Epistemologia e História da Psicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
146 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Epistemologia e História da Psicologia tem como principal objectivo promover o desenvolvimento de conhecimentos e a reflexão crítica sobre questões de epistemologia e da história e teorias da psicologia. Serão ainda abordadas áreas de conhecimentos centrais da ciência psicológica.
Objectivos específicos:
• Conhecer os principais acontecimentos, autores e teorias da História da Psicologia;
• Conhecer as principais teorias epistemológicas;
• Conhecer os principais Métodos de Investigação em Psicologia
• Conhecer os principais domínios de estudo e aplicação da Psicologia
Programa
I. Introdução à Epistemologia
o O Discurso Científico versus não científico
o Introdução ao Pensamento Científico
o Principais teorias epistemológicas
Comte e o positivismo
Popper e o falsificabilismo
Kuhn e a descontinuidade paradigmática
Lakatos e o falsificabilismo metodológico
o O processo de investigação científica
II. Introdução à História e Teorias da Psicologia
o Principais autores e acontecimentos históricos da Psicologia
o Principais Correntes Teóricas da Psicologia
Estruturalismo
Funcionalismo
Psicanálise
Humanismo
Comportamentalismo
Cognitivismo
Constructivismo
o Temas actuais da Psicologia
III. Métodos de Investigação em Psicologia
o Investigação descritiva
o Investigação correlacional
o Investigação experimental
o Questões éticas na Investigação em Psicologia
IV. Principais Domínios de Estudo e Aplicação da Psicologia
• Psicologia da Aprendizagem
• Psicologia dos Processos básicos
• Psicopatologia e Psicoterapia
Bibliografia Obrigatória
Agra Cândido Mendes Martins da;
Para uma epistemopsicologia
Alferes Valentim Rodrigues 070;
Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psic
Brennan James F.;
History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Comte, A. ; Discurso sobre o espírito positivo, Lisboa: Seara Nova. , 1947
Jesus Saúl Neves de org.;
Psicologia em Portugal. ISBN: ISBN 972-8535-79-1
Kuhn Thomas S.;
A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Popper Karl R.;
La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Schultz, D. & Schultz, S.; História da Psicologia Moderna. , S.Paulo: Cultrix., 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas consistirão na exposição teórica dos vários temas, com recurso a exemplos práticos e demonstrações interactivas sempre que possível. Haverá ainda exercícios práticos de aplicação dos princípios teóricos apresentados e visionamento de vídeos.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação incluirá uma componente prática (CP) e uma componente teórica (CT).
A componente prática (CP) valerá 25% da nota final na UC e será avaliada através de um trabalho de grupo
A componente teórica (CT) valerá 75% da nota final na UC e será avaliada através de uma prova escrita
Fórmula de cálculo da classificação final
Para obter aprovação à disciplina, os alunos deverão respeitar cada um dos seguintes critérios:
1. Obter uma nota final igual ou superior a 9,5 valores;
2. Obter as seguintes notas mínimas em cada componente de avaliação:
a. Nota mínima de 8 valores na componente prática
b. Nota mínima de 8 valores no teste final escrito
3. Realizar todos os componentes de avaliação propostos.
Os alunos que sejam trabalhadores-estudantes poderão optar por realizar a UC por avaliação final, realizando apenas um teste final escrito individual em época de exames, cotado para 20 valores. Neste caso, a aprovação pressupõe a obtenção de 9,5 valores ou mais neste teste.
Provas e trabalhos especiais
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que sejam trabalhadores-estudantes poderão optar por realizar a UC por avaliação final, realizando apenas um teste final escrito individual em época de exames, cotado para 20 valores. Neste caso, a aprovação pressupõe a obtenção de 9,5 valores ou mais neste teste.
No início do ano lectivo, e em prazo devidamente divulgado, deverão informar a docente que optam por este regime de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria é efectuada através de exame final com valoração de 100%
Observações
V. Bibliografia base
Goodwin, C. J. (2009). Research methods in psychology: methods and design (6th ed). New York: Wiley.
Hergenhahn, B. R. (2009). An introduction to the history of psychology. Belmont, CA: Wadsworth.
Nairne, J. (2009). Psychology (5th Ed). Belmont: Thomson / Wadsworth.
Brennan James F.;History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Comte, A. ;Discurso sobre o espírito positivo, Lisboa: Seara Nova. , 1947
Kuhn Thomas S.;A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Popper Karl R.;La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Schultz, D. & Schultz, S.;História da Psicologia Moderna. , S.Paulo: Cultrix., 1992
Bibliografia Específica
Eysenck, M. W., & Kaene, M. (2005) Cognitive psychology: a student’s handbook. Hove: Psychology Press.
Hergenhahn, B. R. (2009). An introduction to the history of psychology. Belmont, CA: Wadsworth.
Nairne, J. (2009). Psychology (5th Ed). Belmont: Thomson / Wadsworth.
Weiten, W. (2002). Introdução à psicologia : temas e variações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Alferes Valentim Rodrigues 070;Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psic
Jesus Saúl Neves de org.;Psicologia em Portugal. ISBN: ISBN 972-8535-79-1