Avaliação da Qualidade de Contextos Educativos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
59 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Ser capaz de enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e de aprendizagem;
- Conhecer modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos;
- Identificar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;
- Conhecer estratégias de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem em contexto educativo.
Programa
1) O conceito de qualidade dos contextos educativos. Modelos para o estudo da qualidade. Diferentes perspectivas sobre a qualidade. A qualidade geral e a qualidade em domínios específicos. Os efeitos da qualidade no desenvolvimento e na aprendizagem.
2) A qualidade em contextos de educação de educação de infância: Avaliação da qualidade global na creche e no jardim de infância.
3)A qualidade do ambiente de linguagem e de literacia: Um exemplo de avaliação da qualidade num domínio específico. Perspectivas de intervenção.
4) A qualidade das interacções professor–aluno nas sala de aula: Do 1º ciclo ao ensino secundário. O estabelecimento de relações positivas. A organização da sala de aula. O apoio à instrução.
5) A inclusão de alunos com incapacidades: Avaliar a qualidade da experiência inclusiva e promover a participação em contextos educativos.
Bibliografia Obrigatória
Gamelas Ana Madalena de Almeida Vieira;
Literacia e qualidade em contextos pré-escolares inclusivos
Cadima Joana Dias;
Teacher-child interactions and classroom quality in Portuguese elementary school classrooms
Arends Richard I.;
Aprender a ensinar. ISBN: 978-84-481-6010-4
Neuman susan B. 340;
Handbook of early literacy research. ISBN: 1-57230-653-X
Vários; Qualidade e projecto na educação pré-escolar., Ministério da Educação, 1997 (Este texto está disponível em formato digital nos documentos da UC.)
Odom, S.; Alargando a roda. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar., Porto Editora, 2007 (Esta obra está disponível em formato digital nos documentos da UC.)
Portugal, G.; Avaliação em educação pré-escolar. Sistema de acompanhamento das crianças., Porto Editora, 2010
Observações Bibliográficas
Specific literature will be indicated in the summary of the respective lesson.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia. Treino de utilização e cotação de instrumentos para avaliar a qualidade de contextos educativos recorrendo a situações apresentadas em vídeo; Utilização de procedimentos com base em situações apresentadas em vídeo ou em registos escritos; Elaboração de planos de intervenção em função dos dados obtidos com base na avaliação da qualidade efectuada.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um trabalho escrito, individual, de revisão da literatura para aprofundamento de um tema abordado na UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponderá à nota obtida no trabalho escrito individual.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.