Problemas Cognitivos e Psicossociais do Idoso
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
30 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
| 3 |
| 4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos tenham um primeiro contacto com a problemática da Psicologia do Idoso, adquirindo competências necessárias para eventuais futuras investigações nesta área.
Programa
Questões preliminares
Interpretação do envelhecimento
Perspectiva desenvolvimental do envelhecimento
Alguns problemas cognitivos do idoso, particularmente da memória
Alguns problemas psicossociais (reforma, violência sobre o idoso)
Bibliografia Obrigatória
Barros de Oliveira, J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso, LivPsic, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Essencialmente exposição de conteúdos pelo docente e pelos alunos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| preparação e apresentação de diversos temas no âmbito do programa |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
|
| trabalho empírico |
Trabalho laboratorial |
13,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade conforme a lei (frequência mínima de 75% das aulas)
Cada aluno deve fazer ao menos uma exposição na aula (depende do tempo disponível) sobre algum tema concreto a definir
e entregar um breve trabalho escrito, expondo-o antes na aula com discussão
Fórmula de cálculo da classificação final
Resulta de uma ou várias exposições orais (50%) e do trabalho escrito (50%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes dispensados por lei da assiduidade, devem apresentar dois trabalhos práticos sobre temas a definir com o docente
Melhoria de classificação
Através da apresentação de um novo trabalho escrito