Avaliação da Qualidade de Contextos Educativos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
28 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Ser capaz de enquadrar num racional ecológico-sistémico a avaliação da qualidade dos contextos educativos
- Conhecer modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos;
- Identificar dimensões criticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;
- Desenvolver competências de avaliação de indicadores de qualidade dos contextos educativos
Programa
CONTEÚDOS
- O conceito de qualidade dos contextos educativos: Relatividade do conceito. Definições e operacionalização.
- Os efeitos da qualidade no desenvolvimento e na aprendizagem.
- Alguns modelos para o estudo da qualidade. Variáveis de estrutura e variáveis de processo. A qualidade como constructo multidimensional. A qualidade geral e a qualidade em domínios específicos: O caso da qualidade do ambiente de linguagem e de literacia. A qualidade do ponto de vista de cada criança/jovem: O caso da qualidade do ambiente em contextos educativos inclusivos.
- As interacções professor–aluno nas sala de aula: o domínio da instrução, o domínio da gestão da sala e o domínio sócio-emocional.
- Apresentação de instrumentos de avaliação da qualidade de contextos educativos: Da creche ao secundário. Avaliação da qualidade global, avaliação de domínios específicos da qualidade, avaliação das interacções professor-aluno, entre pares e com a tarefa.
Bibliografia Obrigatória
Katz Lilian 070;
Qualidade e projecto na educação pré-escolar. ISBN: 972-742-113-X
Bronfenbrenner Urie;
The^ecology of developmental processes
Gamelas Ana Madalena de Almeida Vieira;
Literacia e qualidade em contextos pré-escolares inclusivos
Cadima Joana Dias;
Teacher-child interactions and classroom quality in Portuguese elementary school classrooms
Gamelas Ana Madalena;
Contributos para o estudo da ecologia de contextos pré-escolares inclusivos. ISBN: 972-742-180-6
Observações Bibliográficas
Bibliografia específica será indicada no sumário da aula respectiva.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente;
- Estudo de bibliografia;
- Estudo de Instrumentos de avaliação da qualidade de contextos educativos;
- Utilização orientada de instrumentos;
- Realização de trabalho escrito sobre um instrumento de avaliação da qualidade de contextos educativos (modelo de qualidade subjacente, características do instrumento, estudos realizados acerca do instrumento e com o instrumento).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Análise de instrumentos de avaliação de contextos educativos |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
|
| Elaboração de trabalho escrito sobre um instrumento de avaliação de contextos educativos |
Trabalho escrito |
11,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leitura de bibliografia |
Estudo autónomo |
30 |
|
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente leccionadas. Envolve ainda a realização de um trabalho escrito, individual, sobre um instrumento de avaliação da qualidade de contextos educativos, abordando o modelo de qualidade subjacente, características do instrumento, estudos realizados sobre e com o instrumento. O trabalho escrito não poderá exceder as 10 páginas A4 (espaçamento 1,5; tamanho de letra 12).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponderá à nota obtida no trabalho escrito individual.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.