Dinâmica dos Grupos Face ao Desvio: Investigação experimental
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
51 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
| 3 |
| 4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer os processos que ocorrem no seio dos grupos sociais perante o fenómeno do desvio, desde o processo de detecção de desvio até ao de reacção ao mesmo.
Conhecer as implicações que o desvio tem para os grupos, tanto em termos de implicações negativas como de implicações positivas.
Analisar e desenvolver investigação de carácter experimentar neste domínio.
Serem capazes de avaliar estratégias sociais de intervenção sobre estes processos.
Programa
. Grupos: Influência dos grupos na formação de crenças e opiniões
. opiniões individuais e decisão grupal
. socialização grupal
. papéis grupais
. atracção grupal
. regulação dos comportamentos dos indivíduos
. influência social e inovação
. Definições, antecedentes e funções do desvio nos grupos
- “grupos desviantes”
- desvio como fenómeno interno aos grupos
- Dinâmica de grupos subjectiva
- reacção ao desvio:
. reacções inclusivas
. reacções exclusivas
- funções psicológicas e sociais do desvio
identificação com as normas sociais
reforço da identidade
coesão grupal
Bibliografia Obrigatória
Forsyth; Group Dynamics, Pacific Grove, Cal: Brookes/ Cole Publishing Company, 1990
Oswald, M.; Bieneck, S.; e Hupfeld-Heinemann, J. ; Social psychology of punishment of crime., Oxford: Wiley-Blackwell, 2009
Marques, J. e Paez, D. ; Dynamique de groupes subjective: un cadre théorique pour l’effet brebis galeuse, R. V. Joule e P. Huguet in Bilans et perspectives en psychologie sociale. Grenoble: PUG, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica.
Incentivo à participação activa dos alunos nas seguintes actividades:
. Pesquisa bibliográfica e discussão de estudos experimentais sobre o domínio
. Planificação de estudos experimentais
. Realização de um estudo experimental
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A frequência não é obrigatória
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nas aulas: 20%
Participação na planificação de estudos experimental: 40%
Artigo empírico decorrente do estudo realizado: 40%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos de regime especial podem optar por realizar um exame final.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação será conseguida através da melhoria do artigo empírico