Avaliação para a Melhoria da Formação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Educação e Formação de Adultos/Orientação Profissional |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEFA |
17 |
Plano oficial |
1 |
- |
6 |
65 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
Problematizar a avaliação e a sua relação com o aperfeiçoamento da formação;
Compreender a necessidade e importância da realização da avaliação de instituições para fundamentar o desenho e desenvolvimento de planos de formação;
Conhecer os modelos de avaliação dentro dos parâmetros de qualidade, bem como os sistemas de avaliação de instituições e os que se relacionam com a acreditação, a certificação e a auditoria das acções formativas.
Competências
Analisar processos de avaliação de instituições e de acções formativas;
Desenvolver a avaliação de instituições desde a perspectiva de diferentes modelos de gestão da qualidade;
Elaborar estratégias e instrumentos de avaliação de acordo com os contextos em análise e os seus profissionais;
Avaliar os processos e programas de inovação de modo a introduzir mudanças pertinentes para melhorar o trabalho e os resultados académicos e formativos.
Resultados de aprendizagem
Dominar e mobilizar contextualizadamente a linguagem própria do campo da avaliação educacional;
Conhecer comparativamente diferentes perspectivas e modos de realizar avaliação de instituições e de acções formativas.
Programa
Introdução
Os programas e acções de formação devem nascer da análise de cada realidade formativa e da sua relação com os objectivos a cumprir ou necessidades a satisfazer. Neste contexto, a avaliação, enquanto eixo que articula a profissionalização dos formadores, é o instrumento imprescindível para comprovar os efeitos da formação e a consecução dos objectivos e, assim, estabelecer alterações/aperfeiçoamentos no processo de formação.
Tópicos programáticos
1. A avaliação como juízo de valor e a sua inscrição numa visão do mundo
1.1. Avaliação como controlo e a avaliação como produção de sentido
2. O funcionamento do processo de avaliação
2.1.A dupla e a tripla articulação: elucidação dos elementos constitutivos da relação de avaliação
3. A avaliação em formação
3.1. A emergência da avaliação em formação
4. A avaliação das acções educativas e de formação
4.1. A construção dos referenciais de avaliação
4.2. Formas e funções da avaliação de acções
5. Avaliação e modelos de gestão da qualidade
Bibliografia Obrigatória
CURAPP ; L’évaluation dans l’administration. , Paris: PUF, 1993
BARROSO, João (org.); A regulação das políticas públicas de educação. Espaços, dinâmicas e actores, Lisboa: Educa, 2006
Barbier Jean-Marie;
A^avaliação em formação. ISBN: 972-36-0233-4
Hadji Charles;
A^avaliação regras de jogo. ISBN: 972-0-34115-7
Figari Gérard 340;
Avaliação de competências e aprendizagens experienciais. ISBN: 972-8036-81-7
Clímaco Maria do Carmo;
Avaliação de sistemas em educação. ISBN: 972-674-467-9
House Ernest R. 340;
New directions in educational evaluation. ISBN: 1-85000-047-6
Medina Rivilla Antonio 570;
Evaluacion de programas educativos, centros y profesores. ISBN: 8-7991-018-6
Medina Rivilla Antonio 070;
Evaluación de los procesos y resultados del aprendizaje de los estudiantes. ISBN: 84-362-3703-X
Pawson Ray;
Realistic evaluation. ISBN: 978-0-7619-5009-7
Madaus George F.;
Evaluation models. ISBN: 0-89838-123-1
Casanova Maria Antónia;
Evaluación y calidad de centros educativos. ISBN: 84-7133-741-X
Díaz Amparo Seijas;
Avaliação da qualidade das escolas. ISBN: 972-41-3409-1
Bibliografia Complementar
O.C.D.E.; Évaluer et réformer les systèmes éducatifs., París: OCDE, 1996
Fitz-Gibbon Carol Taylor;
Monitoring education. ISBN: 0-8264-5461-5
Heywood John;
Assessment in higher education. ISBN: 1-85302-831-2
Candoli carl;
Analysis of alternative evaluation models
Hill P.;
Multilevel modelling in schools effectiveness research
Sarramona Jaume;
Factores e indicadores de calidad en educación. ISBN: 84-8063-688-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Nas actividades de contacto lectivo
1.1. Exposição
1.2. Debate
1.3.Trabalho de grupo
1.4. Orientação tutorial
1.5. Avaliação da aprendizagem
2. Nas actividade de trabalho autónomo
2.1. Leitura e análise de textos
2.2. Pesquisa bibliográfica
2.3. Elaboração de trabalhos
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho individual - A classificação a atribuir a este elemento constitui 100% da classificação total da disciplina.
A classificação a atribuir nesta cadeira apoia-se na avaliação de um trabalho individual realizado ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores (o trabalho deverá ter a forma de ensaio com 15 páginas de extensão máxima, e incidir sobre uma obra de referência da Unidade Curricular ou sobre uma tese de mestrado ou doutoramento incidindo sobre as questões de interface entre o campo da avaliação e da formação)
As obras a considerar para a realização do ensaio individual podem ser escolhidas pelos estudantes de entre as constantes da bibliografia de referência da Unidade Curricular (informando o docente da sua escolha) ou, em alternativa, estas obras podem ser teses de mestrado ou doutoramento no domínio das Ciências da Educação em que a questão da avaliação e da formação sejam abordadas centralmente e que os estudantes identifiquem na Biblioteca da FPCEUP. A opção pela realização de um ensaio sobre uma tese implica a prévia concertação e anuimento do docente.
Provas e trabalhos especiais
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores implicará, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
1. De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.”
2. A realização desta prova ocorrerá no decurso da época prevista para frequências e exames no final do semestre e assumirá a forma de prova escrita sem consulta, sendo que os estudantes que necessitem de a realizar terão que previamente proceder à sua inscrição nos serviços académicos (cf. ponto 8 do art. 9 do Regulamento de Avaliação).
3. A aprovação nesta prova especial permitirá aos estudantes aceder aos mecanismos de avaliação previstos para os restantes estudantes, nomeadamente a realização do ensaio individual sobre uma das obras de referência da Unidade Curricular
Melhoria de classificação
Realização de uma prova escrita, sem consulta que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da cadeira.