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Perspectiva Biopsicossocial em Desenvolvimento Humano

Código: P742     Sigla: PBDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 24 Plano Oficial 2007/2008 4 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final da Unidade Curricular o aluno deve:

- ter conhecimento dos constructos teóricos que orientam as práticas no domínio de abordagens sistémicas
- compreender a mudança de paradigma das abordagens diagnósticas para a perspectiva do modelo biopsicossocial
- ser capaz de adoptar uma visão integradora, aplicando princípios do contínuo diagnóstico
- funcionalidade positiva, em questões de desenvolvimento
- compreender o contributo do modelo biopsicossocial para a adopção de um pensamento sistémico
- ter conhecimento de procedimentos conducentes à co-construção de narrativas transdisciplinares no âmbito da abordagem biopsicossocial em processos de avaliação-intervenção
- ser capaz de analisar uma situação real de avaliação-intervenção à luz do modelo biopsicossocial, implicando o desenvolvimento de estratégias de avaliação autêntica e de intervenções com validade eco-cultural
- dominar aspectos relativos aos diferentes tipos de classificação e sua utilidade
- compreender a estrutura e a utilidade da Classificação Internacional da Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF; WHO, 2001)
- compreender as implicações da abordagem das capacidades a questões de desenvolvimento atípico e suas relações com a perspectiva biopsicossocial
- Ser capaz de identificar questões de investigação e metodologias a utilizar, tendo como referência o modelo biopsicossocial

Programa

- O paradigma biopsicossocial: Enquadramento histórico e conceptual do modelo: definição, constructos orientadores e perspectivas. O contributo de George Engel.
- Perspectiva da teoria dos sistemas e modelos de desenvolvimento humano: mudanças epistemológicas e teóricas causadas pela exploração de novas metáforas conceptuais.
- Questões de classificação: das classificações da doença às classificações da funcionalidade – o caso da Classificação Internacional da Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF; WHO, 2001)
- A importância das perspectivas sistémicas no processo de avaliação-intervenção: de abordagens diagnósticas à perspectiva da funcionalidade positiva – uma abordagem integradora
- A abordagem biopsicossocial como enquadramento de métodos e técnicas que ultrapassam as fronteiras das diferentes disciplinas – construção de narrativas transdisciplinares no processo de avaliação-intervenção.
- A abordagem das capacidades – o seu carácter multidimensional e relações com o modelo biopsicossocial
- Avaliação-intervenção multi-nível com o objectivo de promover validade ecológica: colaboração integradora a nível conceptual e/ou metodológico de diferentes disciplinas
- Os fundamentos da avaliação autêntica do desenvolvimento típico e atípico
- A investigação desenvolvida com base no modelo biopsicossocial no estudo de fenómenos de incapacidade

Bibliografia Obrigatória

Campbell, W. H., Rohrbaugh, R. M. ; The biopsychosocial formulation manual: a guide for mental health professionals, Routledge Taylor and Francis. NY, 2006
Frankel, R. M., Quill, T. E., McDaniel, S. H. ; The biopsychosocial approach: Past, present, future., University of Rochester Press. Rochester, NY, 2003
Ghaemi, S. N. ; The rise and fall of the biopsychosocial model, The Jonh Hopkins University Press. Baltimore, Maryland, 2010
Worl Health Organisation; Community-based rehabilitation (CBR): What WHO is doing, Disponível em http://www.who.int/disabilities/cbr/activities/en/index.html, 2010
Snyder C. R. 340; Handbook of positive psychology. ISBN: 0-19-513533-4
Riggar, T. F., & Maki, D. R; The handbook of rehabilitation counselling, New York: Springer Publishing Company., 2005
Comim, F., Qizilbash, m., & Alkire, s. ; The capability approach: Concepts, measures and applications, Cambridge University Press. Cambridge, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo;
2. Tutorial;
3. Experiencial


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Preparação e execução do trabalho de campo Trabalho laboratorial 15,00 2011-11-26
Trabalho escrito final Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00 2011-12-17
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo independente Estudo autónomo 18
Total: 18,00

Obtenção de frequência

Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas.
É requerida a classificação mínima correspondente a 8 valores em cada um dos componentes de avaliação.

No caso de o aluno faltar a mais de 75% e não ter estatuto que lhe permita não frequência das mesmas (e.g., estudante trabalhador), terá que frequentar a disciplina no ano seguinte.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta Unidade Curricular far-se-á tomando como objecto:

- Os relatórios e outros produtos resultantes das actividades desenvolvidas pelos estudantes.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de grupo escrito, sob formato de artigo científico segundo normas da APA (80 % do valor da avaliação final)

- Introdução teórica – conceitos base relativos a todas as temáticas apresentadas durante o ano lectivo – (30 % do valor)
- Apresentação de estudo de um caso segundo uma perspectiva biopsicossocial - (50 % do valor)

Apresentação oral de um Módulo (20 % do valor da avaliação final)

Limite de entrega: 15 de Dezembro

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que tenham estatuto que lhes permita não frequentarem as aulas, terão que apresentar, individualmete, os mesmos trabalhos que os colegas realizam em grupo, tanto a nível das apresentações na aula, como a nível do trabalho escrito final.

Melhoria de classificação

Apresentação de novo trabalho de grupo e defesa oral

Observações

Os trabalhos escritos devem ser apresentados na última aula do semestre
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