níveis de ensino. Planear intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas
Os alunos deverão ser capazes de
analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Identificar investigação relevante no domínio.
Identificar dimensões de qualidade dos contextos educativos.
Saber usar um instrumento de avaliação psicológica para crianças em idade pré-escolar, elaborando o respectivo relatório e agindo em conformidade com os princípios éticos subjacentes.
Analisar criticamente o sistema educativo e sua organização, nos diferentes níveis de ensino
Identificar as tarefas e desafios do psicólogo educacional nos diferentes contextos educativos e nos diferentes niveis de ensino
Planear intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas apresentando-as sob a forma de projecto de intervenção.
Teorias e modelos que fundamentam a intervenção psicológica nos contextos educativos. Psicologia educacional e escolar - perspectiva histórica. Contextos educativos formais e informais: A escola - contexto ecológico e social de desenvolvimento. O psicólogo escolar e as suas atribuições. Sistema de ensino: desafios passados, presentes e futuros. Relações com factores culturais, sociais e individuais. Educação pré-escolar - panorama actual. Modelos de intervenção e curriculos. Promoção da qualidade em educação de infância. Introdução ao despiste pré-escolar. Estudo e aplicação de um instrumento de despiste.Elaboração de relatórios de avaliação. Anos escolares. Trabalho com professores. Gestão da sala e gestão do processo instructivo. Família como contexto educativo. A qualidade do ambiente familiar em crianças e adolescentes – modelos, conceitos, instrumentos. Avaliação e intervenção no contexto familiar e na parentalidade. Escola, familia e comunidade - três vértices do triangulo cujo centro é a criança.
Exposições teóricas com debate final de ideias Trabalho em pequeno grupo para leitura, análise e discussão de textos e para contacto com instrumentos de avaliação. Role-playing. Orientação/supervisão na preparação de actividades práticas no terreno (entrevista a psicólogos, aplicação de teste de despiste pré-escolar, avaliação do ambiente familiar). Análise e planeamento de intervenções através de simulações. Sínteses, reflexões e resumos escritos sobre temas ou textos propostos pela docente. Vídeos Formação e treino na cotação de instrumentos para avaliação e sua utilização orientada em contexto educativo e familiar. Apresentações feitas pelos estudantes
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 41,50 |
| Trabalho de campo | |
| Total: | 41,50 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 3/4 das aulas efectivamente leccionadas e a realização dos trabalhos de grupo solicitados ao longo do semestre. Relativamente a cada trabalho de grupo deverá ser elaborado um relatório. Será solicitada aos alunos a avaliação pessoal do seu próprio trabalho, a nivel individual e na participação do trabalho do grupo.
A classificação final será calculada com base na avaliação obtida nos trabalhos solicitados ao longo do semestre (ponderação de 40%), bem como na nota obtida no exame final (ponderação de 50%) e pelaassiduidade e qualidade da participação nas aulas (10%). As notas serão sempre atribuídas numa escala de 1 a 20. Nenhuma das notas parciais obtida pelos alunos poderá ser inferior a 8 valores.
Poderão ser solicitadas aos estudantes pequenas sinteses no final das aulas.
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar os relatórios e os trabalhos escritos solicitados. A ponderação de cada componente de avaliação será a mesma. Os estudantes com estatutos especiais deverão contactar a docente na primeira aula, para definirem os parâmetros de avaliação e sua exequibilidade. Poderá haver lugar para uma avaliação diversificada no caso de estudantes Erasmus.
A melhoria de nota só poderá fazer-se por exame escrito, mantendo-se contudo as notas obtidas nos trabalhos escritos. A obtenção de melhoria relativamente à nota em qualquer um dos trabalhos escritos ao longo do semestre pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes dos mesmos.