Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P109

Epistemologia e História da Psicologia

Código: P109     Sigla: EHP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 146 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Epistemologia e História da Psicologia tem como principal objectivo promover o desenvolvimento de conhecimentos e a reflexão crítica sobre questões de epistemologia e da história e teorias da psicologia. Serão ainda abordadas áreas de conhecimentos centrais da ciência psicológica.

Objectivos específicos:

• Conhecer os principais acontecimentos, autores e teorias da História da Psicologia;
• Conhecer as principais teorias epistemológicas;
• Conhecer os principais Métodos de Investigação em Psicologia
• Conhecer os principais domínios de estudo e aplicação da Psicologia

Programa

I. Introdução à Epistemologia
o O Discurso Científico versus não científico
o Introdução ao Pensamento Científico
o Principais teorias epistemológicas
 Comte e o positivismo
 Popper e o falsificabilismo
 Kuhn e a descontinuidade paradigmática
 Lakatos e o falsificabilismo metodológico
o O processo de investigação científica

II. Introdução à História e Teorias da Psicologia
o Principais autores e acontecimentos históricos da Psicologia
o Principais Correntes Teóricas da Psicologia
 Estruturalismo
 Funcionalismo
 Psicanálise
 Humanismo
 Comportamentalismo
 Cognitivismo
 Constructivismo
o Temas actuais da Psicologia

III. Métodos de Investigação em Psicologia
o Investigação descritiva
o Investigação correlacional
o Investigação experimental
o Questões éticas na Investigação em Psicologia

IV. Principais Domínios de Estudo e Aplicação da Psicologia
• Psicologia da Aprendizagem
• Psicologia dos Processos básicos
• Psicopatologia e Psicoterapia

Bibliografia Obrigatória

Agra Cândido Mendes Martins da; Para uma epistemopsicologia
Alferes Valentim Rodrigues 070; Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psic
Brennan James F.; History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Comte, A. ; Discurso sobre o espírito positivo, Lisboa: Seara Nova. , 1947
Jesus Saúl Neves de org.; Psicologia em Portugal. ISBN: ISBN 972-8535-79-1
Kuhn Thomas S.; A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Popper Karl R.; La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Schultz, D. & Schultz, S.; História da Psicologia Moderna. , S.Paulo: Cultrix., 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas consistirão na exposição teórica dos vários temas, com recurso a exemplos práticos e demonstrações interactivas sempre que possível. Haverá ainda exercícios práticos de aplicação dos princípios teóricos apresentados e visionamento de vídeos.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação incluirá uma componente prática (CP) e uma componente teórica (CT).

A componente prática (CP) valerá 25% da nota final na UC e será avaliada através de um trabalho de grupo

A componente teórica (CT) valerá 75% da nota final na UC e será avaliada através de uma prova escrita

Fórmula de cálculo da classificação final

Para obter aprovação à disciplina, os alunos deverão respeitar cada um dos seguintes critérios:

1. Obter uma nota final igual ou superior a 9,5 valores;

2. Obter as seguintes notas mínimas em cada componente de avaliação:

a. Nota mínima de 8 valores na componente prática

b. Nota mínima de 8 valores no teste final escrito

3. Realizar todos os componentes de avaliação propostos.

Os alunos que sejam trabalhadores-estudantes poderão optar por realizar a UC por avaliação final, realizando apenas um teste final escrito individual em época de exames, cotado para 20 valores. Neste caso, a aprovação pressupõe a obtenção de 9,5 valores ou mais neste teste.

Provas e trabalhos especiais

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que sejam trabalhadores-estudantes poderão optar por realizar a UC por avaliação final, realizando apenas um teste final escrito individual em época de exames, cotado para 20 valores. Neste caso, a aprovação pressupõe a obtenção de 9,5 valores ou mais neste teste.

No início do ano lectivo, e em prazo devidamente divulgado, deverão informar a docente que optam por este regime de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria é efectuada através de exame final com valoração de 100%

Observações

V. Bibliografia base

Goodwin, C. J. (2009). Research methods in psychology: methods and design (6th ed). New York: Wiley.

Hergenhahn, B. R. (2009). An introduction to the history of psychology. Belmont, CA: Wadsworth.

Nairne, J. (2009). Psychology (5th Ed). Belmont: Thomson / Wadsworth.

Brennan James F.;History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X

Comte, A. ;Discurso sobre o espírito positivo, Lisboa: Seara Nova. , 1947

Kuhn Thomas S.;A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3

Popper Karl R.;La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8

Schultz, D. & Schultz, S.;História da Psicologia Moderna. , S.Paulo: Cultrix., 1992


Bibliografia Específica

Eysenck, M. W., & Kaene, M. (2005) Cognitive psychology: a student’s handbook. Hove: Psychology Press.

Hergenhahn, B. R. (2009). An introduction to the history of psychology. Belmont, CA: Wadsworth.

Nairne, J. (2009). Psychology (5th Ed). Belmont: Thomson / Wadsworth.

Weiten, W. (2002). Introdução à psicologia : temas e variações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Alferes Valentim Rodrigues 070;Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psic

Jesus Saúl Neves de org.;Psicologia em Portugal. ISBN: ISBN 972-8535-79-1

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 13:06:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico