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Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

Código: P210     Sigla: DPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 125 Plano Oficial 1 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-01-31.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Obtenção de frequência, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

·         Permitir aos alunos a experiência de integrarem um grupo de desenvolvimento.

·         Sensibilizar e desenvolver aprendizagens e reflexões em torno da necessidade do desenvolvimento de competências sócio-emocionais paralelamente à aquisição de competências técnico-científicas na Psicologia.

·         Desenvolver competências pessoais e relacionais de modo construtivo e integrado, que permitam aos alunos uma melhor adaptação a nível académico e um melhor desempenho pessoal e profissional enquanto psicólogos.

·         Estimular a continuidade do desenvolvimento dos alunos ao longo da vida nos percursos pessoais e interpessoais.

 

Resultados de aprendizagem e competências

·         Permitir aos alunos a experiência de integrarem um grupo de desenvolvimento.

·         Sensibilizar e desenvolver aprendizagens e reflexões em torno da necessidade do desenvolvimento de competências sócio-emocionais paralelamente à aquisição de competências técnico-científicas na Psicologia.

·         Desenvolver competências pessoais e relacionais de modo construtivo e integrado, que permitam aos alunos uma melhor adaptação a nível académico e um melhor desempenho pessoal e profissional enquanto psicólogos.

·         Estimular a continuidade do desenvolvimento dos alunos ao longo da vida nos percursos pessoais e interpessoais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não há.

Programa

1.       1. Apresentação da disciplina

2. Desenvolvimento de competências pessoais

a.       Autoconhecimento

b.      Autoestima

c.       Autorregulação emocional

d.      Autocuidado

3. Desenvolvimento de competências interpessoais

a.       Empatia

b.      Competências de comunicação

c.       Competências de trabalho em equipa

d.      Competências de resolução de conflitos

4. Apresentação de trabalhos de grupo.

5. Integração final

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Damásio António R.; O^sentimento de si. ISBN: 972-1-04757-0
Plummer Deborah; Helping adolescents and adults to build self-esteem. ISBN: 978-1-84310-185-7
Serra Adriano Vaz; O^stress na vida de todos os dias. ISBN: 972-95003-2-0
Goleman Daniel; Inteligência emocional. ISBN: 972-759-063-2
Botvin Gilbert J.; Life skills training. ISBN: 0-933665-17-2
Jacinto Jardim; Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais: Estudo para a Promoção do Sucesso Académico. , Universidade de Aveiro, 2007
Neves José; Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais. ISBN: 978-972-618-477-5
Rosário, P., Núñez, J. & Pienda, J. ; Cartas do Gervásio ao seu umbigo. Comprometer-se com o estudar na universidade., Coimbra: Almedina., 2006
Albom, M. ; As Terças com Morrie. , Lisboa: Sinais de Fogo Publicações., 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de 1h30m.

A metodologia baseia-se em três componentes centrais que acompanham a construção/desenvolvimento das competências alvo do programa: compreender, desenvolver e integrar. A primeira componente permite ao estudante conhecer a competência; a segunda promover o seu desenvolvimento através de estratégias de reflexão-ação e a terceira pretende contribuir para o aprofundamento e generalização da aprendizagem aos níveis pessoal, interpessoal e profissional.

Metodologia participativa, em que é exigido aos alunos a participação e envolvimento num grupo de desenvolvimento.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 81,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para que o aluno obtenha aprovação nesta disciplina são requisitos fundamentais a assiduidade e uma postura participativa nas aulas e que realize as atividades de avaliação propostas com êxito.  

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará do somatório das classificações ponderadas para cada uma das componentes de avaliação:

1)      1. Participação e envolvimento nas aulas (assiduidade e participação) – 30%

2)      2. Um trabalho de avaliação individual – 35%

3)      3. Atividade de avaliação final – 35%

 

É necessária a realização de todas as componentes para obter aprovação na unidade curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Os estudantes com regimes especiais estão sujeitos à realização dos trabalhos que são propostos aos restantes alunos. No cálculo da classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação comuns a todos os estudantes.

 

Melhoria de classificação

Não se aplica.

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