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Avaliação da Qualidade de Contextos Educativos

Código: P741     Sigla: AQCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 28 Plano Oficial 2007/2008 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Ser capaz de enquadrar num racional ecológico-sistémico a avaliação da qualidade dos contextos educativos
- Conhecer modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos;
- Identificar dimensões criticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;
- Desenvolver competências de avaliação de indicadores de qualidade dos contextos educativos

Programa

CONTEÚDOS
- O conceito de qualidade dos contextos educativos: Relatividade do conceito. Definições e operacionalização.
- Os efeitos da qualidade no desenvolvimento e na aprendizagem.
- Alguns modelos para o estudo da qualidade. Variáveis de estrutura e variáveis de processo. A qualidade como constructo multidimensional. A qualidade geral e a qualidade em domínios específicos: O caso da qualidade do ambiente de linguagem e de literacia. A qualidade do ponto de vista de cada criança/jovem: O caso da qualidade do ambiente em contextos educativos inclusivos.
- As interacções professor–aluno nas sala de aula: o domínio da instrução, o domínio da gestão da sala e o domínio sócio-emocional.
- Apresentação de instrumentos de avaliação da qualidade de contextos educativos: Da creche ao secundário. Avaliação da qualidade global, avaliação de domínios específicos da qualidade, avaliação das interacções professor-aluno, entre pares e com a tarefa.

Bibliografia Obrigatória

Katz Lilian 070; Qualidade e projecto na educação pré-escolar. ISBN: 972-742-113-X
Bronfenbrenner Urie; The^ecology of developmental processes
Gamelas Ana Madalena de Almeida Vieira; Literacia e qualidade em contextos pré-escolares inclusivos
Cadima Joana Dias; Teacher-child interactions and classroom quality in Portuguese elementary school classrooms
Gamelas Ana Madalena; Contributos para o estudo da ecologia de contextos pré-escolares inclusivos. ISBN: 972-742-180-6

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica será indicada no sumário da aula respectiva.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente;
- Estudo de bibliografia;
- Estudo de Instrumentos de avaliação da qualidade de contextos educativos;
- Utilização orientada de instrumentos;
- Realização de trabalho escrito sobre um instrumento de avaliação da qualidade de contextos educativos (modelo de qualidade subjacente, características do instrumento, estudos realizados acerca do instrumento e com o instrumento).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Análise de instrumentos de avaliação de contextos educativos Trabalho escrito 12,00
Elaboração de trabalho escrito sobre um instrumento de avaliação de contextos educativos Trabalho escrito 11,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura de bibliografia Estudo autónomo 30
Total: 30,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente leccionadas. Envolve ainda a realização de um trabalho escrito, individual, sobre um instrumento de avaliação da qualidade de contextos educativos, abordando o modelo de qualidade subjacente, características do instrumento, estudos realizados sobre e com o instrumento. O trabalho escrito não poderá exceder as 10 páginas A4 (espaçamento 1,5; tamanho de letra 12).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponderá à nota obtida no trabalho escrito individual.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.
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