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Epistemologia e História da Psicologia

Código: P109     Sigla: EHP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 150 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina pretende que os alunos adquiram:

- conhecimento dos principais acontecimentos e teorias ao longo da História da Psicologia;

- capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na História da Psicologia;

- conhecimento das principais teorias epistemológicas;

- desenvolvimento da capacidade de análise crítica de textos de autor nas teorias epistemológicas;

- capacidade de aplicação das teorias epistemológicas às ciências psicológicas;

- desenvolvimento das capacidades de aprendizagem autónoma e de análise crítica.

Resultados de aprendizagem e competências

Situar as aprendizagens futuras relativas à Psicologia na História da Psicologia e ser capaz de reflectir criticamente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. História da Psicologia: afastamento da Filosofia e aproximação às ciências da natureza; estabelecimento da Psicologia como disciplina autónoma e evolução do saber psicológico em diferentes países; descrição das áreas clássicas de organização da Psicologia; descrição das principais correntes teóricas.

2. Epistemologia: a estrutura e o desenvolvimento da ciência de acordo com as principais teorias epistemológicas (referência a Comte, Bachelard, Popper, Kuhn e Foucault); critérios de demarcação da ciência.

3. Aplicação da Epistemologia à História da Psicologia: crítica da historiografia clássica e proposta de uma “história não acontecimental” da Psicologia; a utilidade da Epistemologia na reflexão crítica sobre o saber psicológico.

Bibliografia Obrigatória

Comissão Coordenadora para a Comemoração dos 25 anos e Conselho Directivo da FPCEUP; Comemoração dos 25 anos FPCEUP, Porto: SCI - FPCEUP, 2006
Foucault Michel; Histoire de la folie à l.âge classique. ISBN: 2-07-029582-6
Bachelard Gaston; La^formation de l.esprit scientifique. ISBN: 2-7116-1150-7
Kuhn Thomas S.; A^tensão essencial
Bachelard Gaston; A^filosofia do não. ISBN: 972 23 1430 0
Foucault Michel; A^arqueologia do saber. ISBN: 85-218-0145-9
Brennan James F.; History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Kuhn Thomas S.; A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Bachelard Gaston; O^novo espírito científico
Comte Augusto; O^espirito positivo
Marx Melvin H.; Sistemas e teorias em psicologia
Popper Karl R.; La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Davidoff Linda L.; Introdução à psicologia
Gleitman Henry; Psicologia. ISBN: 972-31-0584-5
Mueller F. L.; História da Psicologia II
Veyne, P. ; Comment on écrit l'histoire. Paris: Editions du Seuil., 1971
Bachelard Gaston; A^epistemologia
Popper Karl R.; O^Universo aberto. ISBN: 972 20 0877 3
Foucault Michel; As^palavras e as coisas. ISBN: 972-44-0531-1
Mueller F. L.; História da Psicologia I
Reuchlin Maurice; Histoire de la psychologie
Schultz Duane; A^history of modern psycology. ISBN: 0-12-633060-3
Alferes, V.R., Bidarra, M.G., Lopes, C.A. & Mónico, L.S.; Domínios de investigação, orientações e autores nas revistas portuguesas de Psicologia: tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. , Análise Psicológica, XXVII, 1, 3-20., 2009

Bibliografia Complementar

Reuchlin Maurice; Les^méthodes en psychologie
Reuchlin Maurice; Psychologie. ISBN: 2-13-036098-X
Popper Karl R.; Sociedade aberta, Universo aberto
Jesuino Jorge Correia; Psicologia. ISBN: 972-709-182-2
Stern, W.; Psicologia geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., 1981
Wertheimer, M. ; Pequena História da Psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978
Hergenhahn, B.R.; Introducción a la Historia de la Psicologia. Madrid: Paraninfo Thomson Learning., 2001
Fraisse Paul 300; Traité de psychologie expérimentale
Braunstein, J.F. & Pewzner, E. ; História da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget., 2003
Le Moigne, J.; Les épistemologies constructivistes. Paris: PUF. , 1995
Ford Donald H.; Developmental systems theory. ISBN: ISBN 0-8039-4661-9
Carrilho, M. M. ; Epistemologia : posições e criticas. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian., 1991
Comte, A. ; Discurso sobre o espirito positivo. Lisboa : Seara Nova. , 1947
Comte, A.; Catecismo positivista. Lisboa : Publicações Europa-América. , 1979
Foucault, M.; O nascimento da Clínica. Rio de Janeiro : Forense-Universitária., 1994
Hothersall, D.; História da Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 4ªed., 2006
Moigne Jean-Louis le; La^théorie du système général. ISBN: 2-13-046515-3
Bertalanffy Ludwig Von; Théorie générale des systèmes. ISBN: ISBN 2-04-007504-6
Foucault Michel; Vigiar e punir. ISBN: ISBN 85.326.0508-7
Lagache Daniel; A^unidade da psicologia
Agra Cândido; Science, maladie mental et dispositifs de l.enfance
Alferes Valentim Rodrigues; Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Morin, E. ; Ciência com consciência. Lisboa : Publicações Europa-América., 1994
Caparrós, A.; História da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas., 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas teóricas em grande grupo, participação individual no fórum de discussão existente na plataforma Moodle, e exame escrito final. A participação no fórum representa 20% da classificação final, enquanto o exame representa 80%.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 27,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 24,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A participação individual no fórum de discussão é obrigatória para nota, correspondendo a 20% da nota final, não existindo contudo valor mínimo a atingir. A não participação implica perder automaticamente 4 valores da nota em 20 valores. O exame é obrigatório e deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:

- 20% participação individual no fórum de discussão na plataforma Moodle (4 valores)

- 80% exame final escrito (16 valores)

Provas e trabalhos especiais

Utilização do Fórum no Moodle.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização do exame final, representando este 100% na classificação final e ficando dispensados da participaçãono fórum de discussão. No inicio do ano lectivo, e em prazo devidamente divulgado, deverão informar a docente que optam por este regime de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria é efectuada apenas para o exame final, mantendo-se a classificação da participação no fórum de discussão.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

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