Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > EFA07

Metodologias de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Código: EFA07     Sigla: MRVCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação e Formação de Adultos/Orientação Profissional

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Instituição Responsável: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 19 Plano oficial 1 - 12 130 324

Língua de trabalho

Português

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade
Para a obtenção da frequência será necessária a participação em 75% das aulas realizadas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta unidade curricular (UC) assenta na realização de um projecto de trabalho.
O projecto, centrado nos temas discutidos apresentados durante as aulas de contacto, deve consistir na elaboração de uma proposta de trabalho ou de investigação original, acerca das temáticas relativas às Metodologias de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Este projecto de trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo de dois estudantes.

Na avaliação do projecto de trabalho serão ponderadas cinco componentes:
a) Apresentação do trabalho (5%): qualidade da apresentação gráfica e organização formal dos seus conteúdos.
b) Qualidade da escrita (10%): clareza e fluência comunicacional na redacção do projecto de trabalho
c) Ligação à disciplina (25%): relação do projecto com as dimensões centrais das problemáticas da disciplina, aprofundando temas dos objectivos e do programa da disciplina, explorando dimensões originais e lançando pistas para desenvolvimentos futuros
d) Aprofundamento do tema (30%): interligação do projecto com a bibliografia principal da UC, explorando novas fontes bibliográfica e relacionando-as com o tema do projecto de trabalho.
e) Reflexões pessoais (30%): apreciação pessoal da temática explorada no projecto de trabalho, lançando um olhar crítico sobre o tema e perspectivando (eventuais) desenvolvimentos/limitações (em trabalhos colectivos este item deve ser apresentado individualmente).


O projecto de trabalho deve ser entregue em suporte papel e enviado por correio electrónico em formato digital.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que por lei estão dispensados da verificação das condições de assuiduidade às aulas, deverão realizar a componente de avaliação idêntica á dos restantes estudantes: apresentação de projecto de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é possível a realização de um novo projecto de trabalho ou actualização do trabalho já apresentado para avaliação
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 17:58:14 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico