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Problemas Cognitivos e Psicossociais do Idoso

Código: P733     Sigla: PCPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 -
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos tenham um primeiro contacto com a problemática da Psicologia do Idoso, adquirindo competências necessárias para eventuais futuras investigações nesta área.

Programa

Questões preliminares
Interpretação do envelhecimento
Perspectiva desenvolvimental do envelhecimento
Alguns problemas cognitivos do idoso, particularmente da memória
Alguns problemas psicossociais (reforma, violência sobre o idoso)

Bibliografia Obrigatória

Barros de Oliveira, J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso, LivPsic, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Essencialmente exposição de conteúdos pelo docente e pelos alunos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
preparação e apresentação de diversos temas no âmbito do programa Trabalho escrito 40,00
trabalho empírico Trabalho laboratorial 13,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Assiduidade conforme a lei (frequência mínima de 75% das aulas)
Cada aluno deve fazer ao menos uma exposição na aula (depende do tempo disponível) sobre algum tema concreto a definir
e entregar um breve trabalho escrito, expondo-o antes na aula com discussão

Fórmula de cálculo da classificação final

Resulta de uma ou várias exposições orais (50%) e do trabalho escrito (50%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes dispensados por lei da assiduidade, devem apresentar dois trabalhos práticos sobre temas a definir com o docente

Melhoria de classificação

Através da apresentação de um novo trabalho escrito
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