Epistemologia e História da Psicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2013/2014 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
150 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina pretende que os alunos adquiram:
- conhecimento dos principais acontecimentos e teorias ao longo da História da Psicologia;
- capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na História da Psicologia;
- conhecimento das principais teorias epistemológicas;
- desenvolvimento da capacidade de análise crítica de textos de autor nas teorias epistemológicas;
- capacidade de aplicação das teorias epistemológicas às ciências psicológicas;
- desenvolvimento das capacidades de aprendizagem autónoma e de análise crítica.
Resultados de aprendizagem e competências
Situar as aprendizagens futuras relativas à Psicologia na História da Psicologia e ser capaz de reflectir criticamente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. História da Psicologia: afastamento da Filosofia e aproximação às ciências da natureza; estabelecimento da Psicologia como disciplina autónoma e evolução do saber psicológico em diferentes países; descrição das áreas clássicas de organização da Psicologia; descrição das principais correntes teóricas.
2. Epistemologia: a estrutura e o desenvolvimento da ciência de acordo com as principais teorias epistemológicas (referência a Comte, Bachelard, Popper, Kuhn e Foucault); critérios de demarcação da ciência.
3. Aplicação da Epistemologia à História da Psicologia: crítica da historiografia clássica e proposta de uma “história não acontecimental” da Psicologia; a utilidade da Epistemologia na reflexão crítica sobre o saber psicológico.
Bibliografia Obrigatória
Comissão Coordenadora para a Comemoração dos 25 anos e Conselho Directivo da FPCEUP; Comemoração dos 25 anos FPCEUP, Porto: SCI - FPCEUP, 2006
Foucault Michel;
Histoire de la folie à l.âge classique. ISBN: 2-07-029582-6
Bachelard Gaston;
La^formation de l.esprit scientifique. ISBN: 2-7116-1150-7
Kuhn Thomas S.;
A^tensão essencial
Bachelard Gaston;
A^filosofia do não. ISBN: 972 23 1430 0
Foucault Michel;
A^arqueologia do saber. ISBN: 85-218-0145-9
Brennan James F.;
History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Kuhn Thomas S.;
A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Bachelard Gaston;
O^novo espírito científico
Comte Augusto;
O^espirito positivo
Marx Melvin H.;
Sistemas e teorias em psicologia
Popper Karl R.;
La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Davidoff Linda L.;
Introdução à psicologia
Gleitman Henry;
Psicologia. ISBN: 972-31-0584-5
Mueller F. L.;
História da Psicologia II
Veyne, P. ; Comment on écrit l'histoire. Paris: Editions du Seuil., 1971
Bachelard Gaston;
A^epistemologia
Popper Karl R.;
O^Universo aberto. ISBN: 972 20 0877 3
Foucault Michel;
As^palavras e as coisas. ISBN: 972-44-0531-1
Mueller F. L.;
História da Psicologia I
Reuchlin Maurice;
Histoire de la psychologie
Schultz Duane;
A^history of modern psycology. ISBN: 0-12-633060-3
Alferes, V.R., Bidarra, M.G., Lopes, C.A. & Mónico, L.S.; Domínios de investigação, orientações e autores nas revistas portuguesas de Psicologia: tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. , Análise Psicológica, XXVII, 1, 3-20., 2009
Bibliografia Complementar
Reuchlin Maurice;
Les^méthodes en psychologie
Reuchlin Maurice;
Psychologie. ISBN: 2-13-036098-X
Popper Karl R.;
Sociedade aberta, Universo aberto
Jesuino Jorge Correia;
Psicologia. ISBN: 972-709-182-2
Stern, W.; Psicologia geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., 1981
Wertheimer, M. ; Pequena História da Psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978
Hergenhahn, B.R.; Introducción a la Historia de la Psicologia. Madrid: Paraninfo Thomson Learning., 2001
Fraisse Paul 300;
Traité de psychologie expérimentale
Braunstein, J.F. & Pewzner, E. ; História da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget., 2003
Le Moigne, J.; Les épistemologies constructivistes. Paris: PUF. , 1995
Ford Donald H.;
Developmental systems theory. ISBN: ISBN 0-8039-4661-9
Carrilho, M. M. ; Epistemologia : posições e criticas. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian., 1991
Comte, A. ; Discurso sobre o espirito positivo. Lisboa : Seara Nova. , 1947
Comte, A.; Catecismo positivista. Lisboa : Publicações Europa-América. , 1979
Foucault, M.; O nascimento da Clínica. Rio de Janeiro : Forense-Universitária., 1994
Hothersall, D.; História da Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 4ªed., 2006
Moigne Jean-Louis le;
La^théorie du système général. ISBN: 2-13-046515-3
Bertalanffy Ludwig Von;
Théorie générale des systèmes. ISBN: ISBN 2-04-007504-6
Foucault Michel;
Vigiar e punir. ISBN: ISBN 85.326.0508-7
Lagache Daniel;
A^unidade da psicologia
Agra Cândido;
Science, maladie mental et dispositifs de l.enfance
Alferes Valentim Rodrigues;
Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Morin, E. ; Ciência com consciência. Lisboa : Publicações Europa-América., 1994
Caparrós, A.; História da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas., 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas teóricas em grande grupo, participação individual no fórum de discussão existente na plataforma Moodle, e exame escrito final. A participação no fórum representa 20% da classificação final, enquanto o exame representa 80%.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
80,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
27,00 |
| Frequência das aulas |
30,00 |
| Trabalho de campo |
24,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A participação individual no fórum de discussão é obrigatória para nota, correspondendo a 20% da nota final, não existindo contudo valor mínimo a atingir. A não participação implica perder automaticamente 4 valores da nota em 20 valores. O exame é obrigatório e deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 20% participação individual no fórum de discussão na plataforma Moodle (4 valores)
- 80% exame final escrito (16 valores)
Provas e trabalhos especiais
Utilização do Fórum no Moodle.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização do exame final, representando este 100% na classificação final e ficando dispensados da participaçãono fórum de discussão. No inicio do ano lectivo, e em prazo devidamente divulgado, deverão informar a docente que optam por este regime de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria é efectuada apenas para o exame final, mantendo-se a classificação da participação no fórum de discussão.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle.